R.B. 2/OUT/17 "A Lava Jato ganhou"



"A Lava Jato ganhou"

São Paulo, 2 de outubro de 2017 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve cair, na contramão do desempenho positivo das principais bolsas mundiais, prejudicada pela piora do cenário político tupiniquim, com Lula liderando as pesquisas de intenção de voto para presidente em 2018, e também influenciada negativamente pelo recuo do petróleo e (2) o DÓLAR pode subir, acompanhando a esperada piora do “humor” na bolsa brasileira e recuperando uma parte das perdas ainda acumuladas em 2017 (-2,8%).

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 1,0%, para fechar o mês de SET/17 registrando uma alta de 4,9% e o 3º trimestre do ano acumulando uma valorização de 18,1%, em um movimento de recuperação após 6 pregões consecutivos de realização de lucros, que foi influenciado pelo bom desempenho das bolsas de NY e pelos ganhos das commodities e (2) o DÓLAR caiu -0,5% à R$ 3,17, após um pregão com boa volatilidade, já que na máxima avançou 0,2% e na mínima recuou -0,8%, com os investidores aproveitando o último dia útil do mês e seguindo a melhor do “humor” na bolsa brasileira para corrigir a alta acentuada dos últimos pregões.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão -0,1%, realizando lucros após uma sequência de altas que levou o índice a acumular uma valorização de 3,6% em SET/17 e China 0,3%, com investidores zerando posições antes de um longo que manterá os mercados chineses fechados ao longo desta semana, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,7%, França 0,7% e Alemanha 1,0%, beneficiadas pela divulgação de um índice de inflação abaixo do esperado, que pode levar o BC europeu a ter ainda mais cautela quando for começar a retirar seus estímulos, e com destaques de alta para as mineradoras, como Anglo American (2,6%) e Antofagasta (2,2%) e (3) dos EUA, com o Nasdaq e o S&P registrando novos recordes de fechamento, S&P 0,4%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,7%, impulsionadas pela divulgação de balanços corporativos sólidos e de dados econômicos positivos.

Dando um sinal positivo da economia tupiniquim, no trimestre encerrado em AGO/17 a taxa de desemprego registrada no País ficou em de 12,6%, o que representa o menor patamar desde o trimestre encerrado em JAN/17, quando estava também em 12,6%, e ficou no piso das estimativas do “mercado”.

Hoje, coincidentemente poucos dias após os “nobres parlamentares” aprovarem o Refins, que beneficia os grandes caloteiros do Brasil e inclusive abre brecha para permitir o parcelamento de dívidas empresariais que tenham origem em corrupção, termina o prazo para cerca de 67mil microempreendedores individuais parcelarem suas dívidas com a Receita em 120 meses.

Sem alarde da esquerda, que está preocupada em livrar Lula da cadeia, os R$ 15,9bi, acima das expectativas, levantados em leilões de áreas de exploração de petróleo e de usinas da Cemig deram alento às contas públicas e ao programa de parcerias de investimentos do governo federal.

Mesmo sendo tratados como idiotas, pagando caro e recebendo péssimos serviços e produtos, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Ernst & Young os clientes brasileiros confiam mais nos bancos que a média mundial.

Competindo cada dia mais com o monopolista mercado bancário tupiniquim, o que certamente vai gerar uma pressão do setor para aumentar sua regulamentação, as fintechs, start-ups do setor financeiro, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado com promessa de juros mais baratos que os de bancos e facilidade para contratar o crédito.

Para mostrar que não é acéfalo, desunido e até agora improdutivo, o Mercosul começa hoje uma semana decisiva nas suas negociações com a União Europeia, que prometeu apresentar uma proposta agropecuária que inclua itens importantes para a região como carne bovina e etanol.

Livrando, ainda que lentamente, o Brasil do fardo das estatais, a iniciativa privada já detém 60% da capacidade de geração de energia instalada no país, além de 39% da transmissão (que interliga o sistema) e 71% da distribuição (que entrega a energia ao consumidor final).

Cada dia mais presente nas conversas de analistas, gestores e investidores, a bitcoin, mais popular moeda digital já criada, obteve valorização de 276% nos últimos 12 meses, porém, apesar de apresentar números que são de “encher os olhos”, esta modalidade de investimento, por conta do elevado risco e da enorme volatilidade, só é recomendada para quem tem bastante dinheiro para arriscar e também tem perfil muito arrojado.

Segundo a opinião de analistas, a grande aposta da ExxonMobil na Bacia de Campos mostra sua vontade de reconstruir suas reservas e abre caminho para ofertas consideráveis nos leilões de outubro, voltados às ricas áreas do pré-sal brasileiro.

Fechando o cerco aos corruptos, bandidos e picaretas, desde sábado passado 50 grandes países, com exceção do Brasil que “estranhamente” ficou de fora, começaram a trocar automaticamente dados fiscais de seus habitantes.

Causando queda na renda e pressão inflacionária, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou na sexta-feira o acionamento da bandeira tarifária vermelha nível dois para as contas de energia de OUT/17, alertando para a baixa vazão das hidrelétricas com o tempo seco.

Política:

Rendendo-se à realidade dos fatos, o deputado democrata Rodrigo Maia, que é presidente da Câmara, afirmou que a reforma da Previdência será de difícil aprovação no Congresso Nacional e menor do que a planejada pelo governo.

Mostrando que a população brasileira é tão corrupta e ignorante quando os políticos que elege, segundo uma pesquisa de intenção de votos para presidente divulgada neste final de semana, (1) Lula tem 35%, (2) Jair Bolsonaro está com 16%, (3) Marina Silva atingiu 14% e (4) Alckmin e Doria, ambos do PSDB, alcançam os mesmos 8%.

Escancarando os furos na pesquisa Datafolha, que indicam que “a Lava Jato ganhou”, (1) 54% dos eleitores querem ver Lula preso, porem apenas 42% não votariam nele de forma alguma e (2) 89% querem que a segunda denúncia contra Temer seja aceita, porem apenas 59% querem que ele seja afastado do cargo.

Com os “nobres parlamentares” finalmente trabalhando em benefício da população, o deputado Alex Canziani, do PTB do PR, enviará ao Congresso um projeto de lei para permitir que os recursos do FGTS sejam usados para pagar dívidas contraídas pelos estudantes no Fies.

Mostrando que sim, o partido terá candidato à presidente em 2018, o prestigiado economista Gustavo Franco, que foi um dos formuladores do Plano Real, vai coordenar o programa do Partido Novo à Presidência da República.

Sem vergonha na cara o Senado, provavelmente para não constranger os petistas que devem ajudar o picareta tucano, manobra para que o voto sobre o afastamento de Aécio, marcado para amanhã, seja secreto.

Com bastante tempo na TV e muito dinheiro de corrupção e de verbas públicas nos seus cofres, o PMDB, apesar da baixa popularidade do presidente Temer, vem passando por um processo de engorda, com cada dia mais políticos sem ideologia se filiando ao partido para concorrer nas eleições de 2018.

Encurralando os tucanos, a Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público julgou improcedente a representação do PSDB contra o promotor José Carlos Bonilha, que pediu a condenação de Alckmin e Doria por abuso de poder político durante a eleição de 2016.

Crítica:

Enquanto o tema da inovação no Brasil é tratado com um falatório interminável, que se traduz em poucas ações, a Argentina, causando cada dia mais inveja aos “hermanos” brasileiros, avança com medidas concretas, já que na semana passada o presidente argentino, Mauricio Macri, realizou o lançamento oficial de um novo sistema pelo qual é possível abrir uma empresa no país, já com conta bancária e CNPJ, em apenas 24 horas e 100% pela internet.

Em defesa da manutenção da vagabundagem e pilantragem estatal, a da juíza Maria Gabriela Nuti, da 57ª Vara do Trabalho do RJ, decidiu na sexta-feira passada suspender o processo de privatização da Cedae (Companhia de Águas e Esgotos).

PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil