R.B. 28/JUN/10 ''Lovemark’’

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Lovemark "

São Paulo, 28 de junho de 2010 (SEGUNDA-FEIRA).
________________________________________
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA pode voltar a subir, para finalmente fechar o dia acima dos 65.000pts, com baixo volume de negócios devido ao jogo do Brasil na Copa, porem estimulada pela valorização das commodities e pela melhora do ‘’humor’’ nas demais bolsas mundiais após a reunião do G-20.
- O DÓLAR deve seguir em queda, ampliando a desvalorização já acumulada no mês (-2,2%), seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana e o ‘’crescente e constante’’ fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e ‘’investimentos’’.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA 1,4%, abriu ‘’de lado’’, para na mínima recuar -0,2%, porem, com baixo volume de negócios (R$ 3,3bi) e acompanhando a melhora do ‘’humor’’ nas bolsas de NY, passou a subir ainda na parte da manhã, impulsionada principalmente pelo gradual e continuo torno do capital estrangeiro.
- DÓLAR -0,5% à R$ 1,78, já abriu em queda e, assim como na Bovespa, com baixo volume de negócios devido ao jogo do Brasil na Copa da África, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, seguindo o fluxo positivo de recursos externos mesmo com os leilões de compra do BC.
- Na ÁSIA, seguindo as perdas das bolsas da Europa no dia anterior, JAPÃO -1,9%, com destaques de queda para as exportadoras, como Tokyo Electron (-5,6%) e Advantest (-3,7%), diante da valorização da moeda local (o iene) frente ao dólar, CHINA -0,5%, pressionada por ações de empresas do setor siderúrgico, como Baoshan Iron & Steel (-2,2%) e Wuhan Iron & Steel (-1,1%) e CORÈIA -0,6%, com destaques de queda para as construtoras, diante da expectativa do mercado em relação a uma lista, que seria divulgada pelo governo após o fechamento da bolsa, de companhias com fragilidade financeira, candidatas à liquidação ou a um programa oficial de reescalonamento de dividas.
- Na EUROPA, ‘’temendo’’ as incertezas sobre as economias locais e as decisões na reunião do G-20, que ocorreu durante este final de semana, INGLATERRA -1,1%, FRANÇA -1,0% e ALEMANHA -0,7%, com as quedas das ações dos setores de energia e mineração e as do setor automotivo superando os ganhos dos bancos em alguns mercados.
- Nos EUA, revertendo uma abertura negativa, S&P 0,3%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,3%, diante do alívio causado pelo bom resultado da Oracle (1,7%) e pela constatação de que o projeto de regulação financeira de Obama, que foi aprovado pelo Congresso local, não reduzirá tanto os lucros de Wall Street quanto o que se temia inicialmente.
________________________________________
Economia:

Mostrando-se ‘’satisfeito’’, Mantega, ministro brasileiro da Fazenda que foi à reunião do G-20 no lugar de Lula, afirmou que as posições dos países emergentes foram totalmente contempladas na declaração final da cúpula, que por sua vez deu prioridade ao crescimento e à regulamentação do sistema financeiro.

Diante da ausência de Lula, que ficou no Brasil fazendo demagogia eleitoral com as enchentes no Nordeste, os 4 principais países emergentes do mundo, que formam o Bric, que tem 43% da população do planeta e que atualmente já representam 16,5% do PIB mundial, cancelaram o encontro de líderes que teriam durante a reunião do G20, no Canadá, no qual tentariam converter a potência econômica deste grupo em poder político.

Após receber sua carteirinha do ‘’fã clube do Brasil’’, o britânico Kevin Roberts, Presidente de uma das 15 maiores agências de publicidade do mundo, afirmou que o país do samba e do futebol também já é uma ‘’Lovemark’’, já que cria uma ligação "emocional" com os seus ‘’consumidores e clientes’’.

Ainda preocupado com a inflação e também com o objetivo de ser ‘’menos obrigado’’ a elevar a Selic nas próximas reuniões do Copom, o BC decidiu aumentar, de 42% para 43% em JUL/10, 44% em JUL/12 e 45% em JUL/14, a alíquota do depósito compulsório sobre depósitos à vista.

Dando novos sinais positivos da economia interna, (1) em MAI/10 a produção industrial brasileira voltou a crescer na comparação com o mês anterior (51pts) e chegou aos 54,9pts, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria e (2) nos 5 primeiros meses de 2010, graças a uma combinação de estabilidade econômica, crescimento acentuado e real forte, o fluxo de turistas brasileiros apenas para Argentina e Uruguai registrou um crescimento de mais de 30% na comparação com o mesmo período de 2009.
________________________________________
Política:

Provavelmente dificultando, e muito, a campanha tucana à presidência no Norte, Nordeste, MG e RJ, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, será o vice do correligionário Serra na chapa ‘’puro sangue’’ que disputará as eleições deste ano, indo contra os interesses dos seus ‘’parceiros’’ DEM, PPS e do PTB, que obviamente preferiam um vice de suas fileiras.

Fazendo uma proposta corajosa, mas que certamente lhe causará a perda de alguns dos poucos votos que terá, o empresário Paulo Skaf, candidato ao governo de SP pelo PSB, afirmou que pretende fazer com que alunos da USP que tiverem condição financeira, paguem para cursar a universidade.

Com pouco tempo, uma vez que a convenção do partido é nesta quarta-feira, hoje o DEM vai se reunir com Serra, candidato do PSDB à Presidência, para dar um ultimato: ou o PSDB desiste da chapa puro-sangue ou haverá o risco de a legenda ficar fora da coligação.

Tentando conter o otimismo com as ultimas pesquisas e observando de longe a ‘’guerra’’ entre os partidos que apóiam Serra, Dilma afirmou, durante a convenção que oficializou a candidatura do governador petista Jaques Wagner à reeleição na Bahia, que não subirá em "salto alto" nem sentará na cadeira antes da hora.
________________________________________
Crítica:

Finalmente começando a tirar do papel um grande sonho de paulistas e cariocas e a maior obra de logística do PAC, o Tribunal de Contas da União pode dar, já nesta semana, o sinal verde ao governo publicar o edital de licitação do trem-bala que interligará as 2 maiores e mais importantes cidades do Brasil e que, se tudo correr como planejado, ainda pode entrar em operação para a Copa de 2014.
________________________________________
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
________________________________________
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
________________________________________