R.B. 3/DEZ/18 "Acalmando o mundo"



"Acalmando o mundo"

São Paulo, 3 de dezembro de 2018 (SEGUNDA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, para finalmente fechar o dia acima dos 90.000pts, ampliando os ganhos acumulados no mês passado (2,4%) e no ano (17,1%), impulsionada pela melhor do “humor” nas principais bolsas mundiais e pela forte alta das commodities e (2) o DÓLAR pode cair, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pela expectativa de aumento do fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e “investimentos”.

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA -0,2%, realizando lucros após 3 pregões consecutivos de alta, influenciada pelo recuo das commodities, com destaques de queda para as ações do setor financeiro e indiferente ao movimento ascendente das bolsas de NY e (2) o DÓLAR subiu 0,1% à R$ 3,86, novamente seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana e a piora do “humor” na bolsa tupiniquim, porem desta vez também em um movimento de cautela antes da reunião do G-20.

Também sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão 0,4% e China 0,8%, com investidores sinalizando otimismo de que os presidentes Trump e Xi Jinping farão algum tipo de avanço no sentido de aliviar as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, (2) da EUROPA, após bastante volatilidade, Inglaterra -0,8%, França -0,1% e Alemanha -0,4%, com as atenções divididas entre a reunião de cúpula do G20 e as perdas das ações do setor financeiro, como Lloyds (1,4%), Deutsche Bank (-2,9%), Commerzbank (-3,6%) e Société Générale (-1,1%) e (3) dos EUA, recuperando as perdas da abertura, S&P 1,8%, DJ 0,8% e NASDAQ 0,8%, impulsionadas pelo aumento do otimismo dos agentes com as negociações comerciais entre o país e a China e pela divulgação de dados econômicos melhores do que o esperado, como o índice de atividade industrial de Chicago, que saltou de 58,4pts em OUT/18 para 66,4pts em NOV/18, chegando próximo ao seu maior patamar da história.

Acalmando o mundo”, neste final de semana, durante a reunião do G-20, EUA e a China anunciaram oficialmente terem atingido uma trégua temporária, de 90 dias, na guerra comercial que vem abalando o comércio internacional nos últimos meses.

Dando novos sinais positivo da economia tupiniquim, no terceiro trimestre deste ano (1) o PIB brasileiro cresceu 0,8% na comparação com os 3 meses anteriores, o que representa o melhor resultado para o período desde 2012 e (2) os investimentos subiram 6,6% também na comparação com o trimestre anterior, o que representa o melhor resultado desde o último trimestre de 2009.

Colocando o país em primeiro lugar, o economista Marcos Contra, que será nomeado por Bolsonaro como secretário-geral da Previdência e da Receita Federal, afirmou que está disposto a abrir mão da ideia defendida por anos, a do imposto único sobre movimentações financeiras, para buscar o consenso na reforma tributária.

“A recomendação do manual” é sempre priorizar o pagamento de dívidas, equilibrar o orçamento, começar a poupar e, se sobrar alguma coisa, consumir, porém, provando mais uma vez que o brasileiro é analfabeto financeiro, segundo uma pesquisa do SPC o destino do 13º salário do trabalhador tupiniquim será 27% para economizar ou investir, 23% para consumir e apenas 17% para pagar dívidas atrasadas.

O Brasil pode ser punido se o Congresso Nacional tupiniquim não aprovar, até FEV/19, as normas da ONU de combate ao terrorismo e à lavagem de dinheiro, e os desdobramentos econômicos negativos incluem uma grande saída de capitais e restrição a ingressos de novos investimentos.

A abertura de conta-corrente para empresas pela internet, autorizada pelo BC na semana passada, deve demorar a ser oferecida pelos grandes bancos tupiniquins, que se esbaldam no monopólio e não precisam se esforçar muito para ganhar bastante dinheiro.

Segundo um estudo feito pela FGV e pela CNI, mais da metade das empresas exportadoras no Brasil avaliam que, hoje, a principal dificuldade que elas enfrentam ao vender seus bens para o exterior são as altas tarifas cobradas por portos e aeroportos, porem os custos do transporte e a baixa efetividade do governo para superar os entraves internos também estão no topo da lista de queixas do setor.

Política:

Para acabar com ingerências políticas nas agências reguladoras, infestadas de bandidos petistas, os militares indicados para postos-chave na equipe de Bolsonaro estudam reduzir as competências dos órgãos reguladores, retirando delas competências como licenças e outorgas que passariam para os ministérios, e destituindo conselheiros que ainda estão em pleno exercício de seus mandatos.

Enquanto Dilma, para a alegria dos corruptos e com a simpatia de “artistas e intelectuais tupiniquins”, empregava bandidos, terroristas e até assassinos nos seus ministérios, Bolsonaro, criticado pela imprensa socialista tupiniquim, nomeou militares, todos com a reputação ilibada e conhecimento técnico no assunto, para 1/3 dos seus ministérios.

Confirmando que os governos do PT eram exímios em colocar raposa para tomar conta de galinheiro, segundo uma denúncia do Ministério Público Federal apresentada contra investigados na Operação Zelotes, Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União, fez uma espécie de “parceria” com suspeitos denunciados pelos procuradores em troca de R$ 1,6mi em propina.

Com Lula, sua única liderança, preso, a cúpula da organização criminosa petista se reuniu neste final de semana em Brasília e no final do encontro divulgou um documento final, de 8 páginas, recheado de clichês e bravatas que mostram porque as demais legendas de esquerda se organizam para uma oposição a Bolsonaro sem PT.

Tomando, com toda a razão e direito, as rédeas do PSDB, Dória, governador eleito em SP mesmo contra a vontade de FHC e Alckmin, afirmou que seu partido não será mais de centro-esquerda e passará agora a ser de centro-direita.

Com dinheiro de petistas otários que contribuem com a referida organização criminosa, Haddad, capacho de Lula e ex-candidato à presidente pelo PT, foi para NY se encontrar com socialistas como o senador Bernie Sanders, a escritora Naomi Klein e o ex-ministro grego Yanis Varoufakis para participar do lançamento da Internacional Progressista.

Preparando o enredo para Lula, seu maior herói, a Folha De SP afirma que o líder da organização criminosa petista está recebendo pressão de amigos, correligionários e familiares para concordar com o pedido de uma prisão domiciliar.

Como sempre sonhou em ser petista, FHC publicou um artigo no jornal para cobrar uma autocrítica do PT, ressaltando que qualquer tentativa de reconstruir o que desabou e de emergir algo novo passa por isto.

Hoje, 1 dia após comemorar no estádio o décimo campeonato brasileiro de futebol de seu time do coração, Bolsonaro se prepara para receber, apenas nesta semana, mais de 100 parlamentares do PMDB, PRB, PR e PSDB para reuniões no gabinete de transição.

Crítica:

Lutando, como qualquer funcionário público corporativista, pelos seus próprios interesses, Raquel Dodge, procuradora-geral da República, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para evitar que a derrubada do auxílio-moradia alcance os integrantes do Ministério Público.

Babaca e ecologista, Emmanuel Macron, presidente da França, afirmou que Bolsonaro não pode tirar o Brasil do nefasto acordo de Paris, esquecendo-se que no seu país, onde seu governo tem menos de 20% de aprovação popular, as manifestações crescem e ficam cada dia mais violentas por conta de um absurdo aumento dos combustíveis causada por uma “taxa ecológica” destinada a forçar os cidadãos franceses a deixarem o carro em casa.

PAZ, amor e bons negócios;

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: rb@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil