R.B. 5/AGO/19 "Tribunal de exceção"



"Tribunal de exceção"

El Colorado, 5 de agosto de 2019 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em alta, influenciada pela redução das tensões externas e, por conta do baixo patamar da taxa básica de juros e da melhora das perspectivas para a economia tupiniquim, impulsionada pelo aumento da demanda por investimentos no setor produtivo e (2) o DÓLAR pode cair, iniciando um “ajuste técnico” após avançar 3,1% na semana passada e acompanhando o esperado “humor positivo” na bolsa brasileira.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 0,5%, resistindo “bravamente” às perdas das principais bolsas mundiais, impulsionada pelo ótimo resultado apresentado pela Petrobrás, cujas ações dispararam 3,6%, e beneficiada pelos sinais e medidas cada dia mais liberais do governo Bolsonaro e (2) o DÓLAR subiu 1,1% à R$ 3,89, para fechar o dia no maior patamar desde 17/JUN/19, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -2,1% e China -1,4%, reagindo, conforme esperado, de forma bastante negativa ao “endurecimento do jogo” por parte de Trump, presidente norte-americano, nas disputas comerciais entre as 2 maiores economias do mundo, (2) da EUROPA, Inglaterra -2,3%, França -3,6% e Alemanha -3,1%, reagindo ao mesmo motivo que derrubou as bolsas asiáticas e também prejudicadas pelo aumento dos temores de Brexit sem acordo e (3) dos EUA, com o S&P e o NASDAQ registrando suas maiores perdas semanais no ano, S&P -0,7%, DJ -0,4% e NASDAQ -1,3%, com destaques de queda para as ações do setor de tecnologia, como a Apple (-2,1%), diante dos temores de uma resposta por parte de Pequim às medidas anunciadas por Washington.

Apesar de nem 0,5% da população tupiniquim investir em ações, patamar este que vai aumentar com a Selic a 6,0% ao ano, em JUL/19, após mais de 8 anos, as pessoas físicas representaram 20% da fatia dos negócios realizados no mês na monopolista bolsa brasileira.

Colocando à prova o liberalismo do governo, as empresas de TV por assinatura, que da forma como estão devem ficar obsoletas, pressionam Bolsonaro para ele adiar o leilão das frequências da telefonia de quinta geração, o chamado 5G, marcado para o primeiro semestre do próximo ano.

Embora o governo Bolsonaro venha sinalizando uma flexibilização na legislação trabalhista com a justificativa de gerar empregos, as discussões não devem incluir mudanças nos principais direitos previstos pela Constituição Federal.

Ressaltando que o objetivo é transformar 160 decretos em apenas 4, 600 portarias em 10, e ainda revisar todas as normas regulamentadoras, Bruno Dalcomo, secretário de Trabalho do Ministério da Economia, garantiu que a flexibilização das leis trabalhistas apresentadas pelo governo Bolsonaro respeitará o artigo 7º da Constituição, que garante ao trabalhador direitos como férias, 13º salário, descanso semanal, FGTS e seguro-desemprego.

Ajudando no controle da inflação, a Petrobras, em linha com sua política de preços, anunciou na sexta-feira uma redução de -8,17% no preço do botijão de gás de cozinha de até 13 kg.

Cientes de que que os tribunais de contas estaduais falharam no acompanhamento de receitas e despesas nos últimos anos, o Ministério da Economia, coberto de razão, pretende criar um órgão no ano que vem para mudar regras de prestação de contas dos estados e elevar a rigidez no acompanhamento das contas públicas.

Existe o temor, quiçá correto, de aumento da competição no setor bancário e, como os bancos representam uma grande parte do peso do Ibovespa, este índice subiu 0,8% em JUL/19, porém, mostrando boas perspectivas para a economia tupiniquim, também no mês passado o índice de small caps subiu 6,4%.

-    A NetApp despencou -20,2% na bolsa de NY, liderando as quedas do S&P 500, após a empresa de armazenamento de dados anunciar que suas vendas em 2019 virão bem abaixo das expectativas, culpando as incertezas no cenário global.

Política:

Para “mostrar serviço” logo nos primeiros dias após o recesso parlamentar, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, marcou 8 sessões de plenário para discussão e votação em segundo turno da Reforma de Previdência entre terça e quinta-feira desta semana.

Enquanto governo e Senado não resolvem o atraso na nomeação de novos conselheiros do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o número de operações de fusões e aquisições congeladas no país cresceu de 40 em meados de JUL/19 para 70 na sexta-feira passada.

Canetinha de aluguel da organização criminosa petista, a Folha de SP agora acusa Sergio Moro, brilhante ministro da justiça, de omitir ter dado uma palestra remunerada em SET/16, cujo valor foi doado para caridade.

Como era de se esperar, Bolsonaro afirmou ontem que o ministro Paulo Guedes, da Economia, assim como todos os demais ministros tem carta branca para trocar o comando do Coaf, atualmente liderado por Roberto Leonel, aliado de Sergio Moro.

O grupo político Livres, que tem 16 membros com mandatos em vários níveis, desde Câmaras Municipais até o Senado, distribuídos em siglas como Novo, Cidadania, PSDB, PP e PSB, tem planos de oferecer cursos gratuitos sobre liberalismo em favelas de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória e desejo de avançar na propagação da doutrina também no campo do comportamento, para além da área econômica.

Atacados pelos canetinhas de aluguel da organização criminosa petista, os integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba fizeram chegar à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, um pedido de ajuda.

Comparando a mais alta corte do Brasil a um “tribunal de exceção”, Raquel Dodge, procuradora-geral da República, defendeu que seja anulado o inquérito aberto pelo próprio Supremo Tribunal Federal para apurar notícias falsas, ameaças e calúnias contra seus ministros.

Último bastião de votos da organização criminosa petista, e suas linhas auxiliares, os 7 governadores de esquerda do Nordeste intensificaram agendas conjuntas e querem criar um bloco para fazer contraponto à gestão do presidente Bolsonaro.

Enfrentando uma crise financeira, com queda na arrecadação e congelamento de salários de servidores, Rui Costa, governador petista da Bahia, gastou R$ 250 mil para contratar a cantora Ivete Sangalo para a inauguração de um teatro em Itabuna, cidade do sul do estado.

Em defesa dos bandidos de toga, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou o afastamento de auditores da Receita e suspendeu processos de investigação no órgão sobre 133 contribuintes.

Para impedir que terroristas, como a ex-presidenta Dilma, sejam agraciados com pensões pagas com dinheiro público, Bolsonaro, coberto de razão, decidiu trocar de 4 dos 7 membros da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos por assessores do PSL e militares.

Lucido, Luís Roberto Barroso, ministro do STF, afirmou, ao se referir às mensagens publicadas pelo site The Intercept Brasil, que “é difícil entender a euforia que tomou muitos setores da sociedade diante dessa fofocada produzida por criminosos”.

A comissão ainda tem várias frentes sem conclusão na tentativa de localizar e identificar mortos e desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985), e será assumida por pessoas inexperientes no tema e desconhecidas no meio.

Crítica:

Facilitando a vida da população e também aumentando a eficiência da máquina pública, Portugal, que é membro do D9, grupo de países com governos digitais avançados, tem automatizado o processo de declaração do imposto de renda para seus cidadãos e atualmente cerca de 30% das famílias portuguesas já usaram este modelo.

Ressaltando que “que não dá para ficar chorando leite derramado, tem é que produzir mais leite, criar mais gado, para continuar botando comida na mesa”, a GM está vinculado na TV uma ótima propaganda que ao mesmo tempo (1) á um belo recado aos eco-chatos, (2) agrada seus consumidores e (3) mostra que também dá para fazer marketing de direita.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil