R.B. 20/MAR/19 "Corajoso, como poucos"



"Corajoso, como poucos"

São Paulo, 20 de março de 2019 (QUARTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, com os investidores “animados” com a entrega da proposta de nova Previdência dos militares, que fará a pauta avançar na CCJ da Câmara e “apostando” que o Copom indicará na reunião de hoje que a taxa básica de juros da economia tupiniquim, que já está no menor patamar da história, pode voltar a cair e (2) o DÓLAR pode cair, mesmo após acumular 7 dias de baixas nos últimos 8 pregões, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana diante das “apostas” de uma postura cautelosa do FED (“Copom” dos norte-americano), que hoje também termina sua reunião de política monetária.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,4%, para fechar o dia aos 99.588pts, após um pregão com boa volatilidade, já que na máxima atingiu 100.438pts, acompanhando a piora do “humor” nas bolsas norte-americanas e com destaques negativos para as ações de bancos, como Itaú (-2,3%), Bradesco (-2,1%) e Banco do Brasil (-2,1%), em um movimento de realização de lucros recentes e (2) o DÓLAR caiu -0,1% à R$ 3,79, para fechar em território negativo pelo terceiro pregão consecutivo, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pelo fluxo positivo de recursos externos.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -0,1% e China -0,2%, realizando lucros recentes e com destaques de queda para as ações do setor varejista, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,3%, França 0,2% e Alemanha 1,1%, com destaques de alta para as mineradoras, diante da valorização das commodities e (3) dos EUA, próximas da estabilidade e sem uma tendência única, S&P -0,1%, DJ -0,1% e NASDAQ 0,1%, em compasso de espera antes do resultado da reunião do FED (“Copom” local) e também influenciadas por “temores” de retrocessos nas negociações comerciais do país com a China.

Com o mundo financeiro em compasso de espera, hoje termina a reunião do FED (“Copom” dos EUA), e a expectativa majoritária é que a referida autoridade monetária norte-americana mantenha sua postura “cautelosa e paciente”, inclusive reduzindo a projeção de alta dos juros em 2019 para "uma ou nenhuma".

Hoje, pela primeira vez comando pelo economista liberal Roberto Campos Neto, o Copom termina sua reunião e, com mais de 90% do “mercado apostando” na manutenção da taxa básica de juros em 6,5%, o que é o menor patamar da história, é provável que a referida autoridade monetária tupiniquim sinalize que, como a inflação está controlada e a economia devagar, pode ocorrer uma redução da Selic ainda este ano.

Com o objetivo de acabar com a roubalheira e aumentar a eficiência, a Codesp, companhia docas que administra o porto de Santos e que ao menos nos últimos 20 anos foi rapinada pelo ex-presidente Temer, pretende abrir o capital da empresa até o fim do governo Bolsonaro, em um prazo de 3 a 4 anos, segundo Casemiro Tércio Carvalho, novo presidente da empresa.

Tornando seu país cada vez maior, Bolsonaro, após iniciar muito bem seu relacionamento com Trump, traz na sua bagagem dos EUA (1) o apoio norte-americano à entrada do Brasil na OCDE, (2) a criação de um fórum de energia para facilitar investimentos, (3) um pacto de troca de informações entre Polícia Federal e FBI, (4) o aluguel da base de Alcântara para a NASA, (6) a possibilidade dos norte-americanos voltarem a comprar carne brasileira e (6) a qualificação do Brasil como aliado prioritário da Otan.

Depois de dar subsídios aos setores automotivo e de aviação, Dória, governador e “lobista máster de SP”, agora negocia com as multinacionais farmacêuticas a concessão de incentivos tributários, algo que deveria ser impensável e é totalmente desnecessário na maior metrópole da América Latina.

Otimista, Raphael Figueredo, sócio e analista da Eleven Financial, “aposta” no viés positivo do mercado doméstico, ressaltando o crescente ingresso de recursos externos na Bolsa tupiniquim e os diversos relatórios de instituições internacionais que vêm apontando o Brasil como um mercado com potencial de valorização.

-    A Fiat Chrysler subiu 5,0%, na bolsa da Itália, e a Peugeot avançou 2,7%, na bolsa da França, diante do aumento dos “rumores” de fusão das 2 montadoras de automóveis.
-    A Antofagasta subiu 2,8% na bolsa de Londres, após a referida minerado anunciar o pagamento de dividendos maior do que o esperado.

Política:

Ontem, enquanto Bolsonaro se tornava “best friend” de Trump, no Brasil Mourão, na qualidade de presidente em exercício, “avisou” que a proposta de nova Previdência dos militares está pronta e será enviada hoje ao Congresso Nacional.

Canalha que vende caro seu apoio à nova Previdência, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, afirmou ontem que está decepcionado com a articulação do governo, reclamando que ele é o protagonista na batalha para a aprovar as impopulares mudanças nas regras de aposentadorias e pensões.

Sem criar dificuldades para vender facilidades, o deputado Felipe Francischini, do PSL do Paraná e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, afirmou ontem que o governo já tem os votos necessários para a aprovação da nova Previdência no colegiado.

Trabalhando para quebrar o Brasil e soltar Lula, PT e PSOL, que mais que partidos políticos são organizações criminosas, buscam todas as maneiras para atrasar o andamento da nova Previdência no Congresso Nacional.

Usurpando as funções do ministério público e assim mostrando porque foi reprovado 2 vezes no concurso para ser juiz, Dias Toffoli, nefasto ministro do Supremo Tribunal Federal, decidiu abrir de ofício (sem provocação de outro órgão) um inquérito para investigar todos os cidadãos brasileiros que “ousarem” ofender a suposta honra dos membros da corte.

Cada dia mais parecido com a organização criminosa petista, o PSDB, que ontem foi abalado pela terceira prisão do ex-governador Beto Richa, começa a levar à sério a ala do tucanato de que defende que, assim que houver troca de guarda na direção nacional do partido, é preciso rever a permanência na legenda de filiados que são alvo de acusações graves, como Aécio Neves, Aloísio Nunes, Serra e Eduardo Azeredo.

“Corajoso, como poucos”, o senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, afirmou textualmente em uma entrevista que Gilmar Mendes, nefasto ministro do Supremo Tribunal Federal, vende sentenças, ficou rico de forma ilícita e será o primeiro investigado pela CPI da Lava Toga.

Tentando se mostrar indignado, como todo bandido safado, Gilmar Mendes, nefasto ministro do STF, fez uma representação contra o senador Jorge Kajuru ao presidente do tribunal, o também nefasto ministro Dias Toffoli, que por sua vez é ex-advogado da organização criminosa petista e, antes de ser alçado por Dilma à suprema corte tupiniquim, foi reprovado 2 vezes na prova para juiz.

Após a entrega do requerimento com 29 assinaturas, 2 mais do que o necessário, o senador democrata Davi Alcolumbre, presidente do Senado, afirmou que vai aguardar um parecer de técnicos da Casa para decidir se vai acatar o pedido de criação da CPI da Lava Toga, cujo objetivo é investigar os nefastos ministros do STF tupiniquim.

Alvo de 2 investigações no Supremo Tribunal Federal, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, obviamente fará de tudo que estiver ao seu alcance para engavetar a CPI da Lava Toga.

Crítica:

Transformado pelos 13 anos de governo do PT em um antro de corrupção, vagabundagem e ineficiência, os Correios, que se o Brasil fosse um país sério já estaria privatizado ou falido, passará por um processo de reestruturação que levará a um corte de 20 mil vagas, o que corresponde a 20% do total de empregados.

Liderados pela organização criminosa petista, os nefastos sindicatos dos servidores públicos, sem nenhuma vergonha na cara, “mentem descaradamente e criminalmente” ao dizerem que a nova Previdência prejudicará prioritariamente trabalhadores da iniciativa privada de renda baixa, pessoas em situação de miséria e trabalhadores rurais.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil