R.B. 14/DEZ/12 ‘’Projeto faraônico’’


R.B.

"Projeto faraônico"

 

São Paulo, 14 de dezembro de 2012 (SEXTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após 2 pregões consecutivos de queda, acompanhando a leve melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais, diante dos sinais de que pode sair até o final do ano um acordo para evitar o ''abismo fiscal'' nos EUA.

-    O DÓLAR pode cair, retornando a sua trajetória descendente após a alta do pregão de ontem, acompanhando a tendência internacional da moeda norte-americana, que perde valor quando são reduzidas as tensões mundiais e os investidores se animam a correr maiores riscos.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,2% (aos 59.316pts), abriu ''de lado'', para na máxima avançar 0,8%, porem perdeu ''forças'' na parte da tarde e fechou em leve queda, com as persistentes preocupações sobre o impasse fiscal nos EUA motivando investidores adotarem tom mais cauteloso.

-    DÓLAR 0,4% à R$ 2,08, abriu em queda, para na mínima recuar –0,2%, porem passou a subir ainda na parte da manhã, com saídas pontuais poucas horas antes do final da sessão e piora do cenário externo com preocupações crescentes sobre o abismo fiscal nos EUA puxando a cotação.

-    Na ÁSIA, em alta pelo sétimo pregão consecutivo, JAPÃO 1,7%, CORÉIA 1,4% e CHINA 1,0%, com destaques de alta para as ações das empresas exportadoras, ''animadas'' com as novas ações do Fed (''BC'' dos EUA) para impulsionar a economia norte-americana.

-    Na EUROPA, realizando lucros após atingirem os maiores patamares em 18 meses, INGLATERRA –0,3%, FRANÇA –0,1% e ALEMANHA –0,4%, com destaques de queda para as ações de empresas do setor de saúde, como AstraZeneca (-3,0%), após incertezas sobre as negociações orçamentárias dos EUA levarem investidores a embolsar os ganhos dos últimos 8 pregões de alta.

-    Nos EUA, interrompendo uma série de 6 pregões consecutivos de alta, S&P –0,6%, DJ –0,6% e NASDAQ –0,7%, diante das preocupações sobre a possibilidade de que as negociações sobre o abismo fiscal em Washington estejam se arrastando com poucos progressos.


Economia:
 
Dando novos sinais positivos da economia brasileira, (1) no terceiro trimestre deste ano os acessos à internet via banda larga móvel somaram 65,4 milhões, o que representa uma alta de 84,1% em relação ao mesmo período do ano passado e (2) diante de juros mais baixos, retomada do crédito e preços contidos, em OUT/12 as vendas do comércio foram 9,1% maiores que em OUT/11, registrando o quinto mês consecutivo de crescimento.
 
Mostrando otimismo, mesmo com os problemas nos países do ''primeiro mundo'', segundo uma sondagem feita pela FGV sobre as perspectivas das indústrias brasileiras para o próximo ano, 50% programam aumentar os investimentos  e 71% preveem crescimento real das vendas.
 
''Apostando no Brasil'', a empresa gigante de tecnologia Cisco anunciou que vai investir R$ 12mi no fundo de capital de risco Monashees Capital, que tem sua base em SP e aplica em start-ups das áreas de internet e educação.
 
Confirmando o enorme conservadorismo dos investidores brasileiros, que por sua vez prejudica o financiamento do setores produtivos da economia brasileira, segundo uma pesquisa recente 44,4% dos investidores tupiniquins preferem a poupança, que atualmente rende quase a mesma coisa que a inflação, 37% preferem manter dinheiro na conta corrente, o que é um excelente negócio para os bancos, 3,7% preferem os imóveis, 3,3% são ludibriados pelos títulos de capitalização e apenas 1% se ''arriscam'' nas ações.
 
Insistindo em seu ''projeto faraônico'', o governo federal elevou de 30% para 45% a sua participação nos investimentos necessários para a construção do trem-bala, que só deve começar a circular em 2021 e que terá 8 estações entre Campinas e Rio de Janeiro, obviamente passando por São Paulo.
 
Para não ter maiores problemas com suas exportações de carnes, o governo brasileiro vai enviar missões oficiais para Japão, China e África do Sul para esclarecer o caso não clássico de mal da vaca louca, ocorrido em 2010 no Paraná e divulgado no dia 7/DEZ/12.
 
-    A Embraer caiu –2,6%, mesmo após a Rússia ter anunciado que liberou a venda de jatos E-190 da empresa no país.

Política:
 
Líder da bancada das armas, o deputado peemedebista Sandro Mabel quer que o deputado peemedebista Marcelo Castro, relator da medida provisória que desonera as folhas de pagamentos de diversos setores industriais, estenda estes benefícios fiscais à indústria de armamentos, alegando que o setor de defesa é imprescindível para a manutenção de nossa soberania.
 
Apesar de apoiar o pleito dos estados produtores de petróleo, a presidenta Dilma afirmou ontem que "não tem mais o que fazer" para impedir que o Congresso derrube seu veto às mudanças na divisão dos royalties, ressaltando que o Congresso é autônomo e poderá tomar a decisão que quiser.
 
Para justificar o uso de um helicóptero oficial do Estado para buscar filho e netos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alckmin, o governador tucano de SP, afirmou que exerce seu cargo 24 horas por dia.
 
Confortável ao voltar, mesmo que de forma provisória, a presidência do Brasil 22 anos depois de deixa-la, ontem Sarney se reuniu com 4 ministros e se exibiu na cadeira de Dilma para uma comitiva de senadores, de fotógrafos e de jornalistas.

Crítica:
 
Por falta de transparência nos serviços incluídos nos seus pacotes de serviços, os 6 maiores bancos do país, que são Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander, terão que prestar contas ao governo e já foram notificados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
 
Revelando um enorme conflito de interesses, que por mais incrível que pareça já ocorreu inúmeras outras vezes, Erivelto Rodrigues, presidente da agência de avaliação de risco Austin Rating, é sócio de uma empresa em que o banco BVA, que está sob intervenção do Banco Central desde OUT/12, tem participação.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho