R.B. 8/MAI/20 "Prefeito por ocasião, mas coveiro por vocação"


"Prefeito por ocasião, mas coveiro por vocação"

 São Paulo, 8 de maio de 2020 (SEXTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, para reduzir as perdas acumuladas na semana (-3,0%) e no ano (-32,5%), beneficiada pela manutenção do “bom humor” nas principais bolsas mundiais e pela valorização das commodities e (2) o DÓLAR pode cair, em um ajuste técnico após disparar 45% no ano e 7,4% este mês, influenciado pelos leilões de venda do BC e pela expectativa de aumento das exportações tupiniquins.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -1,2% (aos 78.118pts), novamente revertendo os ganhos da abertura, quando na máxima atingiu 80.061pts, pressionada principalmente pelas ações dos bancos, como Bradesco (-4,3%), Itaú (-3,6%), Santander (-5,4%) e Banco do Brasil (-2,7%) e (2) o DÓLAR subiu 2,4% à R$ 5,84, para fechar em um novo recorde histórico e em território positivo pelo quinto pregão consecutivo, reagindo negativamente ao corte acima do esperado da taxa básica de juros tupiniquim e aos sinais de que ela pode cair ainda mais.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -0,6% e China -0,2%, prejudicas por tensões entre norte-americanos e chineses, apesar do desempenho melhor do que o esperado da balança comercial chinesa em ABR/20, (2) da EUROPA, Inglaterra 1,4%, França -2,5% e Alemanha 1,4%, seguindo a abertura positiva das bolsas de NY e beneficiadas pelo otimismo com as medidas de relaxamento da quarentena e com os sinais de recuperação da economia global e (3) dos EUA, S&P 1,1%, DJ 0,9% e NASDAQ 1,4%, com destaques de alta para as ações dos setores de tecnologia e serviços de comunicação.

Superando, de longe, as “apostas do mercado” (-18,8%), a Administração Geral de Alfândegas da China divulgou que em ABR/20 as exportações no país subiram 3,5% na comparação com ABR/19.

Mostrando que o Copom pode ter “errado feio” ao derrubar a taxa básica de juros para 3,0% ao ano, ontem, enquanto outras moedas de países emergentes se valorizaram ante o dólar, em dia de “bom humor” no exterior, o real foi na contramão e, novamente, ficou com o pior desempenho, considerando 34 moedas internacionais, diante da perspectiva de que o Brasil passe a ter juros reais negativos em breve, o que deve afugentar ainda mais os investidores estrangeiros do País.

Praticamente se humilhando, Bolsonaro que, derrotando a poderosa organização criminosa petista, foi eleito presidente do Brasil com mais de 57 milhões de votos, foi, acompanhando de ministros e grandes empresários, ao Supremo Tribunal Federal pedir ajuda para evitar o fechamento total de grandes cidades e a retomada gradual das atividades, para assim evitar o colapso da economia.

Bastante preocupado, Paulo Guedes, que marchou ao lado de Bolsonaro para o STF, alertou que a economia tupiniquim está começando a colapsar por causa da quarentena do coronavírus.

Mostrando que, ao menos na economia, o governo Bolsonaro segue com DNA liberal, José Salim Mattar Júnior, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, afirmou que será o capital privado que vai ditar a retomada do crescimento da economia brasileira após a quarentena do coronavírus.

Refletindo apenas parcialmente a crise da quarentena do coronavírus, em MAR/20 os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apontaram recuo de -8,9% na comparação com FEV/20, na série com ajuste sazonal.

Após “maquiar” o balanço do seu banco, inflando a conta de devedores duvidosos, para disfarçar seus resultados bilionários neste paiseco socialista onde lucro é pecado, Roberto Setubal, CPT do Itaú Unibanco, afirmou que a crise do coronavírus veio como um meteoro e que a retomada da atividade econômica pode levar até 2 anos.

Provando, mais uma vez, a enorme falta de educação financeira do brasileiro, em ABR/20, diante do medo causado pela crise do coronavírus, a caderneta de poupança, que atualmente rende cerca de míseros 2,1% ao ano, teve uma captação líquida de R$ 30,4bi, o que representa o maior valor da história.

Abrindo mais espaço para o setor pecuário tupiniquim no mercado global, em ABR/20, por conta da crise do coronavírus, a produção norte-americana de carne bovina, suína e de frango foram respectivamente -35,4%, -35,0% e -40,1% na comparação com ABR/19.

-    A Vale subiu 3,9% e a Petrobrás avançou 2,0%, beneficiadas pelo desempenho acima do esperado para as exportações da China em ABR/20 e pela consequente valorização das commodities.

-    A Klabin disparou 10,9% e a Suzano ganhou 7,5%, beneficiadas pela apreciação do dólar, que melhora a geração de suas receitas com exportações.

-    A Moderna subiu 8,7% na bolsa de NY, após a empresa de biotecnologia informar que recebeu aval para iniciar a segunda fase das pesquisas clínicas para o desenvolvimento de uma vacina para o coronavírus.


Política:

Prefeito por ocasião, mas coveiro por vocação”, Bruno Covas, que está conseguindo superar Haddad como prefeito mais idiota e mais detestado da história de SP, decidiu, sem avaliar o impacto que isto terá no aumento da demanda por transporte público e sem entender que é quase impossível pegar coronavírus dentro do seu próprio veículo, que o rodízio de automóveis na maior cidade do Brasil deve ser ampliado para carros pares liberados apenas em dias pares e carros impares liberados apenas em dias impares.

Mostrando a força do ministro da economia, após os canalhas do Congresso Nacional, comandados por Rodrigo “Botafogo” Maia, aprovarem a liberação de reajustes ao funcionalismo público, o Bolsonaro afirmou que, sob recomendação de Paulo Guedes, vai vetar a proposta.

Com apoio da nefasta imprensa socialista tupiniquim, a chamada frente Povo Sem Medo, que é mais uma linha auxiliar da organização criminosa petista, fará hoje, no Masp, uma manifestação contra o presidente Bolsonaro, exigindo medidas de proteção sanitária e social dos trabalhadores.

Dividido entre Amoedo, que é favorável a medida, se acha dono do partido e é um palhaço narcisista, e Zema, governador de MG que é contra a medida e tem se mostrado um político habilidoso e competente, o partido NOVO postergou a decisão de pedir impeachment do presidente Bolsonaro.

Em uma manobra que foi orquestrada por Amoedo, que de forma autoritária está se esforçando para queimar o filme do partido que ele ajudou a criar, o NOVO decidiu expulsar do partido Ricardo Salles, excelente ministro do Meio Ambiente.

Sem vergonha na cara de entregar patrimônio nacional para mãos alheias, ontem, em decisão liminar, o ministro Edson Fachin, do STF, suspendeu os efeitos de um parecer da Advocacia-Geral da União que vinha sendo usado pelo governo Bolsonaro para interromper as nefastas demarcações de terras indígenas.

Em nome da liberdade de expressão, já que ninguém impede os idiotas socialistas de usarem camisetas do assassino Che Guevara ou de defenderem as ditaduras de Cuba e Venezuela, o ministro Celso de Mello rejeitou um pedido apresentado pelo deputado petista Enio Verri para que a Polícia Federal impedisse e investigasse uma manifestação convocada para contra o Supremo.

Somando novos processos para a coleção do canalha e bandido tucano, a Polícia Federal de MG indiciou o deputado estadual e ex-governador Aécio Neves por desvios e irregularidades na construção do luxuoso, imponente e desnecessário complexo da Cidade Administrativa, sede do governo do estado, em BH.


Crítica:

Descendo ao esgoto onde já se encontram a TV Globo e a Folha de SP, ontem a CNN Brasil aprontou uma enorme canalhice com a secretária de Cultura Regina Duarte ao surpreende-la, durante uma entrevista ao vivo, com um vídeo gravado da atriz Maitê Proença fazendo criticas contundentes e agressivas contra seu trabalho.


PAZ, amor e bons negócios;


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil