R.B. 13/SET/10 ''Uma moda que já está decadente nos EUA''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Uma moda que já está decadente nos EUA"

São Paulo, 13 de setembro de 2010 (SEGUNDA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve seguir em alta, rumo aos 70.000pts, acompanhando a trajetória ascendente das demais bolsas mundiais e influenciada positivamente pelas perspectivas cada dia mais favoráveis para a economia brasileira.
- O DÓLAR deve seguir em queda, para fechar novamente no menor patamar do ano, influenciado pelo crescente fluxo positivo de recursos externos, ''engordado'' pela capitalização da Petrobras e pela retomada de captações externas por outras empresas.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA 0,3%, já abriu ''de lado'' e, com pouca volatilidade (máxima de 0,3% e mínima de -0,2%) e baixo volume de negócios (R$ 4,6bi), manteve a trajetória indefinida ao longo de todo pregão, em ''contagem regressiva'' para o inicio do período de reservas para a oferta publica das ações da Petrobrás.
- DÓLAR -0,2% à R$ 1,72, já abriu em queda e, mesmo com o aumento do ''apetite'' do BC nos seus leilões de compra, manteve a trajetória negativa ao longo de todo dia, para fechar em baixa pelo oitavo pregão consecutivo.
- Na ÁSIA, em um movimento de ''caça de barganhas'', que foi ''inspirado'' pela divulgação de dados econômicos positivos nos EUA e na China, JAPÃO 1,5%, CORÉIA 1,0% e CHINA 0,3%, com destaques de alta para as exportadoras, principalmente do setor de tecnologia.
- Na EUROPA, em um ''movimento de cautela'' antes do final de semana, INGLATERRA 0,1%, FRANÇA 0,1% e ALEMANHA -0,1%, com destaque negativo para as ações do Deutsche Bank (-4,9%), diante de ''rumores'' de que planeja aumentar seu capital, e destaque positivo para as ações da Volkswagen (3,3%), já que dados mostraram que as exportações do setor automotivo cresceram 40,8% no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado.
- Nos EUA, na sétima alta em 8 sessões, S&P 0,5%, DJ 0,5% e NASDAQ 0,3%, beneficiadas pela divulgação de índices econômicos positivos, como os estoques no atacado, que em JUL/10 subiram ao maior nível em 2 anos.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Se juntando ao ''time dos otimistas'', Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, descartou que a economia mundial encadeie uma segunda recessão consecutiva e assegurou que a recuperação dos últimos meses prosseguirá.

Como fruto do aumento da renda e da queda do desemprego, segundo um estudo da FGV, este ano, pela primeira vez na história, a classe média do Brasil, que representava 32,5% da população em 1992, atingiu 50% da população e agora é dominante em poder de compra, comandando o país não só economicamente, mas também em termos políticos.

Dando mais um sinal positivo da economia interna, em JUL/10 o nível de emprego no setor industrial cresceu 0,3% sobre JUN/10 e 5,4% na comparação com JUL/09, o que representa o sétimo mês consecutivo de alta.

Com o seu nível de emprego em patamares recorde, as construtoras, diante da falta de mão de obra, já começam a contratar mulheres e trabalhadores egressos do corte da cana-de-açúcar para atenuar o déficit de trabalhadores no setor de construção civil.

Diante da dificuldade para acessar o crédito, seja pela burocracia ou seja pelas altas taxas cobradas, segundo um estudo do Insper as pequenas e médias empresas brasileiras pouco se apóiam em linhas de financiamento para sustentar e ampliar seus negócios.

Mostrando que as coisas negativas podem ter seu lado positivo, segundo dados do BC, apesar da elevada expansão da demanda doméstica, o forte aumento das importações está ajudando a manter a inflação sob controle, como no caso dos produtos comercializáveis, que são aqueles que são vendidos globalmente, como eletrônicos, carros e commodities, cuja alta dos preços acumulada em 12 meses era de ''apenas'' 2,58% em JUL/10, patamar bem abaixo, portanto, da variação geral de preços de 4,6% registrada para o período pelo IPCA.

- O Pão de Açúcar caiu -4,1%, um dia após anunciar seu plano de metas para o novo conglomerado de varejo, formado após a fusão com o grupo Casas Bahia.
- A OGX Petróleo subiu 1,0%, diante do anuncio de que as chinesas Sinopec Group e CNOOC estão fazendo ofertas por participações em ativos detidos pela empresa de Eike Batista.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Deixando cada vez mais claro que a ''fatura'' das eleições presidenciais será liquidada no primeiro turno, segundo a ultima pesquisa (1) Dilma se manteve com 50%, (2) Serra caiu de 27% para 26% e (3) Marina subiu de 10% para 11%.

Com Serra no ataque desde o começo, não perdendo tempo nem para dar boa noite, Dilma se defendendo e tentando mostrar as realizações do governo Lula, Marina tentando apresentar suas propostas e Plínio mostrando com é maluco e despreparado, o debate de ontem entre os presidenciáveis na Rede TV não mudará em nada o atual quadro das eleições.

Sem discurso e ciente de que terá que encontrar alguma ''bomba'' para evitar a vitória de Dilma já no primeiro turno, a oposição decidiu acionar o Ministério Público para investigar o caso de suposto tráfico de influência envolvendo Israel Guerra, filho da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, braço direito da ex-ministra e candidata do PT à Presidência.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Com o consumidor brasileiro, neste caso infelizmente, seguindo ''uma moda que já está decadente nos EUA'', principalmente por conta do enorme impacto ambiental que ela causa, nos 8 primeiros meses deste ano as vendas de picapes cresceram 31,3% na comparação com o mesmo período de 2009.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------