R.B. 3/JUL/17 "A justiça tupiniquim funciona de forma mais amigável para os poderosos"



"A justiça tupiniquim funciona de forma mais amigável para os poderosos"

São Paulo, 3 de julho de 2017 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve cair, devolvendo uma parte da alta acumulada no primeiro semestre do ano (4,4%) e na contramão do desempenho ascendente das principais bolsas mundiais, prejudicada pelo aumento das tensões políticas no Brasil e também influenciada pela realização de lucros do minério de ferro e do petróleo e (2) o DÓLAR pode subir, ampliando a valorização já registrada no ano (1,6%), acompanhando a esperada piora do “humor” na bolsa brasileira e impulsionado pela redução do fluxo positivo de recursos externos.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 1,1%, beneficiada pela manutenção da trajetória de alta das commodities e acompanhando o movimento ascendente das principais bolsas mundiais e (2) o DÓLAR caiu -0,1% à R$ 3,30, seguindo a melhora do “humor” na bolsa tupiniquim e também a trajetória internacional da moeda norte-americana, em um pregão com alguma volatilidade por conta da “briga” para a formação da cotação de fechamento do mês e do semestre.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão -0,9%, com destaques de queda para as exportadoras do setor de tecnologia e China 0,1%, ainda sustentada pela decisão do MSCI de incluir as ações do país em seu índice, mesmo diante das preocupações com uma desaceleração da segunda maior economia do mundo, (2) da EUROPA, após alguma volatilidade, Inglaterra -0,5%, França -0,6% e Alemanha -0,7%, fechando o mês de JUN/17 registrando o pior mês e a primeira queda trimestral em um ano, uma vez que as preocupações com o aperto das condições monetárias pioraram o “humor” do mercado e (3) dos EUA, recuperando perdas recentes, S&P 0,1%, DJ 0,3% e NASDAQ 0,1%, sustentadas pelo bom desempenho das ações do setor industrial, que se fortaleceu perto do fim do pregão após Trump, presidente do país, assinar um decreto que reativa o Conselho Nacional Espacial.

Em um esforço para eliminar conflitos de interesses e restaurar a confiança de poupadores no setor de gestão de patrimônio, q agência britânica que regula o setor financeiro iniciou uma reforma radical no mercado de fundos de investimento do Reino Unido, que tem 7tri de libras sob administração.

Segundo um estudo elaborado a World Economics, a partir de um levantamento feito com gerentes de vendas dos setores de serviços e indústria, e divulgado pelo "Financial Times", o Brasil voltará à recessão no último trimestre deste ano.

Alertando que a reforma da Previdência é crucial para que a carga tributária não volte à dinâmica de alta, Eduardo Refinetti Guardia, secretário executivo do ministério da Fazenda, “garantiu” que a meta fiscal estabelecida para esse ano está dada e será cumprida, ressaltando também que, se for necessário, podem ocorrer novos aumentos de tributos.

Diante da crise política e da longa recessão em que o Brasil mergulhou há quase 3 anos, a taxa de investimento de empresas e famílias caiu de 19% do PIB em DEZ/13 para 13,7% do PIB em DEZ/16, o que representa o pior nível desde 2000.

Principalmente por conta do aumento da inadimplência e da elevação do risco Brasil, mesmo diante da queda da taxa básica de juros, que recuou de 14,25% em OUT/16 para 10,25% atualmente, o custo médio do crédito pessoal cresceu de 129,2% em ABR/17 para 132,6% em MAI/17.

Indicando que o país ainda está colhendo os “frutos podres” da política irresponsável de se estimular o consumo irracional, atingindo um novo recorde histórico da série iniciada em 2012 atualmente o Brasil tem 61 milhões de pessoas com nome sujo na praça, segundo o birô de dados de crédito Serasa.

Mostrando que a situação da economia tupiniquim é cada dia pior, em MAI/17 (1) o percentual de pessoas desempregadas no Brasil chegou a 13,3%, contra 11,2% registrados no mesmo período de 2016 e (2) o setor público teve déficit primário de R$ -30,7bi, resultado que foi o pior para o mês desde o início da série histórica, em 2001.

Com potencial para reduzir a intensidade dos cortes da taxa básica de juros, o aumento de 5,15% na tarifa de energia elétrica para os consumidores da AES Eletropaulo somado à volta da bandeira amarela levou analistas a elevarem, de 0,16% para 0,28%, suas estimativas para a inflação medida pelo IPCA em JUL/17.

-    Acumulando uma conta cada vez maior, diante das dificuldades financeiras do governo, a dívida pública saltou de 50,8% em DEZ/13 para 71,4% do PIB em MAR/17.

Política:

Provando que “a justiça tupiniquim funciona de forma mais amigável para os poderosos”, apenas na sexta-feira passada, no STF, a corte mais alta do país, (1) Marco Aurélio Mello autorizou o tucano Aécio Neves a recuperar seu mandato de senador, (2) o ministro Edson Fachin decidiu soltar o ex-deputado e ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures e (3) Luís Roberto Barroso concedeu liberdade condicional à banqueira Kátia Rabello.

Apesar de admitirem que Aécio Neves volta ao Senado fragilizado, tucanos dizem que sua presença no Congresso pode reduzir substancialmente a força dos integrantes do PSDB que defendem a saída do partido do governo Temer.

Com anúncio da pré-candidatura do senador Álvaro Dias, do Paraná, ao Palácio do Planalto em 2018, o partido político Podemos, que é uma atualização da sigla PTN, foi lançado no último sábado em Brasília e já conta com uma bancada de 14 deputados federais e 2 senadores.

Unidos em defesa dos maiores bandidos do Brasil, os advogados de Temer, Dilma, Lula e Aécio articulam o lançamento de um manifesto em conjunto para questionar a atuação da Justiça, do Ministério Público e até da OAB.

Escolhida pelo presidente Temer para suceder Rodrigo Janot na Procuradoria Geral da República, Raquel Dodge relatou a colegas desconforto com especulações de que iria minar a Lava Jato, “garantindo” que pretende justamente o contrário.

Preocupado diante do silêncio de grande parte da base de Temer sobre a denúncia de Rodrigo Janot, o PMDB vai pedir aos 63 deputados do partido que declarem de forma antecipada o voto contrário à aceitação da ação contra o presidente.

Focado em tentar acelerar os trabalhos da Lava Jato até sua saída da Procuradoria, em setembro, Rodrigo Janot passou a receber pessoalmente advogados de empresas interessadas em firmar ou ampliar acordos com o Ministério Público.

Crítica:

Como se estivesse obstinado em recolocar o PT no poder, o governo Temer decidiu suspender o reajuste de 4,6% do Bolsa Família que prometeu anunciar em JUL/17, já que a área econômica avaliou que, em meio à crise financeira, não há espaço no Orçamento para isso.

Ditador e assassino venezuelano que contou com o apoio de Dilma e Lula para chegar ao poder, Nicolás Maduro, seguindo a cartilha populista, anunciou no domingo um aumento de 50% no salário mínimo, o terceiro apenas este ano.

PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil