R.B. 19/JUL/13 ‘’Cabeça à premio’’


R.B.

"Cabeça à premio"

 

São Paulo, 19 de julho de 2013 (SEXTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode subir, para fechar em alta pelo quinto pregão consecutivo, desta vez influenciada positivamente pelo anuncio da agencia de classificação de risco Fitch de reafirmar a sua ''nota'' para o Brasil em "BBB", com perspectiva estável.

-    O DÓLAR deve seguir em queda, rumo aos R$ 2,20, influenciado pelo mesmo motivo que pode levar à valorização da Bovespa e também pelo crescimento da disposição do governo Dilma de conter a valorização da moeda norte-americana para segurar a inflação brasileira.

 

ONTEM

-    BOVESPA 0,5%, abriu em queda, para na mínima recuar-0,6%, porem passou a subir ainda na parte da manhã e fechou o dia em território positivo pelo quarto pregão consecutivo, influenciada pelo bom humor externo e por um movimento de ''caça de barganhas'' na bolsa brasileira que, enquanto as bolsas de NY estão no maior patamar da história, ainda recua –21,8% no ano e –13,9% nos últimos 12 meses.

-    DÓLAR –0,2% à R$ 2,22, abriu em leve alta, para na máxima avançar 0,3%, porem passou a cair ainda na parte da manhã, acompanhando a melhora do ''humor'' na Bovespa e também influenciado pelos leilões de venda do BC, algo que não ocorria desde 10/JUL/13.

-    Na ÁSIA, realizando lucros recentes, JAPÃO –0,5%, CORÉIA –0,6% e CHINA –1,6%, com os mercados chineses prejudicados por preocupações sobre o financiamento disponível para incorporadores imobiliários e as ações ligadas à tecnologia atingidas pela estimativa pessimista de receita anual e por cortes de gastos de capital da norte-americana Intel Corp's.

-    Na EUROPA, revertendo uma abertura negativa, para fecharem nas máximas em 6 meses, INGLATERRA 0,9%, FRANÇA 1,4% e ALEMANHA 1,0%, impulsionada pelo bom desempenho das ações dos bancos, ''animados'' pela decisão do BC Europeu de afrouxar as regras de garantias de empréstimos.

-    Nos EUA, também revertendo uma abertura negativa, para fecharem nos maiores patamares da história, S&P 0,5%, DJ 0,5% e NASDAQ 0,1%, beneficiadas pela divulgação de resultados melhores do que esperados do Morgan Stanley e de outras empresas e pela sinalização de que o BC local não deve diminuir os estímulos econômicos do país no curto prazo.


Economia:

 

Corroborando com o discurso feito por Dilma no dia anterior, ontem, após o fechamento do pregão, a agência de classificação de risco Fitch reafirmou a sua ''nota'' para o Brasil em "BBB", com perspectiva estável, afirmando que há sinais de melhoras no rumo econômico do país, como a aceleração do ciclo de alta de juros, a maior flexibilidade do câmbio e uma ênfase renovada na disciplina fiscal que, se sustentados, poderão ajudar a restaurar a confiança e a aumentar a consistência das políticas econômicas.

 

Ontem foi divulgada a ata da 176ª reunião do Copom, que ocorreu na semana passada, confirmando que a taxa de juros deve seguir subindo, aparentemente até 9,5%, nas 3 reuniões que a autoridade monetária ainda tem até o encerramento de 2013, principalmente por conta da preocupação mais explícita com o impacto da valorização do dólar na inflação.

 

Logo após Mantega, ministro da Fazenda, dizer que o dólar não vai mais cair, a indústria anunciou que já prepara uma onda de reajuste de preços devido à alta da moeda norte-americana, que neste ano já subiu quase 10%, o que deve ampliar a pressão inflacionária até o fim do ano.

 

Aproveitando-se de uma melhora momentânea nos mercados globais após a autoridade monetária dos EUA aliviar preocupações sobre possível redução de liquidez, o Banco do Brasil, que é o maior banco do país, captou 700 mi de euros no exterior pagando um juros de 3,875% ao ano em bônus de 5 anos.

 

Como 7 das 8 concorrentes que disputavam a licitação para o gerenciamento do projeto do trem-bala ligando Campinas – SP e RJ foram eliminadas da disputa, por terem rejeitados documentos comprovando a qualificação técnica de responsáveis por áreas específicas no projeto, apenas um consórcio italiano segue no processo.

 

-    A Brookfield subiu 7,4%, a PDG avançou 4,3% e a Rossi ganhou 3,02%, após divulgarem prévias dos resultados do segundo trimestre do ano, com números que agradaram os analistas, cujas perspectivas são positivas para o segmento.


Política:

 

Refletindo o crescente descontentamento da população com os políticos em geral, segundo a ultima pesquisa com intenções de voto para presidente, Dilma caiu de 58% para 30%, Marina Silva cresceu de 12% para 22%, Aécio Neves subiu de 9% para 13% e Eduardo Campos avançou de 3% para 5%.

 

Com seu partido passando aos poucos para a oposição, ontem o deputado peemedebista Henrique Alves, que também é presidente da Câmara, afirmou que seu partido está ''recomendando'' à presidenta Dilma que faça já uma reforma ministerial e reduza de 39 para 25 o número de pastas.

 

Com a ''cabeça à premio'' por conta de seu baixo desempenho na pasta, Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, ''garantiu'' que não avalia a possibilidade de o governo federal fazer mudanças em ministérios.

 

Apesar de ser aliado do governo Dilma desde o início do ano, Kassab, o ex-prefeito de SP e ''dono'' do PSD, está se reaproximando de Serra, ex-governador de SP e seu ''padrinho'' politico, que procura um partido para se candidatar à presidência em 2014.


Crítica:

 

Com o objetivo de reduzir a burocracia para quem quer cancelar serviços de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura, a Agência Nacional de Telecomunicações vai obrigar as empresas do setor a permitirem a possibilidade de encerramento do contrato desses serviços pelo atendimento eletrônico, sem que seja necessário passar por um atendente.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho