R.B. 17/DEZ/12 ‘’Bala de prata’’


R.B.

"Bala de prata"

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2012 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve seguir em alta, elevando os ''tímidos'' ganhos acumulados no ano (5,0%) para tentar fechar a semana acima dos 60.000pts, com bom volume de negócios devido ao vencimento de opções e beneficiada pelo aumento das expectativas de que haja um acordo na questão fiscal dos EUA.

-    O DÓLAR pode cair, acompanhando a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e influenciado pelo anuncio do BC de que fará hoje um leilão de venda da moeda norte-americana para equilibrar a liquidez do mercado, provavelmente por ter percebido um fluxo negativo de recursos em virtude das remessas de fim de ano.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 0,5% (aos 59.604pts), já abriu em alta e, mesmo com as perdas nas bolsas de NY, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, sustentada pelo forte avanço dos papéis da Petrobras (3,2%) e da Vale (3,2%), beneficiadas pela divulgação de dados melhores do que o esperado sobre o setor industrial da China.

-    DÓLAR 0,3% à R$ 2,09, abriu em queda, para na mínima recuar –0,2%, porem passou a subir na parte da tarde, para fechar o pregão no maior patamar do dia, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, diante das incertezas relacionadas aos debates em torno da questão fiscal nos EUA.

-    Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO –0,1%, em um movimento de cautela antes das eleições gerais de domingo e com destaques de queda para Retailing (-1,4%) e Softbank (2,8%), CHINA 4,3%, no seu nível mais alto desde 10/AGO/12 e com a maior alta porcentual diária desde 09/OUT/09, com destaques de alta para as ações dos bancos, como Tangshan Jidong Cement (7,3%) e Anhui Conch Cement (4,6%) e CORÉIA –0,4%, pressionada por ações de empresas de tecnologia e de montadoras.

-    Na EUROPA, em mais um pregão de tímida recuperação, INGLATERRA 0,3%, FRANÇA 0,1% e ALEMANHA 0,2%, com dados econômicos positivos da Alemanha, França e China, compensando a persistente preocupação com as negociações para evitar o abismo fiscal nos EUA.

-    Nos EUA, em mais um pregão de baixos volumes de negócios, S&P –0,4%, DJ –0,3% e NASDAQ –0,7%, já que mais uma vez os receios com o chamado abismo fiscal afastaram os investidores dos mercados acionários, desta vez mesmo com a divulgação de dados econômicos positivos.


Economia:
 
Mostrando uma ''prudência importante'', Angela Merkel, a chanceler da Alemanha, alertou seus colegas europeus contra um otimismo prematuro de que a crise da dívida da zona do euro foi contida e, ressaltando que não há ''bala de prata'' que possa resolver a crise da dívida com um tiro, pediu que os líderes fiquem no curso das reformas econômicas e de política fiscal.
 
Após a divulgação de uma pesquisa indicando que cerca de 1% da população brasileira investe em ações e que 37% dos brasileiros ''investem na conta corrente'', Leonardo Pereira Gomes, presidente da Comissão de Valores Mobiliários, afirmou que a educação de investidores e capacitação dos profissionais de mercado é uma de suas prioridades.
 
Um pouco melhor que o esperado (0,30%), o Índice de Atividade Econômica do BC, considerado uma prévia do PIB, subiu 0,36% em OUT/12 em relação ao mês anterior, revertendo uma queda de -0,52% registrada em SET/12 ante AGO/12.
 
Enquanto a produtividade do setor de serviços na Coreia do Sul subiu 123% entre 1950 e 2005, a do Brasil caiu -9% no mesmo período e com isto o setor de serviços, que representa hoje quase 70% da economia brasileira, é o principal responsável pelo crescimento brasileiro ter despencado a partir dos anos 80.
 
Em 2012 o número de alunos brasileiros estudando no exterior cresceu 31% na comparação com 2011 e, como fruto da crise financeira nos países de ''primeiro mundo'', as principais universidades da Europa e dos EUA, também se ''aproveitando'' da enorme carência de educação de qualidade no Brasil, ''apostam'' cada dia mais nos estudantes tupiniquins para encher suas salas de aula nos próximos anos.
 
Como o governo federal só incentiva o transporte rodoviário e quando fala de trem só fala em trem-bala,  o setor brasileiro de caminhões convive com as dores do crescimento, já que o ritmo da retomada da produção nas montadoras não acompanhou a intensidade da recuperação dos pedidos, provocando um quadro de falta de produtos, peças e longos prazos de entrega, que atualmente em alguns modelos chegam até a ABR/13.
 
Apesar dos embargos impostos à carne brasileira por Japão, China e África do Sul, o veterinário Bernard Vallat, diretor-geral da Organização Mundial para a Saúde Animal, afirmou que não existe um risco real no manejo ou no consumo do produto.

Política:
 
Enquanto a oposição, mais uma vez errada, continua atacando Lula e já lançou Aécio, mesmo que de forma não oficial, como seu candidato a presidente em 2014, o governo da presidenta Dilma é avaliado como ótimo ou bom por 62% da população brasileira, o que repete o resultado anterior e representa o maior patamar da história.

 

Provavelmente tentando se explicar, Sarney, o presidente do Senado, deve conversar com a presidenta Dilma antes de convocar a sessão do Congresso para, na última semana de trabalhos do Congresso no ano, votar o veto ao projeto de distribuição dos royalties resultantes da exploração do petróleo.

 

''Passando a sacolinha'', como já tinha feito durante visita oficial à França, no início da semana passada, a presidenta Dilma disse na última sexta-feira, perante uma plateia de empresários russos que participaram do Fórum Empresarial Brasil-Rússia, em Moscou, que o Brasil é um País de oportunidades e aberto a parcerias com investidores estrangeiros.

 

Segundo uma pesquisa recente, se a eleição presidencial fosse hoje, o PT teria 2 nomes com chance de vencer no primeiro turno, já no cenário com Dilma a presidenta tem 57% das intenções de voto e no cenário com Lula o ex-presidente tem 56% das intenções do voto.


Crítica:
 
Dando um exemplo de sustentabilidade ao combinar um motor a gasolina a um propulsor elétrico, tecnologia que reduz o consumo e as emissões de poluentes, a prefeitura de SP lançou um Programa de Táxis Híbridos, que concedeu novos alvarás para empresas frotistas que compraram híbridos, e a experiência começou com o Toyota Prius, que começará a ser vendido oficialmente no Brasil só em JAN/13, mas que já tem algumas unidades circulando com taxistas pelas ruas da maior cidade do Brasil.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho