R.B. 11/MAI/20 "200 milhões de trouxas são explorados por 6 bancos"


"200 milhões de trouxas são explorados por 6 bancos"

São Paulo, 11 de maio de 2020 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve cair, acompanhando as perdas das demais bolsas mundiais, pressionada pelo recuo das commodities e prejudicada pelo aumento da pressão de socialistas, canalhas e vagabundos pela implementação do “lockdown” (bloqueio total) nas principais cidades do Brasil e (2) o DÓLAR pode subir, seguindo a esperada piora do “humor” na bolsa tupiniquim e impulsionado pela crescente saída de investidores do país.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 2,7% (aos 80.263pts), para reduzir as perdas acumuladas no ano (-30,6%), beneficiada pela manutenção do “bom humor” nas principais bolsas mundiais e pela valorização das commodities e (2) o DÓLAR caiu -1,7% à R$ 5,7, em um “ajuste técnico” após 5 pregões seguidos de alta e depois de disparar 45% no ano e 7,4% este mês, desta vez influenciado pelos leilões de venda do BC e pela expectativa de aumento das exportações tupiniquins.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 2,6%, impulsionada principalmente por ações ligadas ao setor de transporte marítimo e China 0,8%, favorecida por sinais de alívio nas recentes tensões comerciais entre o país e os EUA, (2) da EUROPA, com baixos volumes de negócios por conta do feriado na Inglaterra, França 1,1% e Alemanha 1,3%, acompanhando o movimento ascendente das bolsas de NY e beneficiadas pela divulgação de resultados corporativos melhores do que o esperado, como da Siemens (4,4%) e do ING (2,2%) e (3) dos EUA, S&P 1,7%, DJ 1,9% e NASDAQ 1,6%, diante da valorização das commoditie, da divulgação de dados de emprego melhores do que o esperado e dos sinais de gradual retomada da economia.

Otimista, como deve ser um presidente, Trump voltou a defender a reabertura econômica dos EUA, (1) dizendo que pretende “reconstruir o país o mais rápido possível", (2) prometendo um corte mais extenso em impostos sobre a folha de pagamentos e (3) “apostando” que no quarto trimestre deste ano a economia norte-americana já voltará a ter resultados positivos.

“Menos pior” que o esperado, respectivamente -21 milhões e 15,0%, em ABR/20 a economia norte-americana cortou -20,5 milhões de postos de trabalho e a taxa de desemprego do país saltou a 14,7%, maior nível desde a Grande Depressão de 1929.

Como fruto positivo do enorme alinhamento ideológico entre Brasil e EUA, o Development Finance Corporation, que é o banco de desenvolvimento do governo norte-americano, está avaliando 15 projetos em conjunto com o BNDES, segundo o embaixador norte-americano Todd Chapman.

Mostrando que tem culhões para dizer, na cara dos banqueiros, o que tem dito desde que assumiu o cargo de Ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou, durante uma live promovida pelo Itaú, que no Brasil “200 milhões de trouxas são explorados por 6 bancos”.

Contribuindo para aliviar temores quanto a eventual ruptura do acordo comercial entre as 2 maiores economias do mundo, EUA e China anunciaram na sexta-feira que retomaram canal de comunicação bilateral, mesmo diante das acusações feitas pelo governo norte-americano de que o governo chinês tem responsabilidade, ainda que acidental, pela eclosão da pandemia de coronavírus.

Mostrando que segue “rezando na cartinha de Paulo Guedes”, o presidente Bolsonaro prometeu que vetará os aumentos de salários do funcionalismo dentro do pacote de socorro a Estados e municípios.

Com a economia doméstica tupiniquim dando novos sinais de fraqueza, em ABR/20 (1) a inflação medida pelo IPCA recuou -0,3%, acumulando um isto uma alta de apenas 2,4% nos últimos 12 meses, (2) a produção nacional da veículos recuou -99,3% na comparação com ABR/19 e (3) as vendas do mercado imobiliário caíram -65% na comparação com ABR/19.

Como fruto da queda da taxa básica de juros, que em 3,0% ao ano se encontra no menor patamar da história, da consequente perda de atratividade da poupança, que agora rende 2,1% ao ano, e do recuo da Bolsa, que acumula baixa de -30,6% no ano, cada dia mais brasileiros investem em ações, com isto, nos 4 primeiros meses do ano (1) o saldo dos investimentos pessoa física na bolsa tupiniquim ficou positivo em R$ 33bi, (2) 558 mil novos CPFs compraram valores mobiliários na bolsa pela primeira vez, elevando o total para 2,3 milhões, o que representa quase 3 vezes mais que em DEZ/18 e (3) a participação dos investidores pessoa física no volume de negócios da bolsa atingiu 25%, o que representa o maior patamar desde AGO/10.

A crise na produção de carne em meio à pandemia nos EUA deve fazer com que empresas norte-americanas se voltem ao mercado interno, abrindo mais espaço para as exportações do setor no Brasil.


Política:

Organização criminosa travestida de partido político que ruma à extinção, o PT, desde as ultimas eleições municipais de SP, já perdeu 68 dos 197 vereadores que elegeu no referido estado em 2016.

Para a tristeza de seus comparsas e de seus canetinhas de aluguel, Lula, que deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, em 8/NOV/19, ainda não encontrou o protagonismo político que tinha no passado, mantém pouca interlocução com outros setores da oposição e praticamente não tem diálogo com segmentos da sociedade fora da sua organização criminosa.

Ajudando o país a se livrar de problemas, reduzindo as possibilidades de corrupção e contribuindo com o equilíbrio das contas públicas, os deputados finalizaram na sexta-feira a votação da medida provisória que facilita a venda de imóveis da União e permite a assinatura de contratos de gestão de até 20 anos para a ocupação de imóveis públicos.

Em total sintonia com seus canetinhas de aluguel na imprensa, a organização criminosa petista acionou a justiça para pedir “lockdown” (bloqueio total) na cidade de SP, proibindo as pessoas de saírem na rua, com a “desculpa esfarrapada” de que ele ajudará a reduzir a pandemia do coronavírus.

Cada dia mais amigo dos amigos dos petistas, o presidente Bolsonaro, segundo “rumores”, pode dar a Augusto Aras uma vaga de ministro do STF, porem obviamente a indicação dependerá de sua decisão de engavetar o quanto antes o inquérito sobre os abusos do presidente na PF.

Questionado sobre a possibilidade de renunciar ou de sofrer um processo de impeachment, o presidente Bolsonaro, descumprindo sua promessa de não se candidatar à reeleição, afirmou ontem que ficará no governo até JAN/27.


Crítica:

Genial, pragmático e liberal, o empresário norte-americano Elon Musk afirmou no sábado que suas empresas deixarão a Califórnia, onde está instalada uma fábrica de automóveis elétricos da Tesla, pois as autoridades locais o impedem de retomar a produção devido à inútil e irracional quarentena para tentar conter a pandemia do coronavírus.

Atuando como “dono da verdade e censor da humanidade”, o Google, de forma autoritária e radical, está removendo do Youtube vídeos criticando as rígidas medidas de isolamento social, o fechamento do comércio e o lockdown decretado por ditadores como Doria, Bruno Covas, Wilson Witzel, Flávio Dino e Helder Barbalho.


PAZ, amor e bons negócios;


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil