R.B. 16/SET/13 ‘’Tortura das dezenas de senhas’’


R.B.

"Tortura das dezenas de senhas"

 

São Paulo, 16 de setembro de 2013 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais, já que a retirada de Lawrence Summers da disputa para a sucessão de Ben Bernanke no Fed (''BC'' dos EUA) é vista em Wall Street como um evento que deverá fazer crescer o apetite por risco, pois a avaliação é que o próximo presidente do Fed terá uma posição mais acomodatícia em relação à política monetária.

-    O DÓLAR pode cair, com ''boas chances'' de fechar a semana próximo dos R$ 2,25, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pelos leilões de venda do BC e principalmente mesmos motivos que devem ''animar'' a Bovespa.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 0,9%, abriu ''de lado'', para na mínima recuar –0,7%, porem passou a subir ainda na parte da manhã e fechou em alta após 3 sessões consecutivas de baixa, estimulada pelos ganhos das Bolsas de NY e também pela valorização dos papéis da Petrobras (1,6%).

-    DÓLAR 0,3% à R$ 2,28, já abriu em alta e, diante da expectativa que antecede a reunião de política monetária do Fed (''Copom'' dos EUA), manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, com baixo volume de negócios e em sintonia com a valorização da moeda norte-americana ante o euro e outras moedas de países exportadores de commodities.

-    Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO 0,1%, acumulando uma alta de 3,9% na semana e ainda sustentada pelo persistente entusiasmo com a vitória de Tóquio na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, porem CHINA –0,9% e CORÉIA –0,5%, em um movimento de realização de lucros antes da reunião de política monetária nos EUA.

-    Na EUROPA, próximas da estabilidade, porem também sem uma tendência única, INGLATERRA –0,1%, FRANÇA 0,1% e ALEMANHA 0,1%, com a cautela prevalecendo antes da reunião de política monetária nos EUA  e antes do fim de semana, já que muitos investidores preferiram manter posições defensivas pela possibilidade de alguma novidade na crise da Síria.

-    Nos EUA, com o DJ registrando o maior ganho semanal em 9 meses, S&P 0,3%, DJ 0,5% e NASDAQ 0,2%, já que a divulgação de indicadores negativos sobre a economia norte-americana reduziram os ''temores'' de corte dos estímulos monetários por parte do Fed (''Copom'' local) na reunião desta semana.


Economia:

 

Ensinando mais uma vez para a ''gerente'' Dilma que o mercado gosta de regras claras, é avesso ao risco e desconfia do governo, o leilão do primeiro lote de rodovias a serem concedidas à iniciativa privada, realizado na sexta-feira passada, foi um verdadeiro fracasso, já que o trecho da BR-262, considerado o mais atraente, não teve sequer um interessado.

 

Ressaltando que o governo Dilma incentiva uma ação intervencionista do BNDES movido por uma ideologia nacional-desenvolvimentista, o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do BC, afirmou que o empresário tem de ser escolhido pelo mercado e não pelo governo.

 

Indicando que, após o forte crescimento do segundo trimestre, o PIB brasileiro perdeu fôlego rapidamente, em JUL/13 o índice do Banco Central que estima mensalmente o desempenho da economia caiu -0,3% na comparação com o mês anterior, quando retirado os efeitos sazonais da atividade.

 

Lawrence Summers, favorito de Obama e um dos nomes mais cotados para o comando do Fed (o ''BC'' dos EUA), retirou o seu nome na disputa pela sucessão de Ben Bernanke alegando oficialmente que o processo de confirmação do seu nome seria difícil e não serviria aos interesses do Federal Reserve, do governo ou, finalmente, aos interesses da atual recuperação econômica do país.

 

Diante do crescimento da rede de correspondentes bancários, da expansão do microcrédito e do aumento da renda da população mais pobre, atualmente 56% dos adultos brasileiros tem conta bancária, porem, principalmente devido a falta de educação financeira, apenas 1/5 dos brasileiros que tem conta em banco economizam dinheiro.

 

Em um cenário de juros em alta e economia crescendo menos do que o esperado, o IFIX (índice dos fundos imobiliários), que chamou a atenção em 2012 com uma alta de 35%, agora perde força e acumula perdas de -12,6% nos 8 primeiros meses deste ano.

 

-    A Petrobrás subiu 1,6%, diante do aumento dos ''rumores'' de que o governo federal deve conceder um novo reajuste no preço da gasolina até o dia 21/OUT/13, quando ocorrerá o primeiro leilão do pré-sal em Libra.


Política:

 

Apesar de pressionado por Eduardo Campos, o governador de Pernambuco que quer logo oficializar sua candidatura à presidência do Brasil em 2014, o PSB protela o máximo que pode a saída do governo Dilma e assim sendo consegue manter 2 ministérios sob seu comando,  o da Integração Nacional e a Secretaria dos Portos.

 

Piorando ainda mais as regras eleitorais, o Senado pretende aprovar na noite de hoje um projeto de alteração na legislação eleitoral que, entre outros pontos, extingue a pena de prisão para a prática de boca de urna, autoriza comícios a entrar pela madrugada e libera as carreatas no dia da eleição.

 

Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos do governo Alckmin em SP, se reuniu, desde o início da atual gestão, 73 vezes com representantes de oito companhias que foram citadas pela Siemens como integrantes de cartéis que atuaram em licitações da CPTM e do Metrô, empresas públicas vinculadas à pasta.

 

Com grandes possibilidades de frustrar a vontade popular, Celso de Mello, o ministro do STF responsável pelo voto de desempate que definirá se os 12 condenados no mensalão terão direito a novo julgamento, disse ontem que, ainda que a corte permita nova chance para os réus, isso não implicará necessariamente alteração das suas penas.


Crítica:

 

Mais do que um novo apetrecho que pode estimular o consumidor a trocar seu aparelho semi-novo por um novinho em folha, o leitor biométrico que agora vem embutido no botão frontão do novo iPhone e que lê as impressões digitais representa o início do fim da ''tortura das dezenas de senhas'' que todo usuário, principalmente corporativo, tem que decorar e também trocar periodicamente em seus computadores.

 

Ilustrando de forma clara como funciona o spread bancário, enquanto a velha e tradicional caderneta de poupança rende 0,48% ao mês, índice determinado pelo governo, os juros de pagamento do cheque especial dos bancos chegam até 10,67% ao mês.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho