R.B. 13/AGO/18 "A maior piada da história do mercado financeiro tupiniquim"



"A maior piada da história do mercado financeiro tupiniquim"

São Paulo, 13 de agosto de 2018 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve voltar a cair, facilmente zerando os ganhos acumulado no ao (0,2%) e ampliando as perdas registradas no mês (-3,4%), prejudicada pela piora das expectativas do "mercado", que cada dia mais "aposta" em um PIB menor e reduz a esperança de vitória de Alckmin, seu "bandido queridinho", nas eleições presidenciais e (2) o DÓLAR pode seguir em alta, mesmo após fechar o pregão anterior no maior patamar desde 12/JUL/18, acompanhando a piora do "humor" na bolsa tupiniquim e também seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -2,9%, para fechar em território negativo pelo quinto pregão consecutivo, prejudicada pelo recuo das commodities, acompanhando as perdas das demais bolsas mundiais e pressionada pelo desempenho ruim de Alckmin, o "queridinho do mercado", nas pesquisas eleitorais e (2) o DÓLAR subiu 1,8% à R$ 3,87, ampliando a valorização acumulada na semana (4,3%), influenciada pelos mesmos motivos que "azedaram o humor" na bolsa tupiniquim e pela redução do fluxo positivo de recursos externos.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, ainda sem uma tendência única, Japão -1,3%, com a valorização da moeda local (o iene) prejudicando o desempenho das exportadoras e China 0,1%, tentando iniciar um movimento de recuperação de perdas recentes, (2) da EUROPA, Inglaterra -1,0%, França -0,6% e Alemanha -2,0%, com destaques de queda para as ações dos bancos, como BBVA (-5,2%), UniCredit (-4,7%), BNP (-3,0%), Garanti Bank (-6,1%), diante da piora do quadro financeiro e econômico na Turquia e (3) dos EUA, realizando lucros, S&P -0,7%, DJ -0,8% e NASDAQ -0,7%, acompanhando o mau humor generalizado em meio ao derretimento da lira turca ante o dólar e também com destaques de queda para as ações dos bancos, como Morgan Stanley (-2,1%), Goldman Sachs (-1,8%) e Bank of America (-1,3%).

Aumentando a crise financeira na Turquia, que aliás é bem parecida com a brasileira, (1) Recep Tayyip Erdogan, presidente do país, pediu à população para trocar dólares, euros e ouro por liras e afirmou que não elevará os juros, reforçando os temores de interferência política no seu BC e (2) Trump, presidente dos EUA, decidiu dobrar tarifas sobre aço e alumínio que importa da Turquia.

Dando mais um sinal negativo da economia tupiniquim, em JUN/18 as vendas no varejo brasileiro recuaram -0,3% na comparação com MAI/18, o que, além de ficar aquém do esperado (alta de 0,2%), representou o segundo mês seguido de retração e o pior desempenho para um mês de junho desde 2015.

Como fruto do aumento do desemprego e da péssima situação da economia, neste ano a demanda por antecipação da restituição do Imposto de Renda dos clientes do Bradesco aumentou cerca de 25% na comparação com o mesmo período de 2017.

Com os juros do crédito imobiliário caindo e o preço de unidades em baixa, alguns investidores começam a voltar sua atenção para o mercado imobiliário, seja para obter renda com aluguel ou para revender o bem, porém é sempre bom ressaltar que a participação dos imóveis no portfólio de investimentos de uma pessoa não pode superar os 30%, já que por conta de sua baixíssima liquidez o produto não é conservador.

Se aproveitando do aumento do desemprego para enganar incautos, na maioria das vezes despreparados para serem empresários, no segundo trimestre deste ano o setor de franquias cresceu 8,4% na comparação com o mesmo período de 2017.

Diante de um cenário de queda da taxa básica de juros, receios sobre a evolução da economia tupiniquim e a volatilidade do câmbio, devido às incertezas pela eleição presidencial, cada dia mais brasileiros tem interesse pela diversificação internacional dos seus investimentos, que agora também estão disponíveis de maneira simplificada a partir de R$ 5.000,00 e com proteção do principal investido através de estruturas como o COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Contando "a maior piada da história do mercado financeiro tupiniquim", o BC, ao aprovar a monopolista compra da XP pelo Itaú, decidiu "impedir" que o referido banco tenha acesso à base de dados de clientes e de prestadores de serviços relacionados às operações da referida corretora de valores.

-    A Usiminas caiu -7,3%, prejudicada pela explosão de um gasômetro da empresa em Ipatinga, MG, no início da tarde de sexta-feira que provocou pânico entre os moradores da cidade, que sentiram o impacto de tremores.

Política:

Bandidos e unidos para rapinar o dinheiro da população, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, se juntou ao PT para dizer que é necessário rediscutir no Congresso o financiamento de campanha, já que além de dinheiro público eles querem agora também permitir a volta do financiamento de empresas.

Desesperados com o desempenho muito aquém do esperado de Alckmin, bancos de investimentos e grandes administradoras de fundos fizeram cruzamentos de dados, sondagens e análises e passaram a considerar, a sério, a hipótese de um segundo turno entre Bolsonaro e o candidato do PT.

Para tentar reduzir os temores dos donos do PIB tupiniquim com sua candidatura presidencial, na sexta-feira passada Bolsonaro se reuniu com 62 grandes empresários paulistas e afirmou que se eleito convidará Flávio Rocha, dono da Riachuelo, para ser seu ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Será bastante interessante ver o posicionamento do PSDB, que deve apoiar os petistas, no caso de um segundo turno entre o candidato do PT e Bolsonaro e também interessante ver o posicionamento do PT, que deve apoiar os tucanos, caso o segundo turno seja entre Alckmin e o candidato do PSL.

Comandando sua organização criminosa da cadeia, Lula chancelou Fernando Haddad como seu interlocutor e agora o ex-prefeito de SP e a deputada Manuela d'Ávila (PC do B), que assumirá a vice na chapa do PT, começam a traçar um roteiro de viagens pelo Brasil.

Apesar de Ciro chamar, com razão, Temer de bandido e de Temer chamar Ciro, também com razão, de maluco, o PDT, partido do presidenciável, e o PDMB, partido do presidente, são aliados nas eleições para o governo de 7 Estados.

Considerada pelos tucanos com "a vice perfeita para Alckmin", principalmente por ser mulher, ligada aos ruralistas e também do PP, o que em tese ajudaria a tirar votos de Bolsonaro, a senadora Ana Amélia já fez aliança com o PCdoB, apoiava o governo Dilma e se dizia admiradora de Brizola, um dos ícones da esquerda tupiniquim.

Crítica:

Protagonista da atual discussão sobre reajustes salariais e seus consequentes impactos em um Orçamento que opera no negativo, o Judiciário é o único dos 3 Poderes da União a não respeitar a regra que estabelece limite para o crescimento das despesas.

Desesperadas com o fim da mortadela grátis, cerca de 8 centrais sindicais fecharam na sexta-feira as 3 faixas da avenida Paulista no sentido Paraíso para protestar contra o desemprego, reforma trabalhista e reforma da Previdência e também pedir liberdade para Lula, bandido de estimação dos pelegos.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil