R.B. 28/MAI/10 ''Islamofobia''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Islamofobia"

São Paulo, 28 de maio de 2010 (SEXTA-FEIRA).
-------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA pode seguir em alta, para fechar em território positivo pelo terceiro pregão consecutivo, recuperando mais uma parte das perdas acumuladas no mês, influenciada pela melhora do cenário externo e pelas boas perspectivas para a economia brasileira.
- O DÓLAR deve voltar a cair, influenciada pela provável continuidade na melhora do ''humor'' dos mercados mundiais, porem com boa volatilidade diante do provável aumento da ''briga'' para a formação da cotação de fechamento do mês.

ONTEM
- BOVESPA 3,2%, já abriu em alta e, no segundo dia de "trégua" da crise européia, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, com destaques de alta para ações de empresas ligadas ao setor de commodities, como Vale (6,3%), CSN (5,4%) e MMX (7,25%).
- DÓLAR -1,7% à R$ 1,82, já abriu em queda e, acompanhando o ''humor positivo'' na Bovespa, manteve a trajetória negativa ao longo de todo pregão, também influenciado pela manifestação de confiança da China na moeda européia, desmentindo a noticia de que teria "dúvidas" em manter uma parcela de suas reservas internacionais em euros.
- Na ÁSIA, em mais um dia de recuperação, JAPÃO 1,2%, CORÉIA 1,6% e CHINA 1,1%, novamente com os investidores aproveitando ações muito abatidas recentemente enquanto persiste a cautela em relação à crise de dívida da Europa.
- Na EUROPA, com investidores aliviados após a China negar que pretenda rever seus investimentos em bônus da zona do euro, INGLATERRA 3,1%, FRANÇA 3,4% e ALEMANHA 3,1%, impulsionadas pela nova recuperação das ações de bancos, como HSBC (2,7%), Barclays (4,1%), UBS (2,2%) e Credit Agricole (3,7%).
- Nos EUA, seguindo a recuperação nas bolsas da Europa, S&P 3,3%, DJ 2,8% e NASDAQ 3,8%, com destaques de alta para as ações da Microsoft (4,1%), 1 dia após a empresa perder o posto de maior companhia de tecnologia do mundo para a Apple, e também beneficiada pelo anuncio de que o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu para 460 mil na semana passada, de 474 mil na semana anterior, indicando uma melhora gradual no mercado de trabalho.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Esperando algo, que se ocorrer, será inédito em ano de eleições presidenciais e confirmará assim a enorme e inesperada austeridade do governo Lula, Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, afirmou ontem que o governo pode realizar um esforço fiscal em 2010 maior que a meta de superávit primário para este ano, que é de 3,3% do PIB.

Acreditando que é grande a possibilidade de, no longo prazo, os mercados financeiros e de capitais do Brasil permanecerem com a atual trajetória de crescimento, a agencia de classificação Moody's avaliou a BM&FBovespa como grau de investimento, ressaltando que ela é a única Bolsa no mercado de ações e derivativos no Brasil e, como não possui concorrência, consegue uma forte geração de caixa e elevadas margens de lucro.

Ressaltando que a maioria dos países da América Latina conseguiu enfrentar melhor a crise financeira mundial devido a políticas econômicas e fiscais mais prudentes, o Banco Mundial revisou, de 4,0% para 4,5%, sua projeção de crescimento econômico para a região em 2010, acrescentando que este crescimento será liderado principalmente por Brasil, Peru e México.

Dando novos sinais positivos da economia interna, (1) em ABR/10 a taxa de desemprego recuou para 7,3%, o que representa a menor cifra para esse mês em 8 anos e (2) em ABR/10 as vendas reais da indústria paulista registraram alta de 10,4% na comparação com ABR/09.

Como fruto do aumento da renda, da queda do desemprego e principalmente da redução dos juros, em 2009 o total de contas correntes e de poupança no Brasil chegou a 134 milhões, o que representa uma expansão de 19% na comparação com 2008.

Diante do aprofundamento da crise na Europa e da elevação da Selic no Brasil (1) em MAI/10 o estudo aponta as expectativas dos empresários brasileiros para os próximos 6 meses ficou em 64,4pts, patamar acima da média histórica (59,2pts), mas abaixo da pesquisa divulgada em ABR/10 (65,7pts) e (2) em ABR/10, depois de uma forte alta em MAR/10, o ritmo de atividade da indústria paulista caiu -0,4% na comparação com o mês anterior, o que representa o primeiro recuo desde FEV/09.

- A Petrobrás subiu 2,8% e, após o fechamento do pregão, a empresa anunciou um acordo com a estatal turca de petróleo Turkish Petroleum Corporation para ampliar as pesquisas de exploração em águas profundas no Mar Negro.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Mesmo antes de o Senado votar os projetos de lei que tratam da exploração da camada pré-sal, já sabendo que os mesmo estão sendo alterados e portanto irão depender de novas deliberações dos deputados, o petista Cândido Vaccarezza, o líder do governo na Câmara, já prepara um cronograma e uma forma de mobilização dos deputados para novas votações das propostas na Casa, justamente na noite do dia 15/JUN/10, dia em que a seleção brasileira fará sua estréia na Copa do Mundo.

Repetindo o PT, que usou seu programa para fazer campanha para Dilma, o DEM colocou Serra, do PSDB, como principal estrela de sua propaganda partidária, já que o pré-candidato tucano à presidência da República ocupou 75% do tempo da cadeia de rádio e TV para afirmar que ''o Brasil pode mais e que com o Plano Real a economia foi transformada "a favor do povo".

Diante das constantes negativas de Aécio, que quer mesmo disputar o senado por MG, e das preocupações suscitadas pelo resultado das últimas pesquisas de intenção de votos, que apontam o empate técnico entre Serra e Dilma, a oposição enfrenta agora o problema de encontrar um vice para a chapa tucana até a convenção nacional do partido, marcada para o próximo dia 12/JUN/10, e as principais alternativas que surgem são os senadores tucanos e nordestinos Tasso Jereissati e Sérgio Guerra.

Acabando com a brincadeira do ''casal picareta'', o Tribunal Regional Eleitoral do RJ cassou na tarde de ontem, por 4 votos a 3, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e tornou inelegíveis por 3 três anos, a contar de 2008, a própria Rosinha e o marido dela, o pré-candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, por uso indevido de meios de comunicação durante a campanha de 2008 de Rosinha para a prefeitura da cidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Segundo Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal e atualmente representante da ONU para a Aliança das Civilizações, o continente europeu precisa estudar iniciativas para combater a chamada ''islamofobia'', que é a aversão à cultura islâmica, já que este sentimento vem se intensificando nos últimos 10 anos, quando se acentuou a imigração de muçulmanos.
--------------------------------------------------------------------------------

PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------