R.B. 22/ABR/13 "Legitimidade e credibilidade"


R.B.

"Legitimidade e credibilidade"

 

São Paulo, 22 de abril de 2013 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após 3 semanas consecutivas acumulando quedas, em um movimento de ''caça de barganhas'' influenciado positivamente pela melhora do ''humor'' externo e pela recuperação dos preços das commodities.

-    O DÓLAR deve cair, com ''boas chances'' de fechar o dia abaixo dos R$ 2,00, seguindo o fluxo positivo de recursos externos influenciado pelo retorno do apetite ao risco entre os investidores, otimistas com as conversações da reunião do G-20 e do FMI.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 1,4% (aos 53.928pts), já abriu em alta e, impulsionada pelas ações do grupo EBX, de Eike Batista, e pela Petrobras, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, para recuperar uma parte das perdas acumuladas na semana (-de 1,9%).

-    DÓLAR –0,5% à R$ 2,00, já abriu em queda e manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, devolvendo uma parte da forte alta acumulada na semana (2,0%), diante da melhora do ''humor'' na Bovespa e seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

-    Na ÁSIA, recuperando uma pequena parte das perdas acumuladas na semana, JAPÃO 0,7%, CORÉIA 0,3% e CHINA 2,1%, com destaques de alta para ações de empresas do setor de materiais, à medida que investidores comemoravam notícias apontando para o aumento do interesse estrangeiro por ações chinesas.

-    Na EUROPA, fechando em alta, porem registrando o pior desempenho semanal desde NOV/12, INGLATERRA 0,7%, FRANÇA 1,5% e ALEMANHA 0,2%, com destaque positivo para a recuperação do setor de mineração, após o fundador da mineradora Eurasian Natural Resources Corporation, cujas ações saltaram 26,2%, dizer que está buscando formar um consórcio para oferta de aquisição.

-    Nos EUA, em um dia de recuperação e de agenda vazia de indicadores, S&P 0,8%, DJ 0,1% e NASDAQ 1,2%, impulsionadas por balanços positivos de blue chips no primeiro trimestre, como o da Microsoft, cujas ações subiram 3,4%, e o da Google, que teve ganhos de 4,43%.


Economia:

 

Com o objetivo de estimular os investimentos em uma fonte de energia sustentável , renovável e 100% brasileira, hoje Dilma  reunirá o setor sucroalcooleiro para fechar um pacote de financiamentos ao produtor, reduções de juros em empréstimos e redução da carga tributária para o setor.

 

Mesmo contrariado, Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, afirmou sábado que os EUA e a Europa jogam com a "legitimidade e credibilidade" do FMI ao frear a reforma que dá mais peso aos países emergentes no organismo e deveria ter sido completada em OUT/12.

 

Na sexta-feira, logo após Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, ''garantir'', durante uma reunião anual do FMI, que a inflação brasileira está "sob controle e tende a cair", foi divulgado o IPCA-15 de ABR/13, que ficou em 0,51%, ante 0,49% em MAI/12, que agora acumula alta de 6,51% em 12 meses, patamar acima do teto da meta do governo, de 6,50%.

 

Contrariando o chefe, Luiz Awazu, diretor de Assuntos Internacionais e de Regulação do Sistema Financeiro do BC, afirmou na sexta-feira que a inflação brasileira está elevada, difusa e persistente, mas que a política vai ajudar a guiá-la de volta para a meta.

 

Mesmo com o dólar acumulando alta de 7,3% nos últimos 12 meses, as exportações brasileiras de produtos manufaturados caíram -8,2% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2012.

 

Mais uma empresa chinesa cancelou a compra de soja do Brasil por atrasos na entrega do produto, afirmou sexta-feira em Pequim o senador Blairo Maggi, que se reuniu com vários importadores para avaliar o impacto do apagão logístico nacional sobre o humor de seu principal cliente agrícola.

 

Apesar de Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, ter afirmado que Eike Batista é um ''empresário comum'', o socorro do seu combalido grupo X começará pela petroleira OGX e o plano traçado envolve um sócio russo, a venda de ativos e parcerias com a Petrobras em novos campos de petróleo.

 

Após afirmar que a Petrobrás vai dobrar de tamanho até 2020, principalmente por conta da produção do pré-sal, Graça Foster, presidente da empresa, voltou a defender a política de reajuste de preços adotada pela companhia e, apesar de descartar qualquer interferência do governo para segurar novos aumentos de combustível e evitar impacto na inflação, ressaltou que os investidores sabem que a companhia tem o governo brasileiro como seu controlador.

 

-    A OGX subiu 7,9%, refletindo a notícia de que executivos da Petronas, uma das maiores petroleiras da Ásia, consultaram autoridades brasileiras sobre o campo de Tubarão Martelo, área da companhia localizada na bacia de Campos.

-    A Petrobras avançou 3,7%, depois que o banco Credit Suisse divulgou relatório em que ressalta bons motivos para comprar a ação da empresa.

-    A MRV subiu 4,79%, após a empresa informar que fechou o primeiro trimestre com vendas contratadas 34% maior que no mesmo período do ano passado.


Política:

 

Pré-candidatos do PT ao governo paulista em 2014, os ministros Aloizio Mercadante, da Educação, e Alexandre Padilha, da Saúde, têm concentrado em SP seus compromissos oficiais fora de Brasília, já que o Estado é o mais visitado pelos dois, que usam as viagens para anunciar benefícios para municípios, entregar obras e divulgar ações do governo federal.

 

Abatidos depois da aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que esvazia novos partidos políticos, organizadores da sigla lançada pela ex-senadora Marina Silva neste ano já reconhecem que será difícil tirá-la do papel a tempo de participar das eleições de 2014 em condições competitivas.

 

Mostrando, pela enésima vez, que não sabe fazer oposição, mesmo após FHC defender a elevação da Selic, Aécio Neves provocou Dilma ao afirmar que curioso para saber quando a presidenta vai convocar rede nacional de TV para anunciar a volta da política de alta dos juros.

 

Com o foco em Lula, a oposição vai exigir do Palácio do Planalto explicações sobre a sindicância interna que investigou as denúncias envolvendo a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, indiciada pela Polícia Federal por formação de quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência em todas as instâncias governamentais para obter benefícios financeiros.


Crítica:

 

Confirmando mais uma vez que ''o barato sai caro'', segundo o Ministério dos Transportes, ao menos 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul foram construídos com trilhos de baixa qualidade, que reduzirão a quantidade de carga transportada pela via e ameaçam a sua segurança.

 

Na sexta-feira passada a TV Globo interrompeu a novela para dar a noticia da prisão do suposto autor do atentado da segunda-feira passada em Boston. No entanto, são assassinadas mais de 50.000 pessoas por ano no Brasil e isso é apenas noticia nos programas sensacionalistas da tarde. Na realidade não teriam de interromper muitas vezes as emissões sempre que apanhassem esses assassinos porque menos de 5% são presos.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho