R.B. 16/SET/19 "Usando o rabo preso da família Bolsonaro para barrar o combate à corrupção"



"Usando o rabo preso da família Bolsonaro para barrar o combate à corrupção"

São Paulo, 16 de setembro de 2019 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, beneficiada pela forte valorização do petróleo e aliviada pela diminuição dos temores de desaceleração mais forte da economia global, após sinais de trégua na guerra comercial sino-americana e (2) o DÓLAR pode cair, acompanhando a esperada melhora do "humor" na bolsa tupiniquim e a expectativa de aumento do fluxo positivo de recursos externos.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,8%, devolvendo os ganhos da abertura e realizando lucros recentes, diante da perda de "força" das bolsas de NY, do recuo do petróleo e da cautela por uma agenda carregada nos próximos dias e (2) o DÓLAR subiu 0,7% à R$ 4,09, revertendo as perdas da abertura, quando na mínima atingiu R$ 4,04, seguindo a piora do "humor" na bolsa tupiniquim e impulsionado por um alerta emitido pelo Tribunal de Contas da União sobre os riscos de descumprimento da meta fiscal deste ano.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 1,1%, no maior patamar em 4 meses, impulsionada pelos sinais de progresso nas negociações comerciais entre sino-americanas e pelos novos estímulos monetários na Europa e China não teve pregão por conta de feriado nacional, (2) da EUROPA, Inglaterra 1,2%, França 0,2% e Alemanha 0,5%, após Mario Draghi, presidente do BC Europeu, confirmar que a política fiscal expansionista deve assumir o comando no apoio à economia da zona do euro e (3) dos EUA, perdendo forças ao longo do dia, S&P -0,1%, DJ 0,1% e NASDAQ -0,2%, com realização de lucros no setor de tecnologia e sendo compensada pelo bom desempenho das ações dos bancos.

Socialista de carteirinha, que se "esquece" que a taxa de desemprego do seu país está no menor patamar da história e que torce para o fracasso do governo Trump, o economista Larry Summers, que trabalhou para os democratas Clinton e Obama, "alertou" que as chances dos EUA mergulharem em uma nova recessão até o fim do próximo ano é, hoje, "substancialmente maior" do que há 6 meses.

Na sexta-feira, véspera a semana da reunião do Copom, o Santander reduziu, de 5,25% para 4,50%, sua "aposta" para a taxa básica de juros da economia brasileira no final deste ano, patamar abaixo do esperado pelo "mercado" (5,0%), ressaltando que a inflação está em declínio, a ociosidade é grande e os dados de atividade econômica continuam emitindo sinais mistos.

Trabalhando de forma bastante competente, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, anunciou que o Egito, após aprovar um certificado sanitário que estava pendente desde 2016, abriu o seu mercado para exportações de produtos lácteos brasileiros.

Já um sucesso de vendas no Burger King do Brasil, a carne vegetal produzida pela Marfrig começará a ser exportada para Japão, China, EUA e Argentina e tem como vantagem poder ser vendida até para países que tenham algum embargo à proteína animal brasileira.

Se livrando daquilo que não é o foco do seu negócio e assim se preparando para ser privatizada, a Petrobras anunciou a criação de planos de demissão específicos para ativos colocados à venda, como refinarias e subsidiárias, que serão oferecidos aos empregados no momento em que os ativos receberem propostas vinculantes.

O petróleo chegou a subir cerca de 20% nas principais bolsas mundiais de commodities, após duas grandes instalações da petroleira Aramco, na Arábia Saudita, serem atacadas com drones no sábado, o que fez o país cortar pela metade a produção.

Política:

Cobertos de razão, (1) o senador Major Olímpio afirmou que é que Flávio Bolsonaro, e não ele, quem deve sair do PSL e (2) o senador Alessandro Vieira, autor da CPI da Lava Toga, disse que o sistema está "usando o rabo preso da família Bolsonaro para barrar o combate à corrupção".

Causando indignação nos terroristas e na imprensa socialista tupiniquim, Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos, afirmou, coberta de razão, que o governo Federal não vai mais custear construção de Memorial da Anistia.

Com o país finalmente deixando a ideologia socialista de lado, a subcomissão criada na Câmara para debater os registros e liberação de defensivos agrícolas, que a nefasta imprensa tupiniquim insiste em chamar de agrotóxicos, é quase inteira formada por deputados da bancada ruralista.

Como era de se esperar o PCdoB, organização criminosa e linha auxiliar do PT, quer impedir a criação da carteira estudantil digital, que acaba com as principais fontes de financiamento da UNE e da Ubes, que são controladas há anos pelo referido partido.

Confirmando que Michelle Bachelet, socialista e ex-presidente do Chile, é aliada da organização criminosa petista, segundo Léo Pinheiro, dono da construtora OAS, Lula pediu dinheiro para a campanha presidencial da chilena que foi pago por meio de contrato fictício.

Segundo Hamilton Mourão, presidente em exercício, o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU será como recado número 1 que a Amazônia é nossa e que o país não vai admitir, em hipótese alguma, qualquer interferência internacional.

André Mendonça, Advogado-Geral da União que é amigão de Dias Toffoli, é atualmente o favorito do presidente Bolsonaro para atropelar Sergio Moro e abocanhar uma vaga no STF.

Colocando mais um crime da conta do maior bandido da história tupiniquim, segundo Leo Pinheiro, dono da construtora OAS, Lula recebeu propina para intermediar negócios da empresa, que obviamente contava com "dinheiro grátis" do BNDES, com governos na Costa Rica, no Chile e na Bolívia.

O esforço para viabilizar a aprovação de Eduardo Bolsonaro à embaixada do Brasil nos EUA, que desagrada boa parte dos eleitores do presidente, fez de Davi Alcolumbre (DEM-AP) o principal articulador do governo no Senado.

O líder do PT na Câmara, o deputado Federal Paulo Pimenta usou dinheiro da cota parlamentar para visitar Lula, líder da organização criminosa petista, na prisão em Curitiba, no dia 29/AGO/19.

Provavelmente para conseguir dinheiro fácil de um narcisista bilionário, o MDB, mesmo sabendo que as chances são quase nulas, avalia lançar Henrique Meirelles como candidato do partido à prefeitura de SP no ano que vem.

Crítica:

Acabando com a farra de muitas ONGs picaretas, a Justiça Federal atendeu a um pedido de liminar do Ministério Público Federal do Amazonas e cancelou 1.072 requerimentos (equivalente a 96% do total) relativos a pesquisa ou concessão para mineração em terras indígenas no estado.

Ajudando a aumentar a criminalidade e a impunidade, 4 meses depois de o ministro Edson Fachin determinar a adoção de medidas para acabar com a superlotação nas unidades socioeducativas do RJ, 618 jovens bandidos foram libertados ou passaram à detenção domiciliar.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil