R.B. 19/AGO/09 ''Se acostumando com a democracia''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Se acostumando com a democracia"

São Paulo, 19 de agosto de 2009 (QUARTA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve cair, devolvendo os ganhos acumulados no pregão anterior, diante da nova piora do ''humor'' nos demais mercados mundiais, porem deve-se ressaltar que, se o índice respeitar o suporte dos 55.000pts, o patamar se tornará atraente para compras.
- O DÓLAR pode subir, também acompanhando a piora do ''humor'' nas bolsas mundiais, porem deve-se ressaltar que, como a economia brasileira está se recuperando mais rápido da crise financeira mundial, a tendência para a moeda norte-americana continuará sendo de queda.

ONTEM
- BOVESPA 1,0%, já abriu em alta e, acompanhando a melhora do ''humor'' nos demais mercados mundiais, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, também beneficiada pelos novos sinais de recuperação da economia interna, porem com baixo volume de negócios (R$ 4,1bi).
- DÓLAR -1,0% à R$ 1,85, já abriu em queda e, também acompanhando a melhora do ''humor'' nas bolsas mundiais, manteve a trajetória negativa ao longo de todo pregão, desprezando os leilões de compra do BC.
- Na ÁSIA, tentando uma recuperação após as fortes perdas do dia anterior, JAPÃO 0,2%, com destaques de alta para seguradoras, imobiliárias e montadoras, CHINA 1,4%, após um pregão marcado pela forte volatilidade e CORÉIA 0,2%, sustentada por ações defensivas e de tecnologia.
- Na EUROPA, com os investidores voltando às compras em busca de ''pechinchas'' após o declínio acentuado da sessão anterior, INGLATERRA 0,9%, FRANÇA 0,9% e ALEMANHA 0,9%, desta vez com destaques positivos para os papéis de bancos e mineradoras e também ''animadas'' pelo anuncio de que em AGO/09 o índice de expectativas econômicas da Alemanha atingiu o maior nível (56,1pts) desde ABR/06.
- Nos EUA, também tentado recuperar as perdas da véspera, S&P 1,0%, DJ 0,9% e NASDAQ 1,3%, beneficiadas por anúncios de resultados melhores que o esperado de grandes varejistas, como Home Depot, Target e Saks.
-------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Apesar de corroborar com a tese de que começou a recuperação da economia mundial, Olivier Blanchard, economista chefe do FMI, divulgou um artigo ''alertando'' que a sustentação deste movimento não será uma tarefa "simples" e ressaltando que a crise internacional deixou ''cicatrizes profundas" cujas conseqüências ainda serão sentidas por muitos anos.

Culpando a excessiva dependência dos EUA como causa para a crise que pode levar seu país a ter uma queda de até -8% do PIB neste ano, Felipe Calderón, presidente do México, defendeu, durante um encontro que teve ontem com Lula, o estreitamento nas relações econômicas, políticas e diplomáticas com o Brasil.

Dando novos sinais de recuperação da economia interna, (1) em JUL/09, apresentando o sexto resultado positivo consecutivo, as empresas brasileiras criaram 138.402 vagas de emprego com carteira e (2) no primeiro semestre deste ano as compras feitas pela internet cresceram 27% na comparação com o mesmo período de 2008.

Com o objetivo de incentivar a modernização e também a ampliação da capacidade produtiva das industrias brasileiras, a Câmara de Comércio Exterior publicou uma lista com 259 máquinas e equipamentos que terão sua tarifa de importação reduzida até 31/DEZ/10.

Confirmando pela ''enésima vez'' que a inflação está controlada, o que pode fazer o Copom seguir cortado a Selic, IGP-10 registrou deflação de -0,60% em AGO/09, acumulando com isto uma queda de -2,13% no ano e de -1,04% nos últimos 12 meses.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Apesar de ressaltar que Dilma lhe pediu a aceleração, e não o arquivamento, das investigações contra Sarney, Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, classificou, durante um depoimento de 6 horas à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, como incabível o pedido da ministra, acrescentando inclusive que a Receita Federal já havia acelerado as investigações a pedido do Poder Judiciário.

Hoje, pressionados pelo Planalto e pela cúpula do partido, os senadores petistas serão ''o fiel da balança'' para enterrar ou dar seqüência às investigações contra Sarney no Conselho de Ética do Senado.

Dando seqüência à montagem de uma chapa que certamente tirará vários votos do PT e também do PSDB, o cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil afirmou que, se convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PV.

Ascendendo a luz amarela no ''ninho tucano'', segundo a ultima pesquisa de intenção de voto para presidente Serra ainda é o primeiro, mas caiu para 30%, Dilma se consolidou como a segunda, avançando para 21%, Ciro Gomes é o terceiro, com 17% dos votos, e Heloisa Helena permanece em quarto, já que tem 12%.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Ainda ''se acostumando com a democracia'' imposta pelos EUA, diante de mais uma onda de violentos ataques talibãs, o governo do Afeganistão, 2 dias antes da eleição presidencial, anunciou que os meios de comunicação afegãos e estrangeiros ficarão impedidos de informar quaisquer atos de violência entre as 6h e as 20h de quinta-feira, dia do pleito.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------