R.B. 30/JAN/20 "Otimismo com a desgraça alheia"



"Otimismo com a desgraça alheia"

São Paulo, 30 de janeiro de 2020 (QUINTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em queda, ampliando as perdas acumuladas na semana (-2,5%) e no ano (-0,2%), influenciada pelo recuo das commodities e acompanhando o “humor negativo” das principais bolsas mundiais, porem o patamar pode ficar atraente para compras de quem “aposta” na recuperação da economia tupiniquim em 2020 e (2) o DÓLAR pode subir, novamente seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana diante dos “temores” com o coronavírus.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,9% (aos 115.385pts), devolvendo os ganhos da abertura, quando na máxima atingiu 117.171pts, e acompanhando a perda de força das ações em NY, com o coronavírus ainda como catalisador das preocupações globais e (2) o DÓLAR subiu 0,6% à R$ 4,22, para fechar o dia no maior patamar desde 29/NOV/19, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pelo aumento das “apostas” de novo corte da taxa básica de juros brasileira na reunião do Copom da próxima semana.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, China permaneceu fechada por conta do feriado de ano novo lunar e Japão 0,7%, tentando recuperar perdas recentes, impulsionada por ações dos setores imobiliário e financeiro, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,1%, França 0,5% e Alemanha 0,7%, beneficiadas pela divulgação de resultados positivos de companhias como o Banco Santander, cujas ações subiram 4,4%, e pela notícia de que a China está agindo rapidamente para conter o surto de coronavírus e (3) dos EUA, devolvendo quase todos os ganhos da abertura, S&P -0,1%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,1%, após Jerome Powell, presidente do FED (“Copom” local) firmar que a valorização de ativos estaria "elevada".

Após anunciar, como esperado, a manutenção da taxa básica de juros do seu país na faixa entre 1,50% e 1,75% ao ano, Jerome Powell, presidente do FED (“Copom” local) afirmou que o surto internacional do coronavírus é uma "questão muito séria", terá "impactos na economia da China" no curto prazo e poderá também afetar o nível de atividade global.

Na primeira divulgação de resultados do McDonald’s após ser eleito o novo presidente da empresa, Chris Kempczinski, citou o Brasil com otimismo, ressaltando que o país é um dos seus maiores mercados de licenciamentos internacionais.

Segundo Roberto Prado, economista do Itaú, a sinalização de política monetária do FED (“Copom” dos EUA) abre espaço para um BC brasileiro cortar ainda mais a taxa básica de juros do país.

Dando novos sinais positivos da economia tupiniquim, no ano passado (1) foram geradas 57.740 vagas de emprego no setor de supermercados, o que representa mais o que o dobro do auferido em 2018 e é o melhor resultado dos últimos 5 anos e (2) as contas do governo federal registraram o menor rombo desde 2014.

Enquanto vende sua participação em várias empresas gigantes que, em troca de propina para a organização criminosa petista, receberam dinheiro barato, o BNDES anunciou ontem que pretende trabalhar mais com saneamento, gás e preservação florestal.

Por conta da forte queda da taxa básica de juros, que está no menor patamar da história (4,5% ao ano) e deve seguir recuando, o número de investidores pessoa física na bolsa tupiniquim disparou de 813 mil no final de 2018 para 1,7 milhão no final de 2019, porem alguns especialistas, como Luis Stuhlberger, presidente da Verde Asset Management, alertou que os brasileiros não têm educação financeira para colocar dinheiro em investimento que pode gerar perdas.

Mostrando “otimismo com a desgraça alheia”, os grandes produtores de proteína animal do Brasil “apostam” que a epidemia de coronavírus, que começou na China, pode aumentar a procura de alimentos produzidos pela indústria brasileira, principalmente nos países asiáticos.

-    O Facebook caiu -5,0% na bolsa de NY, e despencou -7,0% no pós-fechamento de mercado, após a companhia publicar que em 2019 teve o crescimento mais lento desde a abertura de capital, em MAI/12.

Política:

Representante de tudo de ruim e nefasto na política tupiniquim, Rodrigo Maia, presidente da Câmara que quer controlar as verbas do FNDE, afirmou ontem, em um evento Credit Suisse, que os investidores não apostam no futuro do Brasil por culpa de Abraham Weintraub, atual ministro da Educação.

Deslumbrados e apaixonados, assim como Bolsonaro, pelo poder, 6 ministros do atual governo federal utilizaram voos exclusivos da FAB com poucos acompanhantes para cumprir agendas no exterior, torrando de forma desnecessária milhões de reais dos cofres públicos tupiniquins.

Confirmando que o atual governo Federal segue abrigando picaretas do governo anterior, Fernando Bezerra, atual líder de Bolsonaro no Senado, é o verdadeiro dono de uma concessionária da Jeep apontada por delatores como destinatária de propinas ao parlamentar.

Acreditando que tem chances de ser novamente eleita prefeita de SP, Marta Suplicy, que está sem partido, está conversando com dirigentes da Rede, do PDT e até da organização criminosa petista.

Abrindo mão de ganhar um ótimo salário, mesmo sem trabalhar, na Globo, a atriz Regina Duarte anunciou que aceitou o convite de Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura.

Fernando Wandscheer de Moura Alves, que assumirá o posto de número 2 na casa civil no lugar de José Vicente Santini, teve cargo comissionado no governo Lula.

Aumentando sua enorme coleção de processos, Lula, maior bandido da história do país, foi denunciado, desta vez juntamente com o líder terrorista Boulos, pela invasão do famoso triplex no Guarujá.

No mesmo post em que anunciou a degola do ex-número 2 de Onyx Lorenzoni, Bolsonaro avisou que o Programa de Parcerias e Investimentos vai ser transferido da Casa Civil para o Ministério da Economia.

Coberto de razão, o advogado Luís Felipe Belmonte, que é articulador da criação do partido de Bolsonaro, afirmou que é contra o fundo eleitoral e defendeu que apenas pessoas físicas devem financiar voluntariamente as campanhas políticas.

Crítica:

Em 2019, ano em que o Brasil comemorou uma queda recorde da taxa básica de juros, os bancos tupiniquim, de se esbaldam em um monopólio protegidos por leis absurdas, elevaram o chamado spread, que é a diferença entre o custo de captação do dinheiro e o juro cobrado nas operações de crédito do cliente final.

Sem bandidos de estimação, hoje a Polícia Civil faz uma megaoperação para prender milicianos que atuam em Rio das Pedras, com 48 mandados de prisão a serem cumpridos.

Dando um ótimo exemplo, a Igreja Presbiteriana do Brasil emitiu uma nota orientando que seus pastores e autoridades evitem apoiar partidos políticos e que as igrejas não sejam locais para “debates ou apresentações de cunho político”.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil