R.B. 25/JUN/10 ‘’Finge que manda’’

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Finge que manda"

São Paulo, 25 de junho de 2010 (SEXTA-FEIRA).
________________________________________
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve subir, mesmo com baixo volume de negócios devido ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, tentando uma recuperação após as perdas recentes diante da melhora do ‘’humor’’ nas demais bolsas mundiais e da manutenção das perspectivas positivas para a economia interna.
- O DÓLAR pode voltar a cair, assim como na Bovespa com baixo volume de negócios e seguindo a melhora do ‘’humor’’ das demais bolsas mundiais, porem também influenciado pela expectativa de forte ingresso de recursos externos devido a operação de lançamento de ações do Banco do Brasil.

ONTEM
- BOVESPA -1,9%, já abriu em queda e, seguindo o ‘’humor negativo’’ das demais bolsas mundiais, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, para fechar o dia com a maior baixa percentual do mês, diante do aumento dos temores de que a crise européia prejudique a recuperação norte-americana.
- DÓLAR -0,2% à R$ 1,79, abriu em alta, para na máxima atingir R$ 1,80, porem, mostrando que os problemas são externos e que a economia brasileira continua e está cada dia mais atraente, passou a cair no final do pregão, mesmo com os leilões de compra do BC, retomando sua ‘’trajetória natural’’ após 3 dias consecutivos de alta.
- Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO 0,1%, sustentando o suporte aos 9.928pts, CORÉIA 0,8%, já que o governo local elevou sua previsão de crescimento de 5% para 5,8% e anunciou o retorno da política econômica pré-crise e CHINA -0,1%, ‘’temendo’’ uma recuperação econômica mais lenta nos EUA.
- Na EUROPA, fechando nos menores patamares em 2 semanas, INGLATERRA -1,5%, FRANÇA -2,4% e ALEMANHA -1,4%, com destaques de queda para ações de empresas do setor bancário, diante de preocupações sobre uma reforma financeira nos EUA e dos temores com a recuperação econômica global.
- Nos EUA, apesar da divulgação de 2 indicadores um pouco melhores que o previsto S&P -1,7%, DJ -1,4% e NASDAQ -1,6%, em um mercado que se inquieta e inclusive dá sinais de que duvida da recuperação econômica, principalmente diante das más cifras do mercado imobiliário divulgadas na quarta-feira.
________________________________________
Economia:

Mostrando otimismo, Delfim Neto afirmou, durante uma reunião na Amcham, que com o pré-sal o Brasil tem em mãos a oportunidade de eliminar dois fatores que historicamente são responsáveis pela interrupção do crescimento econômico do país, que são os problemas energéticos e/ou no déficit em conta corrente, ressaltando também que os problemas de competitividade do país se concentram no setor público e que isso se resolve nas urnas.

Aumentando o ‘’fã clube internacional’’ do Brasil, segundo uma pesquisa recente 1 em cada 10 executivos à frente de empresas ao redor do mundo a economia brasileira será a primeira a se recuperar totalmente da crise econômica, ressaltando que uma das principais razões para isto é o dinamismo econômico do varejo, impulsionado pelo crescimento da classe média.

Neste final de semana, durante a reunião do G-20 no Canadá, Lula terá as seguintes ‘’missões’’ (1) reforçar a necessidade dos países definirem a regulamentação do sistema financeiro internacional como medida para a superação da crise financeira internacional, (2) defender uma reforma ampla de organismos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, que dê poder de voto aos países emergentes e (3) trabalhar para a conclusão das negociações da rodada Doha, que prevê medidas para a liberalização do comercio mundial.

Dando novos sinais positivos da economia brasileira, (1) segundo o IBGE em MAI/10 a taxa de desemprego média no Brasil ficou em 7,5%, o que representa o menor patamar registrado para o mês na série histórica iniciada em 2002, (2) o faturamento total do setor de cartões de crédito deverá crescer mais de 20% neste ano, frente a 2009, (3) em MAI/10 as vendas internas de material de construção tiveram crescimento de 21,3% na comparação com MAI/09.

- A Petrobrás caiu -3,5%, mais uma vez "castigada" pelo atraso no processo de capitalização, agora previsto para o meio do segundo semestre.
________________________________________
Política:

Desrespeitando e tirando sarro da lei, assim como está fazendo Lula, Roberto Jefferson, ‘’dono’’ do PTB, usou todo o espaço do programa gratuito do seu partido na TV para mostrar seu apoio a candidatura de Serra, candidato do PSDB à Presidência, ressaltando que o tucano tem experiência, sempre foi aprovado pelo povo, tem origem humilde e lutou contra a ditadura.

Como Lula não é FHC, e portanto atrai muitos votos, a coordenação da campanha de Dilma pretende intensificar a participação do presidente petista na campanha, criando para ele, quando estiver fora do expediente, uma "agenda paralela" para duplicar os palanques, obrigando assim Serra a concorrer, na prática, contra 2 adversários.

Aconselhado por sua ‘’santa mãe’’, o petista Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social, aceitou ser o vice na chapa encabeçada pelo peemedebista, ex-ministro e senador Hélio Costa, ressaltando que esse é o "melhor caminho para Minas".

Com fotos do presidente Lula e de Dilma decorando o local do evento, o PMDB do Maranhão oficializou ontem a candidatura da governadora Roseana Sarney à reeleição em cerimônia que contou com a presença de metade do PT e ausência do DEM.
________________________________________
Crítica:

Dmitri Medvedev, que ‘’finge que manda’’ na Rússia, já que quem manda lá é Puttin, foi aos EUA e, após ganhar um iPhone 4 e almoçar em uma lanchonete Fast-food com Obama, inclusive ‘’rachando’’ com ele uma porção de fritas, recebeu a grata noticia de que a seu país será aceito na Organização Mundial de Comércio.
________________________________________
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
________________________________________
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
________________________________________