R.B. 30/ABR/20 "Entusiasta do socialismo e do intervencionismo estatal"



"Entusiasta do socialismo e do intervencionismo estatal"

São Paulo, 30 de abril de 2020 (QUINTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve cair, realizando lucros após fechar o pregão anterior no maior patamar desde 11/MAR/20 (aos 81.171pts) e acumular alta de 13,9% no mês, acompanhando as perdas das demais bolsas mundiais e (2) o DÓLAR pode subir, também em um “ajuste técnico” após as quedas recentes e em um movimento de cautela antes do feriado no Brasil.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 2,3%, para fechar em território positivo pela terceira sessão consecutiva, impulsionada pela valorização das commodities, pelo movimento ascendente das principais bolsas mundiais e pelo gradativo retorno dos investidores externos, em um pregão com bom volume de negócios (R$ 25,7bi) e (2) o DÓLAR caiu -2,0% à R$ 5,35, na terceira sessão seguida de retração, acompanhando a manutenção do “humor positivo” na bolsa tupiniquim e devolvendo mais uma parte da forte alta acumulada no mês (5,8%) e no ano (37,0%).

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão não teve pregão por conta de feriado nacional e China 0,4%, aliviada pela gradativa redução das restrições impostas para conter a propagação do coronavírus, (2) da EUROPA, Inglaterra 2,6%, França 2,2% e Alemanha 2,9%, com destaques de alta para as ações dos bancos e das petrolíferas, como BP (3,5%), Barclays (12,7%),  Deutsche Bank (10,1%), beneficiadas pela valorização do petróleo e pela divulgação de resultados corporativos melhores que o esperado e (3) dos EUA, S&P 2,7%, DJ 2,1% e NASDAQ 3,5%, em meio ao otimismo com o andamento das pesquisas clínicas sobre um possível tratamento para o coronavírus da farmacêutica Gilead Sciences.

Após anunciar a manutenção da taxa básica de juros do seu país na faixa entre 0% e 0,25%, conforme esperado, e depois da divulgação de que no primeiro trimestre a economia norte-americana sofreu contração anualizada de -4,8%, a maior desde 2008, Jerome Powell, presidente do FED (“BC” dos EUA), afirmou que dispõe dos instrumentos necessários para continuar apoiando aos mercados e sinalizou que não tem pressa em retirar as medidas de estímulo monetário já adotadas.

Exemplo de austeridade a ser seguido pelo Brasil, a Colômbia se tornou oficialmente o 37º país membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e assim é o terceiro país latino-americano a aderir à instituição, depois de México e Chile.

Com o presidente Trump cumprindo uma promessa feita ao presidente Bolsonaro, ontem o governo dos EUA formalizou para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico que considera uma prioridade o ingresso do Brasil instituição até JAN/21.

Entusiasta do socialismo e do intervencionismo estatal”, a comissão de direitos humanos da ONU classificou como "irresponsáveis" as políticas econômicas e sociais adotadas pelo Brasil durante a pandemia do coronavírus, ressaltando que a restrição aos investimentos públicos imposta pelo teto de gastos pode colocar a vida de milhões de pessoas em risco.

Com cada dia mais moral no governo, Paulo Guedes, principal pilar da economia tupiniquim, afirmou que aqueles que querem ampliar os gastos públicos atuam como “batedores de carteira” e tem interesses eleitoreiros, ressaltando que a retomada do país virá pelo investimento privado e que não usará recursos públicos que faltam na saúde e na educação para salvar grandes empresas.

Mostrando respeito, e medo, Mourão, vice-presidente do Brasil, seguiu o presidente Bolsonaro ao afirmar que a política econômica desenhada por Paulo Guedes não saiu do radar do governo e que é o referido ministro da Economia que vai decidir sobre uma eventual e temporária intervenção estatal na economia.

Apresentando novos efeitos negativos da quarentena exagerada, (1) a Organização Internacional do Trabalho alertou que mais de 436 milhões de empresas em todo o planeta correm um sério risco de interromper as atividades, (2) o Índice de Confiança da Indústria brasileira recuou de 58,2pts em MAR/20 para 39,3pts em ABR/20, atingindo o menor patamar da série histórica iniciada em JAN/01, (3) nos 15 primeiros dias de ABR/20 as vendas de etanol hidratado recuaram -35,77% em relação ao mesmo período de 2019 e (4) mais de 40% das empresas brasileiras de eventos já fizeram demissões desde o início do isolamento social.

Ciente da urgência do Brasil voltar ao trabalho, o presidente Bolsonaro ampliou o leque de atividades consideradas essenciais durante a pandemia do novo coronavírus, incluindo, por exemplo, serviços para caminhoneiros em rodovias.

Fugindo do risco, 349.727 brasileiros compraram títulos públicos pela primeira vez em MAR/20, mesmo cientes da baixa rentabilidade das aplicações, que aliás devem ficar ainda menores, já que na sua próxima reunião, marcada para os dias 5 e 6/MAI/20, o Copom deve cortar novamente a taxa básica ade juros da economia tupiniquim, atualmente em 3,75% ao ano.

Como que imune ao coronavírus, o PIB agropecuário tupiniquim, José Ronaldo Souza Júnior, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, crescerá 2,4% em 2020 na comparação com 2019, com destaque positivo para a soja, que deverá crescer 6,4% este ano.

Com os supermercados lucrando como nunca, a combinação entre aumento da procura após o início das medidas de isolamento e menor produção levou o preço do arroz a atingir recorde nominal (sem considerar o efeito da inflação) desde que o Centro de Pesquisa Econômica Aplicada começou a levantar o dado, em 2005.

-    A Petrobras subiu 5,5%, impulsionada pela forte alta do petróleo.
-    A Boeing subiu 5,9% na bolsa de NY, após a gigante da aviação divulgar balanço corporativo referente ao primeiro trimestre bem recebido entre investidores.
-    A Gilead Sciences subiu 5,7% na bolsa de NY, após informar que seu medicamento remdesivir mostrou efeito positivo na terceira fase dos testes clínicos para comprovar se é eficaz contra o coronavírus.

Política:

Populista, canalha e corrupto, Rodrigo Maia, presidente da Câmara que ao que tudo indica acha que dinheiro público nasce em árvore e não tem dono, afirmou que o senado prejudica as pequenas empresas ao limitar compra de dívidas pelo BC somente de empresas com classificação de risco BB-.

Mostrando novamente que faz até pacto com o capeta para chegar à presidência do Brasil, Doria, governador tucano de SP, foi convidado pelo petista Aloízio Mercadante para palestrar sobre o coronavírus em um congresso organizado pelo PT e siglas de esquerda, o que também é o caso do PSDB.

Canalha à serviço da organização criminosa petista, já que mamou muito nas tetas dos governos Lula e Dilma, Maria Hermínia Tavares, que é cientista política e canetinha de aluguel, afirmou que, em caso de impeachment do presidente Bolsonaro, o vice-presidente Mourão deveria ser impedido de assumir o cargo.

Revoltado, com boa dose de razão, pela decisão política e monocrática de Alexandre de Moraes de impedir a nomeação de seu amigo Alexandra Ramagem como diretor geral da PF, o presidente Bolsonaro lembrou que o referido ministro do STF foi indicado ao cargo por ser amigo do ex-presidente Temer.

Mostrando que é um lacaio do presidente, ontem, no seu discurso de posse como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz Mendonça, prestou continência para Bolsonaro e o chamou de profeta.

Novo aliado do presidente Bolsonaro, o nefasto Gilberto Kassab, dono do partido de aluguel PSD, afirmou que não foi o Centrão que procurou o presidente Bolsonaro, e sim o contrário.

Crítica:

Atuando como linha auxiliar da organização criminosa petista, o Conselho Nacional de Saúde, agindo de forma política, nefasta e escrota, lançou carta aberta na qual chama de "irresponsáveis, criminosas e genocidas" as atitudes do presidente Bolsonaro perante à pandemia do coronavírus e classifica como "desastrosa" a política do ministro da Economia, Paulo Guedes, para mitigar os efeitos econômicos da crise gerada pela quarentena radical.

Apesar de se “esquecer” que o CADE proibiu a corretora XP de exigir exclusividade dos seus assessores de investimentos quando aprovou a venda de 49,9% de suas ações para o Itaú, o juiz Eduardo Palma Pellegrinelli decidiu que um escritório de AIs não comete concorrência desleal quando decide trabalhar com outra corretora.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil