R.B. 16/MAI/13 ‘’Seu guru’’


R.B.

"Seu guru"

 

São Paulo, 16 de maio de 2013 (QUINTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve seguir em alta, ampliando a pequena valorização acumulada nos 2 últimos pregões (1,0%) e reduzindo a desvalorização ainda acumulada no ano (-9,9%), impulsionada por bons resultados anunciados por empresas brasileiras e acompanhando o bom desempenho das demais bolsas mundiais.

-    O DÓLAR pode cair, devolvendo parte dos ganhos acumulados em 2 pregões consecutivos de alta, diante das ''apostas'' de que a moeda norte-americana está próxima do seu ''limite informal'' de alta e que por este motivo o BC, mais preocupado com a inflação, deve atuar na ponta vendedora.

 

ONTEM

-    BOVESPA 0,5%, abriu em queda, para na mínima recuar –0,3%, porem, em um pregão com boa volatilidade e bom volume de negócios (R$ 8,1bi), fechou em leve alta, impulsionada pelo bom desempenho dos papéis da OGX (6,8%) e seguindo a valorização das bolsas de NY.

-    DÓLAR 0,6% à R$ 2,03, já abriu em alta e manteve-se em território positivo ao longo de todo pregão, acompanhando a trajetória ascendente da moeda norte-americana  nos demais países do mundo, diante da divulgação de indicadores econômicos negativos tanto na Europa quanto nos EUA.

-    Na ÁSIA, acompanhando o bom desempenho das bolsas dos EUA no dia anterior, JAPÃO 2,3%, superando a marca dos 15.000pts pela primeira vez em mais de 5 anos, novamente com destaques de alta para as exportadoras, que por sua vez foram impulsionadas pela valorização do dólar frente a moeda local (o iene), CHINA 0,4%, em um movimento de recuperação técnica diante das perdas dos 2 últimos pregões e CORÉIA 0,1%, acompanhando o bom desempenho da bolsa do Japão.

-    Na EUROPA, revertendo uma abertura negativa, INGLATERRA 0,1%, FRANÇA 0,4% e ALEMANHA 0,2%, renovando as máximas em vários anos depois de dados fracos sobre a zona do euro alimentarem as expectativas de que o BC Europeu forneça mais estímulos à economia do bloco.

-    Nos EUA, também revertendo uma abertura negativa, para o S&P e o DJ fecharem novamente nos seus maiores patamares da história, S&P 0,5%, DJ 0,4% e NASDAQ 0,3%, já que os investidores preferiram desprezar os dados econômicos negativos e se focarem em um dado positivo do setor imobiliário do país.


Economia:

 

Principalmente devido à crescente perda de credibilidade de Mantega, o ministro brasileiro da Fazenda, e da falta de uma definição clara de qual é a politica econômica do governo Dilma, segundo um estudo da FGV nos 4 primeiros meses deste ano a média dos indicadores de confiança dos empresários tupiniquins ficou em 92,7pts, patamar -4,4% inferior à média registrada desde JUL/10 e –10,1% menor que na comparação com o pico da série, em AGO/10.

 

Como o empresário brasileiro não tem confiança para investir na ampliação da produção, no primeiro trimestre deste ano a participação dos importados no consumo doméstico atingiu 21,9%, o que representa a maior taxa registrada desde 2007, quando os dados começaram a ser tabulados.

 

Dando 3 sinais positivos da economia brasileira, (1) em ABR/13 o número de novos registros de inadimplentes caiu -0,4% na comparação com MAR/13, (2) em MAR/13 as vendas do varejo cresceram 4,5% na comparação com MAR/12 e (3) em ABR/13 os financiamentos de veículos cresceram 10% ante MAR/13 e 17,1% na comparação com ABR/12.

 

Mesmo com mais emprego e renda maior, ainda é difícil para o consumidor brasileiro organizar as contas e evitar o endividamento descontrolado, por isto, depois da bandeira da chamada bancarização, para aumentar o número de brasileiros que usam serviços bancários, a educação financeira dos clientes ganha cada dia mais força no discurso das instituições financeiras.

 

Afastando os consumidores diante dos recentes e fortes aumentos de preço, em MAR/13 as vendas de alimentos e bebidas nos supermercados brasileiros tiveram a segunda queda consecutiva, desta vez de -2,1% na comparação com FEV/13, o que representa o maior recuo na comparação com o mês anterior desde FEV/08.


Política:

 

Ontem, após mais de 25 horas de votação na Câmara e preso em manobras da oposição, o governo foi forçado a recuar e apoiou a aprovação de uma das emendas mais polêmicas à MP dos Portos, permitindo, em troca de investimentos, a renovação de contratos de arrendamento em terminais portuários firmados depois de 1993.

 

Com a oposição ''aproveitando'' que a base aliada de Dilma estava tentando aprovar a MP dos portos, ontem a Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou a convocação de Edison Lobão, o ministro de Minas e Energia, para prestar esclarecimentos sobre a exploração de nióbio no Brasil, que é um mineral raríssimo cujo pais detém 98% das reservas mundiais.

 

Certamente alegrando a oposição e também dona Marisa, a mulher de Lula, ontem o Ministério Público Federal anunciou que já tem elementos suficientes para acusar Rosemary Noronha, ex-chefe no escritório da Presidência em SP e ''amiga íntima'' do referido ex-presidente Lula, de tráfico de influência.

 

Filiado até o começo deste mês ao PSB, o empresário José Batista Júnior, um dos donos do grupo JBS-Friboi, assinou ontem sua filiação ao PMDB de Goiás, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e deve ser o candidato peemedebista ao governo do referido estado em 2014.

 

Aumentando ainda mais os gastos do estado brasileiro, ontem o plenário do Senado aprovou a criação de cerca de 7 mil cargos públicos federais efetivos, a serem preenchidos por concurso público.


Crítica:

 

Por um enorme descaso do governo tucano de SP, alunos de pelo menos 4 cidades da região metropolitana do estado estão sem livros didáticos até agora, às vésperas do fim do primeiro semestre.

 

Seguindo os passos de ''seu guru'' Hugo Chávez, o falecido ditador da Venezuela, Evo Morales conseguiu que a Câmara dos Deputados da Bolívia aprovasse ontem uma Lei de Aplicação Normativa que permitirá que ele possa se candidatar a um terceiro mandato presidencial.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho