R.B. 11/DEZ/14 ''A imagem pode ser embaraçosa''


R.B.

"A imagem pode ser embaraçosa"

 

São Paulo, 11 de dezembro de 2014 (QUINTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

 

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após recuar -4,7% nos últimos 3 pregões e fechar a sessão anterior no menor nível desde 26/MAR/14, acompanhando a melhora do ''humor'' nas bolsas da Europa e (2) o DÓLAR pode cair, após fechar o pregão anterior no maior patamar desde 15/ABR/15, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pelos leilões de venda do BC.

 

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu 1,3%, rompendo o ''suporte'' dos 50.000pts para fechar aos 49.548pts, mais uma vez acompanhando as perdas das principais bolsas mundiais, seguindo o recuo das commodities e pressionada pela queda das ações da Petrobrás (-4,2%), que fechou o dia no menor patamar desde 16/MAI/16 e que pode até ter o mesmo destino da OGX caso o governo Dilma siga sem fazer nada para reverter a aversão dos investidores com a referida estatal e (2) o DÓLAR subiu 0,7% à R$ 2,61, com baixo volume de negócios, seguindo a o desempenho da moeda norte-americana no exterior e influenciado pela crescente piora do ''humor'' dos investidores externos com a economia brasileira.

 

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -2,2% registrando a maior perda porcentual em três semanas, diante de uma onda de vendas de dólares, o que valorizou a moeda local (o iene) e desencadeou uma realização de lucros em ações de montadoras e outras empresas de exportação e China 2,9%, recuperando parte das perdas do pregão anterior (-5,4%), diante de uma maior procura dos investidores por ações de bancos e construtoras, (2) da EUROPA, revertendo uma abertura positiva, Inglaterra -0,4%, França -0,8% e Alemanha -0,1%, novamente prejudicadas pelo aumento dos riscos políticos na Grécia e pela queda nos preços do petróleo e (3) dos EUA, ainda realizando lucros recentes e com o S&P e o DJ registrando suas maiores baixas dos últimos 2 meses, S&P -1,5%, DJ -1,5% e NASDAQ -1,4%, com destaques de queda para as empresas petrolíferas, como ExxoMobil (-2,9%) e Chevron (-2,0%), após a Opep anunciar uma redução na demanda mundial pelo outrora considerado ''ourou negro''.

 

Provando que os baixos índices de desemprego no Brasil são fruto da redução do número de brasileiros dispostos a labuta, em OUT/14, apresentando o sétimo mês consecutivo de retração, o número de vagas de trabalho na indústria tupiniquim caiu -0,4% na comparação com SET/14 e -4,4% na comparação com OUT/13, o que é fruto do pessimismo dos empresários com o futuro do país.

 

Como o brasileiro não tem educação financeira e por este motivo gasta mais do que pode e por isto se endivida, as taxas de juros cobradas no cartão de crédito, também influenciadas pela recente elevação da Selic e pelas perspectivas negativas para a economia brasileira, atingiram estratosféricos 246,1% ao ano, o que representa o maior patamar em quase 15 anos.

 

O aumento concedido na terça-feira de 46,14% ao custo da geração de energia de Itaipu deverá impactar a conta de luz dos consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em ao menos 12%, o que acarretará em mais pressão inflacionária e em novos aumentos da taxa básica de juros, a Selic.

 

-    A Petrobrás caiu -4,2%, porem ontem, além dos ''rumores'' de que Dilma pode tirar Graça da presidência da empresa, mesmo que seja para colocar o Tiririca no lugar, que assim como Garotinho é deputado da base aliada, após o fechamento do pregão foi anunciado que o governo prepara uma operação de socorro para reforçar o caixa da estatal, que poderá vender no mercado, com garantia do Tesouro, títulos lastreados em uma dívida de R$ 9bi que a Eletrobrás tem com ela.

-    A Magazine Luiza subiu 0,9% já que, financiada com juros baixos pelo BNDES, a empresa, que ''por acaso'' foi uma das que mais fez doações para a campanha de reeleição de Dilma, anunciou ontem que adquiriu 10 pontos em Fortaleza recentemente.


Política:
 
Exemplo da incompetência administrativa do PT, o petista Agnelo Queiros, que é governador do Distrito Federal e tem o maior índice de rejeição entre os governadores do Brasil, transformou a capital do país em uma enorme bagunça, com greve do transporte público, atraso nos salários dos profissionais da saúde e da educação, insegurança e até mato tomando conta da cidade.

 

Após muito debate, ontem a bancada do PT na Câmara, sem medo de bater de frente com o PMDB. decidiu apresentar o nome do deputado Arlindo Chinaglia, do PT de SP, os demais partidos da base aliada (PROS, PC do B, PDT, PHS e PEN) para tentar consolidar a candidatura petista para a disputa pela Presidência da Casa contra o peemedebista Eduardo Cunha, que é o favorito na disputa.

 

Como não funcionou a tentativa de manobra feita pelo deputado petista José Mentor, amigo de Vargas, que chegou a encerrar a sessão, ontem, por 359 sim, 1 não e 6 abstenções, o plenário da Câmara aprovou a cassação do deputado André Vargas, que agora fica inelegível por 8 anos.

 

Ontem, depois de 60 anos na política e com 84 anos de idade, o senador peemedebista Pedro Simon, do RS, fez sua despedida do Congresso e da vida pública, defendendo no seu discurso o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa e o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, pelo empenho no combate à "corrupção e impunidade".

 

Conforme já era esperado, contrariando o parecer dos técnicos, ontem os ''nobres'' ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que é comandado por um ex-advogado do PT, aprovou as contas da campanha da presidenta Dilma, que será diplomada no próximo dia 18 para seu segundo mandato.


Crítica:
 
Já sabendo, assim como Obama já sabe, o que vamos comprar amanhã, qual é o nosso salário daqui a 10 anos e se bobear até quando vamos morrer, o Facebook agora está projetando uma nova funcionalidade que será capaz de identificar se o usuário está bêbado na foto que está postando e alerta-lo de que ''a imagem pode ser embaraçosa''.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil