R.B. 19/MAR/12 ''Azedando o humor''


R.B.

"Azedando o humor"

 

São Paulo, 19 de março de 2012 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode cair, para fechar em território negativo pelo quarto pregão consecutivo, seguindo a piora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e o recuo das commodities e também prejudicada pelo provável aumento da desconfiança com a segurança ecológica da exploração do pré-sal.

-    O DÓLAR deve subir, reduzindo a desvalorização ainda acumulada no ano (-3,5%), influenciado pela provável piora do ''humor'' na Bovespa e também seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA -0,1%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,6%, porem, mesmo com o bom desempenho das bolsas de NY, perdeu ''forças'' e passou a cair na parte da tarde, pressionada principalmente pelas perdas nas ações de empresas voltadas para a economia domestica, como Brookfield (-3,8%), Gol (-3,8%) e Natura (-3,3%).

-    DÓLAR -0,1% à R$ 1,80, já abriu em queda e, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana, manteve-se em território negativo ao longo de ''quase'' todo pregão, para reduzir a valorização acumulada no mês para (4,8%).

-    Na ÁSIA, ainda sem uma tendência única, JAPÃO 0,1% (2,1% na semana e de quase 20% no ano) e CHINA 1,3%, diante do aumento da confiança dos investidores com os sinais de um crescimento mais forte dos EUA, porem CORÉIA -0,5%, realizando lucros recentes.

-    Na EUROPA, avançando pelo quarto pregão consecutivo, para fecharem nos maiores patamares dos últimos 8 meses, INGLATERRA 0,4%, FRANÇA 0,4% e ALEMANHA 0,2%, à medida que a demanda por ações na região continuou a se recuperar e os medos sobre a dívida soberana se apaziguaram.

-    Nos EUA, fechando a melhor semana dos últimos 3 meses, S&P 0,1% (2,4% na semana), DJ -0,1% e NASDAQ 0,1%, porem com ''fôlego reduzido'' já que 2 relatórios econômicos menos positivos diminuíram a perspectiva de mais ganhos.


Economia:
 
''Azedando o humor'' no inicio desta semana, Mohamed El-Erian, diretor-geral do fundo de investimentos PIMCO, afirmou na edição de ontem da revista alemã Der Spiegel que Portugal corre o risco de ser uma segunda Grécia devido à sua enorme dívida soberana e certamente necessitará de um segundo plano de resgate, o que despertará novas dúvidas sobre a solvência do país.
 
Tentando mostrar otimismo, Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, afirmou que vê sinais esperançosos de que a economia global recuou da beira do abismo e está se estabilizando, porem ressaltou que ainda considera riscos, inclusive de desaceleração nas economias emergentes.
 
''De olho'' nos cada dia mais valorizados reais brasileiros, hoje Hope Andrade, secretária de Estado do Texas, desembarca em SP para tentar atrair empresas brasileiras interessadas nos EUA, dando sequência a uma enxurrada de missões estaduais norte-americanas ao Brasil.
 
Diante do aumento da renda e da conectividade dos brasileiros, em 2012 as lojas brasileiras projetam vender 29 smartphones por minuto, o que representará um aumento de 73% na comparação com 2011, quando foram vendidos 17 aparelhos deste tipo por minuto.
 
Com o objetivo de beneficiar os exportadores, na sexta-feira pela manhã o governo Dilma decidiu reduzir para zero a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre contratos derivativos de hedge de exportação.
 
Dando mais um importante sinal de controle da inflação, o IPC registrou alta de apenas 0,01% na segunda quadrissemana de MAR/12, número que ficou abaixo do esperado (0,05%) e que representa uma ligeira aceleração sobre a deflação de -0,02% apresentada no primeiro levantamento do mês.

Política:
 
''Metendo a boca no trombone'', Romário, ex-jogador de futebol e atualmente um exemplar deputado federal pelo PSB do RJ, afirmou ontem que, por conta da má gestão dos políticos brasileiros, a Copa do Mundo de 2014 se tornará o "maior roubo da história" do país.
 
Apesar de ser esperado com ansiedade pelos candidatos petistas que disputam prefeituras nas eleições deste ano, principalmente por Haddad que tem apenas 3% das intenções de voto em SP, Lula deve fazer uma viagem de uma semana para descansar e os seus médicos só o liberaram para viagens de trabalho a partir de MAI/12.
 
O novo líder do governo na Câmara, o petista Arlindo Chinaglia, começa a semana empenhado em acalmar os ânimos na base aliada, prometendo abrir canal direto com os ministros para prioritariamente destravar a votação da Lei Geral da Copa.
 
Apenas 15 meses depois de formar uma gigantesca base de apoio dentro do Congresso, com 17 partidos aliados, a presidenta Dilma viu esse amplo arco de alianças se desmantelar na semana passada e terá de enfrentar o painel de votação do Senado na terça-feira sem saber com quantos parlamentares

Crítica:
 
Levantando sérias dúvidas sobre a viabilidade ecológica da exploração do pré-sal, após o anúncio do segundo derramamento de petróleo na Bacia de Campos, a Agência Nacional de Petróleo e o Ibama temem o afundamento do solo e a ampliação das fissuras nas rochas, ressaltando que ainda não há tecnologia disponível para atenuar o problema, classificado como inédito por especialistas.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho