R.B. 29/MAI/20 "Censores celestiais"


"Censores celestiais"

 São Paulo, 29 de maio de 2020 (SEXTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, retomando sua trajetória de alta e ampliando os ganhos acumulados no mês (8,0%), influenciada pelo movimento ascendente das principais bolsas mundiais e também beneficiada pela crescente entrada de novos investidores, motivados pelo baixo patamar da taxa básica de juros (3,0% ao ano), que aliás deve recuar ainda mais e (2) o DÓLAR pode cair, influenciado pelos sinais de aumento do fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, que seguem crescendo, investimentos, que estão sendo retomados, e captações, como a operação bilionária anunciada ontem pela Petrobrás.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -1,1%, realizando lucros após acumular ganho de 7,0% na semana e de 9,2% no mês, influenciada pelo novo amento das tensões políticas tupiniquins e acompanhando o recuo dos preços das commodities e das bolsas de NY e (2) o DÓLAR subiu 2,0% à R$ 5,38, , em um “ajuste técnico” após 6 pregões seguidos de baixa, influenciado pelos mesmos motivos que derrubaram a bolsa brasileira e seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão 2,3%, favorecida pelo bom desempenho de ações financeiras e de montadoras e China -0,3%, prejudicada pelas crescentes tensões entre o país e os EUA, que mais recentemente têm girado em torno de Hong Kong, (2) da EUROPA, Inglaterra 1,2%, França 1,8% e Alemanha 1,1%, acompanhando a abertura positiva das bolsas de NY ainda reagindo positivamente ao pacote de estímulos de 750bi de euros anunciado pela União Europeia e a retomada gradual das economias da região e (3) dos EUA, revertendo uma abertura positiva, S&P -0,2%, DJ -0,6% e NASDAQ -0,5%, em um movimento de realização de lucros recentes que usou como “desculpa” o aumento das tensões do país com a China.

Por culta de governadores genocidas e bandidos, como Dória (SP) e Witzel (RJ), que causaram uma enorme crise econômica no país trancando todo mundo em casa para supostamente combater o coronavírus, (1) em ABR/20 o governo federal, que por decisão dos canalhas do STF só paga a conta e não pode mandar nada, registrou um rombo recorde de R$ -92,9bi nas contas públicas, o que representa o pior resultado para todos os meses da série histórica iniciada em 1997 e (2) no trimestre encerrado em ABR/20 foram destruídos 4,9 milhões de postos de trabalho no Brasil e com isto a população ocupada teve uma queda recorde de -5,2% na comparação com o trimestre anterior, elevando a taxa de desemprego para 12,6% da população.

Ajudando a reduzir ainda mais a credibilidade externa do Brasil, que já é dilapidada diuturnamente pelos bandidos socialistas da imprensa tupiniquim, os secretários de Fazenda estaduais, comandados pelo picareta do Henrique Meirelles (SP), querem parar de pagar essas parcelas a organismos multilaterais, como Banco Mundial e BID e para isto estão tentando derrubar no Congresso veto do presidente Bolsonaro que trava suspensão de pagamentos garantidos pela União.

Esquecendo que o grande problema do setor é a falta de concorrência, o deputado Zé Vitor (PL-MG), relator da MP que facilita e permite o financiamento, com juros de 3,75% ao ano, de 100% da folha de pagamento das empresas, afirmou que fracasso do programa, que atingiu menos de 5% da meta, é culpa dos bancos, que fazem muitas exigências, já que não tem interesse em emprestar dinheiro com juros tão baixos.

Por conta do aumento do risco de calote causado pela crise econômica e também como fruto da falta de concorrência no setor bancário tupiniquim, em ABR/20 a concessão de empréstimos caiu -16,5% na comparação com o mês anterior, afetando principalmente as empresas, que tiveram -21,1% menos crédito na mesma base de comparação.

Ajudando no controle da inflação e na redução do custo de vida, a partir do mês que vem (JUN/20) as tarifas de gás encanado ficarão mais baratas em SP, com redução de -14,6% na região metropolitana e de até -28% no interior.

Com a abertura de novos mercados para a exportação de proteína animal brasileira, o preço da carne bovina, apesar da queda na demanda interna por conta da crise econômica e da disparada do desemprego causados pela quarentena do coronavírus, se mantém em alta e supera em cerca de 35% o valor registrado no mesmo período de 2019.


Política:

Explicando como está se dando sua aproximação de seu governo com os parlamentares do centrão, o presidente Bolsonaro admitiu que procurou o grupo para negociar a aprovação de projetos importantes no Congresso, mas negou a troca do apoio por cargos e reconheceu que as conversas envolvem as eleições de 2022.

Após afirmar que vai indicar para o STF um “cristão evangélico” para uma das 2 vagas na corte previstas para seu mandando e que já tem 3 nomes em mente, o presidente Bolsonaro afirmou que, caso surja uma terceira vaga, o nome de Augusto Aras, atual PGR, pode ser analisado.

Coberto de razão e bastante irritado com os movimentos da justiça contra a liberdade de expressão, o presidente Bolsonaro pediu um "basta" aos ministros do STF, ressaltando que "ordens absurdas não se cumprem e que é preciso botar um limite.

Conhecido como Botafogo nas planilhas de propina da Odebrecht, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, disse que as declarações de Bolsonaro criticando as atitudes de ministros do STF "são muito ruins" e vão no "caminho contrário contra tudo o que começamos a construir com todos os poderes", além de gerarem insegurança.

Dos 11 ministros do STF (1) 7 foram indicados pelos ex-presidentes Lula e Dilma, que são líderes da organização criminosa petista, (2) 1 foi indicado por Temer, chefe da máfia do MDB, (3) 1 foi indicado por FHC, mito entre os canalhas e socialistas do PSDB, (4) 1 foi indicado por Collor, o bandido de Alagoas e (5) 1 foi indicado por Sarney, o coronel Maranhense.

Para socorrer empresas e evitar demissões, a Câmara dos Deputados aprovou ontem a medida provisória do presidente Bolsonaro que prevê a suspensão de contratos de trabalho e também o corte de jornada e salário de trabalhadores.

Com o real objetivo de censurar a população, tramitam no Congresso Nacional tupiniquim, com o apoio da nefasta impressa socialista tupiniquim, projetos que querem responsabilizar usuários das redes sociais por disseminação das chamadas fake news, que aliás atualmente ocorrem muito mais na imprensa tradicional do que nos veículos alternativos e livres de informação.

O Datafolha, canetinha de aluguel da organização criminosa petista que nas vésperas das eleições presidenciais de 2018 garantia que Haddad seria eleito, divulgou ontem mais uma “pesquisa tabajara”, desta vez dizendo que a rejeição ao presidente Bolsonaro cresceu de 38% em ABR/20 para 43% em MAI/20.


Crítica:

Partido para o ataque contra as companhias de mídias sociais socialistas que, aliadas histórias dos democratas, se comportam como “censores celestiais” e fazem de tudo para lhe prejudicar, Trump, presidente dos EUA e CPT do mundo, assinou, em nome da liberdade de expressão, um decreto para reduzir proteções legais de empresas como Twitter e Facebook.

Não satisfeito em ser responsável pelo coronavírus, que causou milhares de mortes e uma crise econômica mundial sem precedentes, o governo chinês, arrumando confusão com os EUA, aprovou ontem uma resolução autorizando seu Comitê Permanente a elaborar uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong.


PAZ, amor e bons negócios;


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil