R.B. 26/DEZ/19 "Agradando Rodrigo Maia, Dias Toffoli e também os petistas"



"Agradando Rodrigo Maia, Dias Toffoli e também os petistas"

São Paulo, 26 de dezembro de 2019 (QUINTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em alta, para ampliar a valorização acumulada no mês (7,1%) e no ano (31,8%), beneficiada pelo movimento ascendente das principais bolsas mundiais e pela alta das commodities e (2) o DÓLAR pode cair, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pela gradativa melhora das perspectivas para a economia brasileira.

Segunda-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 0,6%, para fechar o dia em um novo recorde histórico de alta (aos 115.863pts), acompanhando a valorização das commodities, beneficiada pelos sinais positivos da economia tupiniquim e impulsionada pelo bom desempenho das principais bolsas mundiais e (2) o DÓLAR caiu -0,5% à R$ 4,08, seguindo o “humor positivo” na bolsa brasileira e influenciado pelas expectativas de aumento do fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e investimentos.

Terça-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 0,1%, sustentada pelo bom desempenho das ações de eletrônicos e China 0,7%, influenciada positivamente pelos sinais de maior abertura comercial do governo do país, (2) da EUROPA, sem movimentos intensos num pregão abreviado por causa do feriado do Natal, Alemanha não teve pregão, Inglaterra 0,1%, com destaques de alta para as exportadoras e França 0,1%, beneficiada pelas ações dos bancos e (3) dos EUA, sem uma tendência única, S&P -0,1%, DJ -0,1% e NASDAQ 0,1%, em uma “parada técnica” após os recentes recordes históricos de fechamento.

Tentando se mostrar uma economia mais aberta, a China, que acaba de fechar um acordo comercial com os EUA, anunciou que pretende cortar tarifas de importação sobre 850 itens a partir de 1/JAN/19, junto a todos os parceiros comerciais, o que pode beneficiar o Brasil.

Elogiando a aprovação da reforma da Previdência, mas alertando que o país tem “fraquezas estruturais” que precisam ser corrigidas sob a lente da disputa política entre governo e Congresso, Livia Honsel, analista principal da agência de risco S&P para o Brasil, afirmou que, apesar da melhora na perspectiva econômica, ainda levará certo tempo para a recuperação do grau de investimento que o país perdeu em 2015.

Cada semana um pouco mais otimista, o “mercado” (1) elevou, desta vez de 2,25% para 2,28%, suas “apostas” para o crescimento da economia tupiniquim em 2020 e (2) manteve em estáveis suas projeções de Selic (4,25%) e IPCA (3,60%) para o ano que vem.

Fechando o ano de 2019 com um crescimento de 2,0%, o que é o dobro do que se espera para a economia (1,0%), o setor imobiliário, que encolheu de 2012 até 2018, já deu sinais claros de que saiu do fundo do poço e, esbanjando otimismo, projeta para 2020 uma expansão de no mínimo 3,0%.

Dando novos sinais positivos da economia tupiniquim, (1) o setor de serviços de SP deve encerrar este ano com crescimento de 16% ante 2018, (2) na média a produção de panetones para o Natal deste ano foi 20% maior do que no ano passado e (3) o percentual da população que acredita que a economia vai melhorar subiu de 43,% em AGO/19 para 47,5% atualmente.

Apesar do enorme potencial agrícola e das condições climáticas favoráveis para o cultivo de Cannabis, que poderiam tornar o Brasil um grande exportador da planta, é quase impossível que durante o governo de Bolsonaro a lei mude.

Animando os investidores, as empresas e as corretoras de valores, a B3, monopolista operadora da Bolsa de Valores brasileira, e Americas Trading Systemp chegaram a um acordo que abre espaço para uma nova Bolsa de Valores no Brasil.

Política:

Agradando Rodrigo Maia, Dias Toffoli e também os petistas”, Bolsonaro, sem se preocupar em desagradar Sergio Moro, decidiu manter a figura do juiz das garantias no pacote anticrime que sancionou durante o feriado de Natal.

Sem esconder a felicidade com a aprovação do juiz de garantias no pacote anticrime sancionado por Bolsonaro, o nefasto deputado Paulo Teixeira, da organização criminosa petista e também um dos autores da referida proposta, afirmou que a medida que acaba com o “jeito Moro” de julgar.

Indignada com a decisão de Bolsonaro, Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, afirmou ser impossível implementar o juiz de garantias até o dia 25/JAN/20, informou que vai ao STF para derrubá-la e ressaltou que os magistrados já atuam de forma a controlar a legalidade do procedimento inquisitivo e salvaguardar os direitos e garantias fundamentais.

Ex-advogado do PCC e atualmente ministro do STF, Alexandre de Moraes foi ao Twitter elogiar a aprovação do texto do “seu” pacote anticrime e dizer que, com ele, “o Judiciário poderá revolucionar o combate ao crime organizado”.

Liderado pelo senador Álvaro Dias, o Podemos “avisou” que sua assessoria jurídica prepara uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para protocolar no STF e tentar barrar a criação do juiz de garantias.

Mostrando novamente que Bolsonaro não é liberal, (1) um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que deve ser votado no primeiro semestre de 2020, reserva para as mulheres 25% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública e (2) o presidente assinou um decreto que estabelece que cinemas em todo o país terão de cumprir uma cota de exibição de filmes nacionais em 2020.

Criando dificuldades para vender facilidades, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prepara um novo marco regulatório da radiodifusão, cujo eixo central é endurecer as regras para outorga e renovação de rádios e emissoras de TV.

Fazer o próximo presidente do Senado entrou na lista de prioridades do grupo “Muda, Senado!“ e o nome do senador Álvaro Dias, do Podemos, é o mais cotado para disputar o cargo.

A nefasta imprensa socialista tupiniquim, que não se incomodava quando Lula e Dilma libertavam bandidos, assassinos e terroristas, ficou indignada com a decisão de Bolsonaro de soltar policiais e militares no indulto de Natal deste ano.

Perdendo mais uma oportunidade de ficar calado, apesar de estar coberto de razão, Bolsonaro afirmou, em entrevista para o programa “Poder em Foco” do SBT, que Lula, ex-presidiário e líder da organização criminosa petista, é “carta fora do baralho” nas eleições de 2022.

Rapinando impunimente e desavergonhadamente os cofres públicos, Dias Toffoli, ex-advogado do PT e presidente do STF, usou um avião da Força Aérea Brasileira para ir a um evento em uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes na última sexta-feira, emendando a estadia por todo o fim de semana em um resort de luxo na região.

Único Brasileiro na lista das 50 personalidades da década feita pelo Financial Times, Sergio Moro, com a modéstia de sempre, prometeu seguir lutando para consolidar o combate à corrupção e contra o crime organizado.

Crítica:

Teve ter muita atenção quem tem cheque especial pré-aprovado no banco, pois a partir de 1/JAN/20, independentemente de o cliente usar ou não o limite, o banco poderá cobrar uma tarifa de 0,25% do valor deste limite ao mês. E você, como eu, achando que o governo tinha prejudicado os bancos ao limitar os juros do cheque especial em 8% ao mês?

Comprovando que a extrema direita tupiniquim também é terrorista e não gosta da democracia, a produtora responsável pela criação dos programas comédia Porta dos Fundos, que recentemente foi criticada por fazer um filme de humor sobre Jesus Cristo, foi atacada com coquetéis molotov na madrugada da véspera do Natal.

Os bailarinos da Ópera de Paris, que têm um plano de pensão personalizado que remonta ao século 17 e inclui o direito à aposentadoria integral aos 42 anos, decidiram protestar contra a reforma da previdência francesa.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil