R.B. 31/JAN/12 ''Provocando os EUA''


R.B.

"Provocando os EUA"

 

São Paulo, 31 de janeiro de 2012 (TERÇA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, retornando à sua trajetória de alta após 2 pregões seguidos de realização de lucros, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e também impulsionada pelas perspectivas positivas para a economia brasileira.

-    O DÓLAR pode cair, retornando à sua ''trajetória natural'' após o ''ajuste técnico'' do pregão anterior, acompanhando a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e também o ''crescente e constante'' fluxo positivo de recursos externos.

 

ONTEM

-    BOVESPA -0,2% (aos 62.770pts), já abriu em queda e, ainda realizando lucros recentes, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, acompanhando o recuo das commodities e as perdas das demais bolsas mundiais.

-    DÓLAR 0,6% à R$ 1,75, já abriu em alta e, em um ''ajuste técnico'' após 9 pregões consecutivos de baixa, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, em uma sessão pautada pelos compradores tanto no mercado local quanto externo.

-    Na ÁSIA, com investidores realizando lucros após o rali recente e adotando uma posição cautelosa para aguardar o resultado das negociações de troca de dívida na Grécia, JAPÃO -0,5%, CORÉIA -0,4% e CHINA -1,5%, também pressionada pelo recuo dos preços das commodities.

-    Na EUROPA, nos menores patamares das 2 ultimas semanas, INGLATERRA -1,1%, FRANÇA -1,6% e ALEMANHA -1,0%, pressionadas pelo impasse nas discussões sobre um acordo de troca de dívida da Grécia e pelo conseqüente aumento da diferença entre os juros dos títulos públicos portugueses e alemães de dez anos para máximas históricas, alimentando preocupações de que Portugal possa eventualmente seguir a Grécia ao reestruturar sua dívida.

-    Nos EUA, seguindo as perdas das bolsas da Europa, S&P -0,2%, DJ -0,1% (aos 12.653pts) e NASDAQ -0,2%, também prejudicadas  por dados mais fracos que o esperado sobre o gasto do consumidor do país.


Economia:
 
Ajudando a acalmar os ''mercados'', hoje pela manhã os líderes europeus chegaram a um acordo oficial para a criação do Mecanismo de Estabilização Financeira, que terá 500bi de euros para servir de blindagem para conter crises no interior da zona do euro.
 
Demonstrando um pouco mais de otimismo, o ''mercado'' (1) manteve em 3,27% sua projeção para o crescimento do PIB brasileiro em 2012 e (2) reduziu pela nona semana consecutiva, desta vez de 5,29% para 5,28%, suas estimativas para o IPCA de 2012.
 
Dando mais um sinal positivo da economia brasileira, segundo dados de uma pesquisa recente feita em 40 países, 92% dos empresários brasileiros pretendem aumentar o salário de seus funcionários em 2012, patamar bem acima da média global de 66%.
 
Confirmando o enorme interesse por investimentos no Brasil, faltando apenas uma semana para o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, pelo menos 11 consórcios estão perto de formação ou já foram oficialmente anunciados para entrar na disputa.
 
Indicando uma importante desaceleração da inflação, em JAN/12 o IGP-M registrou elevação de 0,25%, acumulando com isto uma alta de 4,53% nos últimos 12 meses, patamar este bem próximo do centro da meta do BC (4,5%).
 
-    A Brasil Foods caiu -0,6%, mesmo após o seu Conselho de Administração autorizou a contratação do limite de crédito rotativo de R$ 2,52bi junto ao BNDES para amparar os diversos projetos de expansão orgânica da empresa.

Política:
 
Tentando convencer Serra a disputar a prefeitura de SP nas eleições municipais deste ano, o deputado pernambucano Sergio Guerra, que é presidente do PSDB, afirmou que FHC falou o que o partido pensa, ressaltando que entre os tucano não há essa dúvida de que o Aécio será o candidato do partido à presidência em 2014.
 
Após se reunir com a direção do PP e com Jaques Wagner, o petista que governa a Bahia, Dilma acertou a saída do ministro Mário Negromonte, das Cidades, e entre os nomes analisados para substitui-lo estão o do líder do PP na Câmara, Agnaldo Ribeiro, e dos deputados Márcio Reinaldo e Beto Mansur.
 
Mostrando que a volta dos trabalhos no Congresso, marcada para esta quinta-feira, não vai ser fácil para o governo Dilma, já estão protocolados em comissões da Câmara e do Senado requerimentos de convocação do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, para que ele dê detalhes das consultorias milionárias que fez após terminar seu mandato de prefeito de BH.
 
Ontem, em uma reunião da cúpula do PSD em SP, Meirelles, ex-presidente do BC, voltou a defender que o partido do prefeito Kassab apóie o pré-candidato do PT, Fernando Haddad, nas eleições municipais deste ano.

Crítica:
 
Mais uma vez ''provocando os EUA'', ontem governo iraniano anunciou que fabricou um tipo de munição guiada por laser que é capaz de detectar e atingir alvos em movimento com "grau alto de precisão".

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho