R.B. 28/NOV/12 ‘’Patricinhas iradas’’


R.B.

"Patricinhas iradas"

 

São Paulo, 28 de novembro de 2012 (QUARTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após a queda de ontem, diante da ''apostas'' de que (1) Obama vai conseguir apoio ao seu plano de redução do déficit fiscal norte-americano e (2) o Copom vai manter a taxa básica de juros do Brasil no menor patamar da história (7,25% ao ano).

-    O DÓLAR pode voltar a cair, seguindo o fluxo positivo de recursos externos e a trajetória internacional da moeda norte-americana, porem ainda com pouca volatilidade e baixo volume de negócios diante da expectativa de novas intervenções do BC.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,9% (aos 56.248pts), abriu em alta, para na máxima avançar 1,2%, porem passou a cair na última hora do pregão, com as incertezas sobre a situação fiscal dos EUA ofuscando o otimismo inicial com um acordo para aliviar o fardo da dívida da Grécia.

-    DÓLAR –0,1% à R$ 2,08, já abriu em queda e, com o mercado evitando forçar demais a cotação da moeda norte-americana para não provocar uma nova intervenção do BC, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, em mais um dia de baixo volume de negócios.

-    Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO 0,4% e CORÉIA 0,9%, ''comemorando'' o fato de os credores globais terem chegado a um acordo sobre as novas metas de dívida para a Grécia e um acordo político sobre o desembolso da próxima parcela de ajuda ao país, porem CHINA –1,3%, no menor nível desde 2009, puxadas por fraqueza em empresas sensíveis ao crescimento do país.

-    Na EUROPA, ainda recuperando perdas recentes, INGLATERRA 0,2%, FRANÇA 0,1% e ALEMANHA 0,5%, desta vez beneficiadas pelo acordo entre os credores internacionais para cortar a dívida da Grécia, dando algum apoio para a confiança dos investidores no curto prazo.

-    Nos EUA, revertendo uma abertura positiva, S&P –0,5%, DJ –0,7% e NASDAQ –0,3%, já que agora os investidores começam a se preocupar mais com o chamado "abismo fiscal" do país após, (1) o democrata Harry Reid, líder da maioria no Senado, afirmar que houve pouco progresso nas negociações e (2) Richard Fisher, presidente do Fed de Dallas, alertar que uma eventual solução temporária, que não deixe claro para as empresas as políticas fiscal e regulatória do país, pode ter efeitos destrutivos para a economia norte-americana.


Economia:
 
Começou ontem e termina hoje, após o fechamento do pregão, a última reunião do Copom em 2012, na qual a taxa básica de juros (SELIC), que atualmente está no menor patamar da história, deve ser mantida em 7,25% após 10 reduções consecutivas desde que estava em 12,5% em AGO/11.
 
Provavelmente prejudicando o Brasil, já que ainda tem muito gringo que acredita que a capital tupiniquim é Buenos Aires, ontem, a agência de classificação de risco de crédito Fitch reduziu sua ''nota'' para a Argentina, de B para CC, por considerar que o risco de calote é "provável".
 
Dando margem para otimismo, o indicador da Serasa Experian que mede a perspectiva da atividade econômica com 6 meses de antecedência cresceu 0,3% em SET/12 em relação ao mês anterior, alcançando a pontuação de 100,5, o que indica que a economia brasileira prosseguirá em trajetória de recuperação do seu dinamismo não apenas no quarto trimestre deste ano, mas também ao longo do primeiro trimestre de 2013.
 

Na esteira da redução da Selic, a indústria de fundos acelerou o corte na taxa de administração este ano e, segundo um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, nos 9 primeiros meses deste ano 28 fundos reduziram suas taxas de administração e 62 fundos diminuíram o tíquete inicial.

 

Como reflexo da enorme falta de mão de obra qualificada no Brasil, mesmo com a economia brasileira crescendo menos de 2% este ano, cerca de 1/4 dos empresários brasileiros planeja conceder aos seus funcionários um aumento nos salários acima da inflação até outubro de 2013.

 
Reduzindo a pressão, Márcio Zimmermann, secretário de Minas e Energia, afirmou ontem que se houver ajuste nas indenizações das empresas do setor de energia elétrica, o valor será "marginal", ressaltando que todas as companhias com contratos vencendo entre 2015 e 2017 ganharam, após publicação da Medida Provisória 579, o direito de antecipar a renovação de seus contratos e prorrogar as concessões por mais 30 anos.
 
-    A B2W subiu 17,9%, após ter sua recomendação de compra elevada pelo Bank of America Merrill Lynch.

Política:
 
Mostrando que os tucanos tentam se aproximar do peemedebista com o maior número de eleitores, ontem José Anpibel, secretário de Energia de SP, afirmou que o Estado é solidário ao RJ na tentativa de derrubar o projeto de lei que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo no país.
 
''Aclamado'' pelos ''anti-PT'' a ser candidato à presidente em 2014, Joaquim Barbosa, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do STF Supremo Tribunal de Justiça, indicou que deve apoiar a tese de que o conselho tem poder para quebrar dados sigilosos de juízes e desembargadores em sindicâncias.
 
A ida de José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, à Câmara Federal para dar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, ganhou ontem o aval de lideres do PT na Casa.
 
Conforme já era de se esperar, ontem Kassab, presidente nacional do PSD e atual prefeito de SP, afirmou a integrantes da executiva nacional do seu partido que a presidenta Dilma convidou a legenda a participar do seu governo e ofereceu-lhe mais de uma opção de cargo.

Crítica:
 
Deixando as ''patricinhas iradas'' e confirmando mais uma vez que as ''lojas de elite'' ganham muito mais quando vendem para o ''povão'', ontem, no primeiro dia de vendas da coleção da Daslu para a Riachuelo, os estoques se esgotaram e a rede teve de repor peças em ao menos quatro lojas da Grande SP.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho