R.B. 13/SET/13 ‘’Os limites da ética’’


R.B.

"Os limites da ética"

 

São Paulo, 13 de setembro de 2013 (SEXTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, após 3 pregões consecutivos de queda, acompanhando a recuperação dos preços das commodities e a valorização das demais bolsas mundiais e também impulsionada pela melhora gradativa das perspectivas de crescimento da economia brasileira.

-    O DÓLAR pode seguir em queda, com ''boas chances'' de fechar o mês abaixo ''suporte'' dos R$ 2,35, influenciado pelo gradativo aumento do fluxo positivo de recursos externos, que pode se intensificar em caso de sucesso dos leilões de concessões de trechos das rodovias que começam hoje na Bovespa.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,5%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,4%, porem como no pregão anterior passou a cair ainda na parte da manhã, ainda realizando lucros acumulados em SET/13 (6,1%), pressionada pelo recuo das ações da Petrobrás (-2,2%) e acompanhando as perdas das bolsas de NY.

-    DÓLAR –0,5% à R$ 2,28, já abriu em queda e, mesmo com a manutenção da realização de lucros na Bovespa, manteve a trajetória descendente ao longo de ''quase'' todo pregão, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e também influenciado pelo aumento do fluxo de entrada de recursos externos.

-    Na ÁSIA, seguindo o bom desempenho das bolsas dos EUA no dia anterior, JAPÃO %, CORÉIA 0,2% e CHINA 0,6%, porem com baixos volume de negócios diante do inicio das ''tensões'' antes da próxima reunião do FOMC (''Copom'' dos EUA) que ocorrerá na semana que vem e quando o BC norte-americano poderá indicar a redução de seu programa de compra de bônus.

-    Na EUROPA, sem uma tendência única, INGLATERRA 0,0%, FRANÇA 0,3% e ALEMANHA –0,1%, com os mercados tomando ''um pouco de fôlego" e acreditando que, quando ''baixar a poeira'' do impacto do provável anuncio da redução dos estímulos monetários nos EUA, há espaço para subir mais diante dos sinais de recuperação econômica.

-    Nos EUA, realizando lucros após o S&P subir por 7 pregões consecutivos, S&P –0,3%, DJ –0,2% e NASDAQ –0,2%, desta vez com destaques de baixa para as ações das mineradoras, diante do recuo dos preços dos dos metais preciosos, como o ouro, que caiu -2,6%, e a prata, que despencou -5%.


Economia:

 

''Testando o apetite'' dos investidores privados por investimentos no Brasil e, segundo o governo Federal, com previsão de forte concorrência, começam hoje na Bovespa os leilões para disputa das concessões de trechos das rodovias, inicialmente da BR-050 (MG-GO) e da BR-262 (MG-ES), o que é considerado o mais importante programa na área de infraestrutura da presidente Dilma Rousseff.

 

Contrariando a opinião do FMI, segundo a ONU os países ex-comunistas e em desenvolvimento, como o Brasil e a Rússia, avançam para um crescimento muito mais rápido neste ano do que o mundo desenvolvido, o que significa que continuarão como o principal motor da economia mundial.

 

Mostrando otimismo, Meirelles, ex-presidente do BC, afirmou ontem que o resultado das vendas do varejo brasileiro em JUL/13 indicam que, superando as expectativas pessimistas, a economia brasileira poderá crescer mais de 2,62% este ano, que é a média prevista para a economia mundial.

 

Acreditando que ''tem moral'' para atrair investidores para projetos de infraestrutura no Brasil, Mantega, ministro da Fazenda, ''avisou'' que vai para os EUA no dia 25/SET/13 para participar de mais uma apresentação a investidores estrangeiros em NY.

 

Apesar de sempre ''garantir'' que a autoridade monetária brasileira não tem meta para o dólar e não pretende interferir na cotação da moeda norte-americana, ontem Tombini, presidente do BC, ''comemorou o sucesso'' dos recentes leilões de swap cambial, que desde que começaram já fizeram o real se apreciar mais de 6%.

 

Superando, e muito, as ''apostas do mercado'' (0,2%), em JUL/13 as vendas do comércio varejista brasileiro, impulsionadas pelo setor de tecidos, vestuários e calçados, apresentaram uma alta de 1,9% na comparação JUN/13 e de 6,0% na comparação com JUN/12, o que representa o melhor resultado desde JAN/12.

 

Diante do sobe e desce da cotação do real em relação ao dólar nos últimos meses e da expectativa de que a volatilidade continue, os bancos tupiniquins decidiram suspender o pagamento de compras no exterior com cartão de crédito diretamente em reais.

 

Como fruto dos recentes aumentos da Selic pelo Copom, em AGO/13 a media das taxas de juros para pessoas físicas ficou em 5,51% ao ano, contra 5,48% ao ano em JUL/13, o que representa a quarta alta mensal consecutiva e o maior patamar desde NOV/12.

 

Beneficiando-se da crescente falta de qualidade do ensino publico no Brasil e tornando o custo de vida das famílias cada dia mais elevado, segundo uma pesquisa recente em 2014 as escolas particulares de SP terão reajustes de 7% a 11% nas suas mensalidades, patamar bem acima da inflação, que medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano.

 

Diante da tributação maior aos carros importados criada pelo regime automotivo, a marca de luxo Jaguar Land Rover estuda formas de manter o crescimento dos últimos anos no país e uma das opções é iniciar produção no país, o que a ajudaria a pagar alíquotas menores.

 

-    A Petrobras caiu -2,2%, refletindo as declarações da presidente da empresa, Graça Foster, que afirmou que a companhia não pensa em reajustar os combustíveis.

-    A Embraer caiu -4,9%, em um ''ajuste técnico'' após a forte alta de 40% acumulada no mês.


Política:

 

Com assinaturas até de fundadores do partido #Rede não aceitas pelos cartórios eleitorais, Marina Silva vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral para validar as mais de 88 mil assinaturas analisadas e recusadas pelos cartórios eleitorais sem alegação de motivo usando como argumento que a ineficiência da burocracia não pode se sobrepor à previsão constitucional da livre criação de partidos.

 

Apesar de criticar a "multiplicidade" de partidos políticos no país, Alckmin, governador de SP, afirmou que não descarta se aliar em 2014 ao Solidariedade, sigla que foi fundada pelo deputado Federal Paulinho da Força Sindical e que, se oficializada pela Justiça Eleitoral, deve ser a 32ª no cenário político brasileiro.

 

Inimigo declarado dos tucanos, Cid Gomes, governador do Ceará e membro do PSB, afirmou a Eduardo Campos, governador de Pernambuco e seu colega de partido, que uma candidatura própria do partido à Presidência do Brasil não pode "fortalecer a oposição reacionária" e se dispôs a reaproxima-lo da presidenta Dilma.


Crítica:

 

Enquanto no espaço sideral uma sonda da NASA testa ''os limites do Sistema Solar'', em Brasília o ''nobre ministro'' do STF Celso Mello, que aliás foi nomeado por Sarney, será o responsável por testar ''os limites da ética'' na mais alta corte do Brasil ao dar o voto de minerva que, após 53 sessões, vai decidir na quarta-feira da próxima semana se os condenados do caso mensalão tem direito a um novo julgamento.
 
Diante dos altos índices de violência e da crescente sensação de insegurança dos brasileiros, no segundo trimestre de 2013 a procura por blindagem de veículos na cidade de SP cresceu em média 35% na comparação com o mesmo período de 2012.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho