R.B. 13/ABR/18 "Lutando contra um monopólio poderoso e inescrupuloso"



"Lutando contra um monopólio poderoso e inescrupuloso"

São Paulo, 13 de abril de 2018 (SEXTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em alta, acompanhando a valorização das principais bolsas mundiais e “puxada” pela aproximação do vencimento de opções, que ocorrerá na segunda-feira, porém deve-se ressaltar que o patamar é bastante interessante para vendas, diante das expectativas de piora do cenário político e do desempenho aquém do esperado da economia tupiniquim e (2) o DÓLAR pode cair, influenciado pela esperada manutenção do “humor positivo” na bolsa brasileira e pelo fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e “investimentos”, entretanto a trajetória da moeda norte-americana segue sendo de alta.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 0,2%, acompanhando o movimento ascendente das bolsas de NY e a valorização das commodities, porém com menos “força” do que deveria diante da “ameaça” de Palocci de delatar 2 bancos e 2 ministros da suprema corte tupiniquim e (2) o DÓLAR subiu 0,7% à R$ 3,40, refletindo as mesmas incertezas do mercado interno que contiveram a alta da bolsa e também seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -0,1% e China -0,9%, prejudicadas pelo novo aumento da tensão geopolítica global, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,1%, França 0,6% e Alemanha 1,0%, já que a atmosfera de tensão com o que parecia ser um iminente ataque dos EUA à Síria perdeu intensidade após Trump dizer que uma ação militar, seja em breve ou não, pode nem sequer ocorrer e (3) dos EUA, S&P 0,8%, DJ 1,2% e NASDAQ 1,0%, beneficiadas pelo alívio das tensões geopolíticas, impulsionadas pela divulgação de bons resultados corporativos e com os investidores também animados com o possível retorno do país à Parceria Transpacífico.

Defendendo, legitimamente, seus interesses, ontem, em reunião com o ministro tupiniquim das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, afirmou que a maneira mais rápida de o Brasil conseguir isenção permanente das tarifas sobre o aço brasileiro é concordar com restrição voluntária de exportações e estabelecimento de cotas, semelhante ao que foi negociado pela Coreia do Sul.

“Lutando contra um monopólio poderoso e inescrupuloso”, a recém-criada Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain prometeu ir ao CADE para barrar a ofensiva dos bancos que se negam a abrir contas correntes de corretoras que negociam moedas virtuais, alegando que isto fere a livre concorrência.

Indicando que o desempenho da economia tupiniquim é pior do que o governo Temer “promete”, (1) em FEV/18 as vendas do varejo brasileiro recuaram -0,2% na comparação com JAN/18 e avançaram apenas 1,3% na comparação com FEV/17, em ambos os casos apresentando resultados muito inferiores do que o esperado pelo “mercado”, respectivamente 0,65% e 3,4% e (2) no primeiro trimestre deste ano os valores de FGTS não depositados tiveram alta de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Comparsa mais próximo do presidente Temer em Brasília, Moreira Franco, novo ministro de Minas e Energia, afirmou, em seu primeiro dia no cargo, que, caso o governo não consiga aprovar a capitalização da Eletrobras, o país correrá o risco de um apagão.

Como Abílio Diniz, já apelidado de empresário “Merdas” (o primo pobre o Midas), insiste em não “largar o osso” e segue prejudicando a empresa apenas por ser mimado, a escolha dos membros do novo conselho de administração da BRF, maior processadora de alimentos no Brasil, será feita individualmente.

Podendo beneficiar, e muito, o Brasil, as exportações de soja dos EUA para a China podem cair em até dois terços se Pequim levar diante sua proposta de uma tarifa de 25% sobre a commodity.

-    O Carrefour caiu -3,4% na bolsa de Paris, após divulgar seus resultados de vendas no primeiro trimestre, que mostram que o grupo teve melhoras apenas limitadas na sua participação de mercado na França e enfrenta dificuldades em várias outras praças relevantes, como o Brasil.

Política:

Aumentando as chances de delação e consequentemente “o medo dos bancos dos companheiros petistas”, que no caso seriam o principal alvo, ontem, por 7 votos a 4, o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu rejeitar o pedido de liberdade do ex-ministro Antonio Palocci.

Senhor dos picaretas, Rodrigo Maia, presidente da Câmara e candidato a presidente do Brasil pelo DEM, afirmou, defendendo um tratamento diferenciado a Lula, o maior bandido do país, que um confronto do parlamento com o Judiciário caso deputados queiram visitar Lula na prisão e sejam impedidos.

Podendo complicar ainda mais a vida do presidente do Senado, segundo a empresária Maleinizai Dias Andrade Alves, sócia do Instituto Campus, a M. Dias Branco, fabricante de biscoitos, pagou R$ 250 mil por serviços que nunca foram prestados e que eram na verdade destinado à campanha do senador Eunício Oliveira.

Colocando mais um tucano à caminho da cadeia, o que será ótimo para o país e eliminará o discurso de que o PT é perseguido pela justiça, Marco Aurélio Mello manteve na próxima terça-feira, 17, o julgamento da Primeira Turma do STF que vai decidir se recebe a denúncia contra o senador tucano Aécio Neves.

Dando uma desculpa bastante esfarrapada, Luciano Mariz Maia, vice-PGR, afirmou que encaminhou a investigação sobre Alckmin à Justiça Eleitoral de SP, e não para a Lava Jato de Curitiba, porque o referido ex-governador tucano de SP, e agora candidato à presidente do Brasil, foi acusado de caixa 2 e não de corrupção.

Chato, ignorante, corrupto e “comunista de carteirinha”, Aldo Rebelo, ex-PC do B e ex-ministro de Lula e Dilma, anunciou ontem que saiu do PSB, provavelmente por conta da filiação de Joaquim Barbosa, e se filiou ao Solidariedade para ser o candidato do partido à presidente do Brasil.

Apenas 1 dia após dizer que o PT, sem Lula, vai ter que “sentar no seu colo” para sobreviver às eleições deste ano, Ciro Gomes mandou seu partido, o PDT, entrar com um pedido na 12ª Vara Federal de Curitiba para que ele consiga visitar o referido ex-presidente e agora presidiário petista.

O STJ encaminhou para a primeira instância, a Justiça Federal do Paraná, um processo contra o tucano Beto Richa, que deixou o governo do estado para ser candidato ao Senado e que é acusado de emprego irregular de verbas conveniadas com a União quando era prefeito de Curitiba, entre 2004 e 2010.

Crítica:

Com medo do maior bandido da história do Brasil, que é sabidamente também covarde, “abrir o bico”, cada dia mais políticos, magistrados, banqueiros e empresários ligados a corrupção, capitaneados por Gilmar Mendes, Temer e Gleisi, buscam formas de tirar Lula da cadeia.

Se aproximando de pessoas muito importantes no mercado financeiro tupiniquim, na operação de ontem a Polícia Federal prendeu Henrique Santos Barbosa, que é irmão do presidente da CVM, Marcelo Santos Barbosa, que por sua vez foi nomeado pelo presidente Temer.

PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário