R.B. 25/MAR/10 ''O PSDB tem vergonha de FHC''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"O PSDB tem vergonha de FHC"

São Paulo, 25 de março de 2010 (QUINTA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve subir, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e também influenciada positivamente valorização das commodities pela as ''boas novas'' da economia e das empresas brasileiras.
- O DÓLAR pode cair, devolvendo boa parte da forte valorização acumulada no pregão anterior, seguindo a provável melhora do ''humor'' da Bovespa, porem com mais volatilidade diante do início da ''briga'' entre comprados e vendidos para a formação da cotação de fechamento do mês.

ONTEM
- BOVESPA -0,7%, abriu em queda, influenciada negativamente pelo rebaixamento da ''nota'' de Portugal e, apesar de recuperar-se ao longo do dia, chegando na máxima a avançar 0,4%, voltou a cair na parte da tarde, seguindo as perdas das bolsas de NY e diante da expectativa pela ata do Copom, prevista para hoje pela manhã.
- DÓLAR 1,3% à R$ 1,80, já abriu em alta, seguindo a priora do ''humor'' na Bovespa e, também pressionado pelos leilões de compra do BC, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, apesar do forte recuo do risco-Brasil (-5,8%).
- Na ÁSIA, seguindo o fechamento positivo das bolsas de NY no dia anterior, JAPÃO 0,4%, com destaque positivo para as ações da Nintendo (8,7%), que anunciou para 2011 o lançamento de um novo videogame que rodará jogos em 3D, CHINA 0,5%, com destaques de alta para ações de empresas do setor bancário, como Bank of China (1,7%) e ICBC (0,6%) e CORÉIA 0,1%, novamente sustentada por ações do setor tecnológico, como Samsung (1,2%) e LG (1,9%).
- Na EUROPA, prejudicadas inicialmente e negativamente pela decisão da Fitch de rebaixar sua ''nota'' para Portugal, INGLATERRA 0,1%, FRANÇA -0,1% e ALEMANHA 0,4%, porem também influenciadas positivamente pela confirmação do encontro de cúpula dos líderes da União Européia nesta quinta-feira em Bruxelaspor.
- Nos EUA, realizando lucros após fecharem nos níveis mais altos desde o final de SET/08, S&P -0,6%, DJ -0,5% e NASDAQ -0,7%, afetadas negativamente pela intensificação dos temores sobre a dívida pública de alguns países europeus e pelo anuncio de que em FEV/10 os pedidos de bens duráveis aumentaram menos que o previsto pelos analistas.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Com o objetivo de reduzir custos, aumentar a segurança jurídica, consolidar e simplificar procedimentos aplicáveis a capitais internacionais e ao mercado cambial, ontem o Conselho Monetário Nacional e o BC aprovaram mudanças em normas de câmbio que permitem, entre outras coisas, que instituições financeiras brasileiras não bancárias e autorizadas a operar com câmbio possam manter mais de uma conta em moeda estrangeira em uma mesma praça no Brasil.

Dando novos e relevantes sinais positivos da economia interna, (1) nos 2 primeiros meses de 2010 o consumo de energia elétrica no Brasil foi 9,9% maior que no mesmo período de 2009, (2) em FEV/10 o faturamento da indústria brasileira de máquinas e equipamentos foi 12,3% maior que em JAN/10 e 23,5% superior a FEV/09 e (3) em FEV/10 a inadimplência das empresas recuou -10,7% no comparativo com JAN/10 e -8,1% na comparação com FEV/09.

Como o investidor internacional, com cada dia mais ''coragem'' de arriscar, busca opções mais rentáveis de investimento, em FEV/10 recompra de títulos da dívida pública externa brasileira registrou o maior nível desde o início da crise financeira internacional, o que ajuda a melhorar o perfil da dívida pública e reduz o risco para o Tesouro.

Hoje será divulgada a ata do Copom e, mostrando à autoridade monetária que a inflação está controlada, o IPC da terceira quadrissemana de MAR/10 ficou em 0,44%, patamar abaixo da taxa apurada na segunda quadrissemana MAR/10 (0,51%), abaixo das ''apostas do mercado'' (0,48%) e abaixo da terceira quadrissemana de FEV/10 (0,85%).

- A Telebrás caiu -13,60%, já que o Tesouro Nacional emitiu nota técnica em que condena a reativação da empresa pelo governo Lula para gerir seu programa de banda larga.
- A Petrobras subiu 0,6%, já que seu presidente ''garantiu'' que a capitalização da empresa acontecerá ainda neste ano e a empresa divulgou que, como a pressão dos poços do pré-sal é maior do que a estimada, precisará investir menos na extração.
- A OGX caiu 0,2%, mesmo após anunciar um nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Confirmando mais uma vez que ''o PSDB tem vergonha de FHC'', o ex-presidente ficou de fora de lista de oradores do evento tucano, marcado para 10/ABR/10, de lançamento da pré-candidatura de Serra à Presidência da República.

Como já se suspeitada, segundo uma denúncia do Ministério Público Federal de 2003, um esquema muito semelhante ao do mensalão do Democratas já acontecia no DF no governo de Joaquim Roriz, que esta semana recebeu o apoio de FHC para tentar voltar ao governo do DF.

Fazendo política com dinheiro publico, Lula, em pleno ano eleitoral, pretende abrir brecha para que municípios inadimplentes com até 50 mil habitantes continuem a receber verbas do programa Territórios da Cidadania, que desenvolve ações nas áreas de saúde, saneamento, educação e cultura, infraestrutura e ações fundiárias.

Preparando um discurso que certamente atrairá muitos eleitores, o deputado Ciro Gomes afirmou que se eleito presidente da República terá no centro de sua coalizão de governo os principais adversários do país: PT e PSDB.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Como a justiça brasileira não faz nada contra os ''coronéis da Republica'', por suspeita de que a família de Sarney tenha remetido ilegalmente dinheiro para fora do Brasil, o governo suíço tomou uma atitude e bloqueou uma conta de US$ 13mi controlada por Fernando Sarney, filho mais velho do presidente do Senado.

Dando um importante passo na direção do respeito às liberdade individuais, a secretaria de Estado da Califórnia anunciou que a iniciativa organizada por cidadãos para legalizar a maconha no estado obteve o número de apoios suficientes para ser votada em plebiscito em NOV/10, junto das eleições para governador.

Em uma das figuras de linguagem mais perfeitas da história moderna, Bush, responsável por quebrar seu país ao ir para a guerra contra o Iraque, foi ao Haiti ''brincar'' de ajuda humanitária e depois de cumprimentar um haitiano disfarçou e limpou a mão na camisa de Clinton.
-------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------