R.B. 31/MAI/10 ''Timidez e falta de bom senso''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Timidez e falta de bom senso"

São Paulo, 31 de maio de 2010 (SEGUNDA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve subir, tentando, diante das boas perspectivas para a economia brasileira, reduzir as perdas acumuladas no mês (-8,2%), porem com baixo volume de negócios devido ao feriado em NY.
- O DÓLAR pode cair, também tentando reduzir a alta acumulada em MAI/10 (4,1%), diante da manutenção do fluxo positivo de recursos externos, porem com boa volatilidade devido a ''briga'' entre comprados e vendidos para a formação da cotação de fechamento do mês.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA -0,2%, abriu ''de lado'', para na máxima avançar 0,2%, porem, realizando lucros recentes, já que na semana avançou 2,8%, fechou em leve queda, diante do rebaixamento da ''nota'' da Espanha e das perdas das bolsas de NY.
- DÓLAR -0,9% à R$ 1,81, já abriu em queda e, apesar da instabilidade na Bovespa, manteve a trajetória negativa ao longo de todo pregão, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, para acumular uma baixa de -2,7% na semana, apesar dos leilões de compra do BC e da elevação do risco-Brasil (3,1%).
- Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO 1,3%, com destaques de alta para as ações da mineradoras, diante da elevação dos preços das matérias-primas, CHINA -0,1%, já que a queda no setor imobiliário, com preocupações de que Pequim irá adotar medidas adicionais para desaquecer o mercado, ofuscaram os ganhos entre as petrolíferas e mineradoras por conta da alta das commodities e CORÉIA 1,0%, a terceira alta consecutiva, diante da diminuição das preocupações com a dívida européia.
- Na EUROPA, revertendo uma abertura positiva, INGLATERRA -0,1%, FRANÇA -0,3% e ALEMANHA -0,1%, já que, diante da divulgação de dados desestimulantes sobre os gastos dos consumidores nos EUA, cresceram os temores de que o ritmo da recuperação econômica esteja diminuindo.
- Nos EUA, encerrando antecipadamente o pior mês em mais de um ano, já que nesta segunda-feira é feriado, S&P -1,2% (-8,2% no mês), DJ -1,2% (-7,9% no mês) e NASDAQ -0,9% (-8,3% no mês), também prejudicadas pelos anúncios (1) de estabilidade dos gastos do consumidor em ABR/10, (2) de desaceleração do crescimento da atividade empresarial no Meio-Oeste e (3) de rebaixamento da ''nota'' da Espanha.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Coincidentemente após o anuncio de que o Brasil deve ocupar o segundo lugar no ranking das maiores taxas de crescimento do mundo no primeiro trimestre, à frente até mesmo da China, corroborando com a opinião de Lula, Trichet, presidente do BC europeu, e Bernanke, presidente do BC dos EUA, ressaltaram o importante papel das economias emergentes, com destaque para o Brasil, para garantir a estabilidade e a recuperação financeira mundial.

Diante do aumento da renda, da queda do desemprego e da redução das garantias exigidas pelas operadoras, em ABR/10 a base de cartões de crédito no mercado brasileiro acumulava um crescimento de 10% na comparação com ABR/09 e o faturamento do setor apresentava uma alta de 19% na mesma base de comparação.

Acreditando na ampliação do já forte ritmo do crédito, a Caixa Econômica Federal elevou, de 35% para 40%, sua expectativa de expansão de seu estoque total de financiamentos para o final de 2010, ressaltando que, a exemplo que ocorreu no ano passado, os empréstimos imobiliários seguirão como carro-chefe dessa escalada.

Como reflexo direto do forte crescimento do setor imobiliário brasileiro, nos 4 primeiros meses de 2010 os saques de recursos do FGTS para a compra da casa própria cresceram quase 30% na comparação com o mesmo período de 2009.

Acumulando uma alta de 4,79% no ano e de 4,18% nos últimos 12 meses, o que confirma sua aceleração recente, a inflação mensurada pelo IGP-M, usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, apresentou alta de 1,19% no mês de MAI/10, patamar superior ao mês de ABR/10 (0,77%).

- A Vale caiu -0,3%, porem no final de semana anunciou que, apenas 3 meses depois de dobrar o preço do minério de ferro, vai aplicar um novo reajuste na praça, desta vez na casa dos 35%.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Pressionado, pelos petistas, para continuar no Senado até 2014 e, pelos partidos da base aliada, a dar a vaga para outro, Suplicy desistiu de ser candidato a vice-governador de SP na chapa do também petista Aloísio Mercadante.

Com o objetivo de vincular, ainda mais, sua imagem à de Lula, Dilma, sem medo da justiça eleitoral, intensificará a estratégia petista de colar propaganda e eventos de governo ao seu discurso e a seus atos de campanha.

Apesar de empatados tecnicamente, ambos com 37%, Serra é visto como o mais experiente por 64% dos eleitores, mais inteligente por 42% e mais por realizador por 40%, já o único trunfo da petista é ser apoiada por Lula.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Beneficiadas pela ''timidez e falta de bom senso'' das principais agencias de classificação de risco, as grandes gestoras de recursos do mundo tem recomendado ceticismo em relação a estas agências e, como tem grandes departamentos próprios de análise de crédito, estão ''correndo na frente'' de S&P, Moody’s e Fitch.

Mostrando que a burocracia continua sendo um dos mais ''temidos'' gargalos do Brasil, este ano será consumida mais uma pilha de 17 toneladas de papel em Santos, o maior porto da América Latina, já que para liberar a entrada e saída de cada navio são exigidos 112 formulários, preenchidos em diversas vias, com 935 informações entregues em 6 órgãos diferentes.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------