R.B. 21/JUN/13 ‘’Nociva volatilidade’’


R.B.

"Nociva volatilidade"

 

São Paulo, 21 de junho de 2013 (SEXTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode subir, ainda em um movimento de ''caça de barganha'', acompanhando a recuperação dos preços commodities, que ontem registraram a maior queda diária em 18 meses, e a melhora do ''humor'' nas bolsas dos países do ''primeiro mundo''.

-    O DÓLAR deve cair, em um ''ajuste técnico'' após fechar maior patamar desde 1º/ABR/09, influenciado pelo provável recuo internacional da moeda norte-americana e também pelos esperados leilões de venda promovidos pelos BC brasileiro.

 

ONTEM

-    BOVESPA 0,7% (aos 48.214pts), abriu em queda, para na mínima recuar –4,0% e atingir os 45.985pts, porem foi se recuperando gradativamente e em um movimento de ''caça de barganhas'' passou a subiu na ultima hora do pregão, na contramão dos mercados externos e diante da percepção de alguns estrangeiros de que o mercado brasileiro ficou "barato em dólar".

-    DÓLAR 1,7% à R$ 2,26, já abriu em alta e, mesmo com os 3 leilões de venda do BC, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, para fechar em território positivo pelo quinto pregão consecutivo, refletindo o nervosismo global diante dos sinais de que o programa de estímulo dos Estados Unidos pode estar perto do fim.

-    Na ÁSIA, em mais um dia de perdas, JAPÃO –1,7%, CORÉIA –2,0% e CHINA –2,8%, prejudicadas (1) pelas sinalizações de Bernanke, o presidente do Fed (''BC'' dos EUA), de que a redução do programa de relaxamento monetário da instituição pode começar até o final deste ano e (2) pela divulgação de dados negativos do setor industrial da chinês.

-    Na EUROPA, registrando as maiores baixas dos últimos 19 meses, INGLATERRA –3,0%, FRANÇA –3,7% e ALEMANHA –3,3%, reagindo negativamente aos sinais de que existe um cronograma para o fim dos estímulos monetários nos EUA e com destaques de queda para as ações de bancos e de mineradoras.

-    Nos EUA, registrando as maiores quedas diárias desde NOV/11, S&P –2,5%, DJ –2,3% e NASDAQ –2,3%, com os investidores ainda realizando lucros acumulados no ano diante do aumento da possibilidade de uma redução do programa de estímulos monetários do Fed (''BC'' local).


Economia:

 

Segundo Thomas Traumann, o porta-voz do Palácio do Planalto, é um "boato irresponsável" os rumores que circulavam na imprensa e no mercado financeiro de que Lula teria recomendado a Dilma a troca de Mantega, o ministro da Fazenda, por Henrique Meirelles, ex-presidente do BC, porem irresponsável mesmo é a presidenta manter em sua equipe um ministro sem apoio e sem credibilidade e cuja capacidade técnica é questionada até por um estagiário.

 

Apenas horas antes de o BNDES anunciar a suspensão de sua bilionária emissão de debentures, Luciano Coutinho, presidente do referido banco de fomento, ''garantiu'' que a atual instabilidade dos mercados não deve afetar os leilões de concessões de infraestrutura.

 

Dando 5 sinais positivos da economia brasileira, (1) em MAI/13 o emprego na indústria de SP cresceu 3,6% na comparação com ABR/13 e 2,2% na comparação com MAI/12, (2) o total de residências no Brasil que contam com acesso à internet subiu de 36% em 2011 para 40% no ano passado, (3) em JUN/13 o o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios ficou 3,6% maior que em JUN/12, (4) segundo a Boa Vista em MAI/13 as vendas do comercio varejista brasileiro foram 0,9% maiores que em MAI/12 e (5) em MAI/13 as vendas de materiais de construção cresceram 1,6% na comparação com ABR/13 e 3,1% em relação a MAI/12.

 

Podendo ajudar na queda da inflação, (1) os produtos derivados do milho estão segurando a inflação da "cesta junina" graças à supersafra do grão neste meio de ano e (2) segundo estimativas preliminares da consultoria Tendências, a redução da tarifa de ônibus anunciada pelas autoridades de SP e RJ terá impacto de –0,10% sobre os índices de inflação de JUN/13 e de JUL/13.

 

Com uma enorme e também ''nociva volatilidade'', a BM&FBovespa informou que atingiu ontem a marca histórica de 1.650.568 negócios no mercado de ações, superando o recorde anterior era de 1.500.477 transações, registrado em 14/SET/12, e que no segmento BM&F foi alcançada a marca histórica de 251.781 negócios, superando o recorde anterior de 209.974 negócios registrado no dia 11/JUN/13.

 

-    A CCX caiu -37,5%, após Eike Batista anunciar que foi cancelada a oferta pública de aquisição de ações para fechar o capital da empresa.


Política:

 

Mostrando mais uma vez ''quem é o chefe'', foi Lula, e não a presidenta Dilma, que foi consultado primeiro e que ''garantiu'' para os jornais e para as TVs que não está na pauta do governo a mudança da equipe econômica comandada por Mantega.

 

De forma oportunista e também perigosa, principalmente porque a população já mostrou que está mais 'esperta'', o PT decidiu convocar seus militantes para participarem dos protestos contra a corrupção no governo que ele mesmo comanda.

 

Provavelmente desesperada e sem saber o que fazer diante das crescentes manifestações contra seu governo que se espalham pelo Brasil, ontem Dilma decidiu cancelar a viagem ao Japão na próxima semana e convocou para hoje uma reunião com seus ministros.

 

Como a humildade passa longe dela e Dilma é ''centralizadora'' e só escuta a opinião do seu ''guru'' Lula, realmente é muito difícil que a presidenta do Brasil tire o ''cordeirinho'' Mantega e coloque Meirelles no ministério da Fazenda, principalmente porque o referido ex-presidente do BC de Lula exige ''carta branca'' para assumir cargos públicos.


Crítica:

 

Com potencial de se tornar a maior manifestação popular da história do Brasil, já que o dia é propicio para agregar também aqueles que trabalham e não podem deixar seus postos durante a semana, está marcada para amanha, na avenida Paulista, uma passeata contra a PEC37, a chamada de ''PEC da Impunidade''.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho