R.B. 27/ABR/09 ''3 ou 4 pecadinhos''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"3 ou 4 pecadinhos"

São Paulo, 27 de abril de 2009 (SEGUNDA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve cair, realizando lucros após 3 pregões consecutivos de alta, com os investidores assustados e esperando novos desdobramentos sobre a gripe suína, porem deve-se ressaltar que a tendência continua sendo de alta, diante das perspectivas de corte da Selic na reunião do Copom desta semana.
- O DÓLAR pode subir, acompanhando a provável realização de lucros na bolsa brasileira, porem deve-se ressaltar que a tendência ainda é de queda, diante da manutenção do ''crescente e constante'' fluxo positivo de recursos externos.

SEXTA-FEIRA
- BOVESPA 2,1%, já abriu em alta e, acompanhando o ''humor positivo'' das bolsas de NY, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, para fechar no maior patamar desde 1º/OUT/08 (aos 46.771pts), diante das boas perspectivas para a economia brasileira.
- DÓLAR -1,2% à R$ 2,19, já abriu em queda e, acompanhando o ''humor positivo'' das bolsa mundiais, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, também influenciado pelo recuo do risco-Brasil (-3,6%).
- Na ÁSIA, realizando lucros recentes, JAPÃO -1,2%, pressionada por ações de exportadoras, como Toyota (-2,1%) e Nissan (-4,8%), diante da valorização da moeda local (o iene) frente ao dólar, CHINA -0,6%, com destaques de queda para ações de empresas de agricultura e de produtoras de carvão, diante da queda dos preços das commodities e CORÉIA -1,1%, a primeira baixa após 4 dias de altas, com destaque negativo para a Kia Motors (-4,2%).
- Na EUROPA, seguindo a abertura positiva das bolsas de NY, INGLATERRA 3,3%, FRANÇA 3,1% e ALEMANHA 3,0%, impulsionadas pelo avanço das ações de bancos e de companhias petrolíferas, após uma pesquisa indicar que a confiança do empresariado da Alemanha melhorou no início do segundo trimestre após atingir recorde de baixa em MAR/09.
- Nos EUA, fechando a sexta semana consecutiva com ganhos, já que mais investidores acreditam que ''o pior já passou''', S&P 1,7%, DJ 1,5% e NASDAQ 2,5%, desta vez ''animadas'' pelo anuncio do Fed de que 19 instituições financeiras se saíram bem ao ''temido teste de estresse" para avaliar sua capacidade operacional.
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Após levar ''um pito'' de Meirelles, que ''delicadamente'' afirmou que é complicado e perigoso analisar as coisas de longe, o FMI afirmou que a economia da América Latina, após chegar ao fundo do poço, iniciará uma lenta recuperação, pois as bases econômicas dos países da região são mais fortes do que no passado, ressaltando inclusive, provavelmente para acalmar o presidente do BC brasileiro, que os bancos da região "estão saudáveis e sólidos".

Fortalecendo a tese de que o Brasil sairá ''maior e mais importante'' da atual crise financeira mundial, diante da derrocada das 3 maiores montadoras norte-americanas, que são, ou eram, GM, Chrysler e Ford de Detroit, surge uma nova indústria automobilística mundial que é sediada e tem seus principais mercados consumidores no Brasil, na China e na Índia.

Estimulada pelos constantes sinais de recuperação da economia interna, a confiança do consumidor brasileiro na economia interna já começa a melhorar e com isto subiu de 96,1pts em MAR/09 para 98,5pts em ABR/09.

Como reflexo da crise financeira mundial, mas também da elevada e gananciosa especulação imobiliária, que fazia com que o metro quadrado de algumas regiões de SP ficassem mais caros do que em Manhattan, em FEV/09 a venda de imóveis residenciais na cidade de SP caiu -42,3% na comparação com o mesmo período de 2008.

Diante das recentes reduções da Selic, do aumento da demanda e da recuperação do crédito, em MAR/09 os juros médios para compra de veículos recuou ficou em 29,7% a.a. (ao ano), o que representa o menor patamar desde OUT/07.

- A Redecard subiu 5,8% e, após o fechamento do pregão, informou que seu lucro líquido no primeiro trimestre deste ano foi 42,6% superior ao auferido no mesmo período do ano passado.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Usando um enorme espaço na mídia, durante o ultimo final de semana Dilma, ministra da Casa Civil e provável candidata petista à sucessão de Lula, foi à TV para informar a população que iniciou, com otimismo e coragem, uma luta contra um câncer linfático.

Desdenhando das regras que eles mesmos criaram, além da farra do uso de passagens aéreas, vários deputados ao apresentarem por escrito o relatório oficial sobre o balanço de viagens ao exterior, uma exigência imposta pela Câmara, simplesmente apresentam o mesmo texto que os colegas, às vezes sem mudar uma vírgula, e descrevendo apenas a agenda de compromissos do evento.

Colocando o pupilo de Serra em um situação politicamente delicada, Kassab, prefeito de SP, agora é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual por inadimplência no pagamento de precatórios alimentares.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Uma perigosa gripe que vem do porco foi transmitida para humanos no México e já se espalhou por EUA, Canadá, Europa, Ásia e Oceania, inclusive com 1 caso suspeito em SP, mostrando a ''fragilidade da raça-humana'' que, ao transitar e se relacionar com uma velocidade cada vez maior pelo Planeta, espalha não só a cultura como também as doenças.

Durante séculos e séculos, apesar da proibição oficial devido ao celibato, centenas de padres, bispos e até papas formaram de forma clandestina suas famílias, portanto seria uma hipocrisia a Igreja Católica tratar o presidente paraguaio e ex-Bispo-garanhão de forma diferente e excomunga-lo só porque ele cometeu ''3 ou 4 pecadinhos''.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------