R.B. 9/SET/16 "Mulheres laranja"



"Mulheres laranja"

São Paulo, 9 de setembro de 2016 (SEXTA-FEIRA).

Mercados e Economia:

Hoje (1) a BOVESPA deve cair, para realizar lucros recentes, acompanhando as perdas das principais bolsas mundiais e com os investidores preocupados com a manutenção da elevada tensão política no Brasil e (2) o DÓLAR pode cair, recuperando uma parte das perdas acumuladas no ano (-18,7%), influenciado pelos mesmos motivos que devem derrubar a bolsa tupiniquim e também seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 0,2%, para fechar novamente no maior patamar desde SET/14, revertendo uma abertura negativa, sustentada pelo bom desempenho da Petrobrás (1,7%), que por sua vez acompanhou a forte valorização internacional do petróleo (4,5%) e anunciou que conclui negociação da venda da Nova Transportadora Sudeste e (2) o DÓLAR subiu 0,1% à R$ 3,21, recuperando as perdas da abertura, influenciado pelos leilões de compra do BC e pelo aumento das tensões políticas no Brasil.

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão -0,3%, pressionada por ações do setor financeiro e China 0,2%, beneficiada pela publicação de dados melhores que o esperado da balança comercial do país, cujas importações registraram a primeira alta em 2 anos, (2) da EUROPA, com a agenda de indicadores da região esvaziada de dados,  Inglaterra -0,1%, França -0,3% e Alemanha -0,7%, prejudicadas pela decisão do BC europeu de manter a taxa de juros inalterada e de não anunciar a ampliação do prazo para o programa de compra de bônus, que termina em MAR/17 e (3) dos EUA, realizando lucros recentes, S&P -0,2%, DJ -0,2% e NASDAQ -0,5%, pressionadas principalmente pelas retrações das ações dos nos setores de Tecnologia, Bens de consumo e Serviços ao consumidor.

O Petróleo disparou 4,5% nos mercados internacionais, influenciados (1) pela inesperada queda recorde (a maior em 17 anos) dos estoques semanais de petróleo calculados pelo Departamento de Energia, (2) pelos dados melhores do que o esperado da balança comercial chinesa e (3) pela expectativa por um congelamento da produção por parte de alguns países.

Finalmente dando uma noticia positiva para o país, segundo o indicador da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento da economia tupiniquim acelerou em JUL/16, acompanhando a melhora dos principais países emergentes, já que em JUL/16 alcançou 100,34pts, na primeira vez desde MAR/13 que superou a marca de 100pts.

Alegando, com toda a razão, que consumidor brasileiro paga por uma coisa que não usa e que já existem mais de 2 milhões de aplicativos desenvolvidos para rodar em plataformas da Apple e do sistema Android, os fabricantes de aparelhos eletrônicos e operadoras de telefonia pediram ao governo o fim da obrigatoriedade de instalação de um software desenvolvido por pesquisadores brasileiros para televisores e equipamentos usados para transmissão e conversão de sinais de televisão digital.

Como a economia tupiniquim segue andando para trás e na terra do Maradona e do Messi as coisas já começam a melhorar, as usinas térmicas de Cuiabá, Uruguaiana e Araucária, que não têm contratos com o Operador Nacional do Sistema, já se preparam para vender energia diretamente para a Argentina.

Coberto de razão, Eldar Saetre, presidente-executivo da petroleira norueguesa Statoil, afirmou, durante uma reunião com o presidente Temer, que o fim da obrigatoriedade da Petrobras ser a operadora única do pré-sal é muito importante para atrair investimento estrangeiro para o Brasil.

Reflexos da crise que assola o país, (1) na temporada de cruzeiros marítimos que começa em NOV/16 e vai até ABR/17, apenas 7 embarcações navegarão em águas brasileiras, três a menos do que no ano passado e bem abaixo das 20 que vieram para cá em 2010, recorde do segmento e (2) a taxa de suicídios no Estado de SP cresceu 21,7% entre biênio 2007/2008 e o biênio 2013/2014.

-    Muito acima do previsto (0,26%), o IGP-DI de AGO/16 ficou em 0,43%, patamar também superior ao auferido em JUL/16 (0,39%), o que sedimentou as expectativas de que os juros no Brasil se manterão em 14,25% por mais tempo.

Política:

Diante da notícia de que o governo Temer vai encaminhar a proposta de reforma da Previdência, considerada um dos principais pontos para colocar as contas públicas do país em ordem, até o final deste mês de SET/16, o que seria antes das eleições municipais, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, ressaltou que esta atitude será “inócua”, já as discussões sobre este assunto só acontecerão após OUT/16.

Com o “objetivo nobre” de modernizar as relações trabalhistas, o que certamente causará a fúria das centrais sindicais, a reforma trabalhista que está sendo desenhada pelo governo Temer deve incluir a possibilidade de contratação por horas trabalhadas ou por produtividade, o que permitirá o vínculo do trabalhador com mais de uma empresa.

Pensando corretamente, integrantes do governo Temer avaliam que as manifestações contrárias podem crescer a partir do momento em que as reformas da Previdência e trabalhista forem apresentadas.

Agindo conforme o esperado, Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal, negou ontem o pedido da ex-presidenta Dilma para anular o seu processo de impeachment, argumentando que, nesse caso, não vê razões graves o suficiente para sustentar a interferência do Supremo numa decisão do Poder Legislativo, e ressaltando também que foi concedido à referida petista o direito à ampla defesa.

Ressaltando que o recurso apresentado por Lula constitui em mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações, ministro do STF Teori Zavascki, relator dos processos relacionados à Operação Lava Jato, o negou o pedido do referido ex-presidente para que se retirem do juiz Sergio Moro os inquéritos abertos para investiga-lo.

Reduzindo ainda mais as chances de salvação do meliante, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por 10 votos a 1, rejeitar o pedido do deputado afastado Eduardo Cunha, do PMDB, para suspender o seu processo de cassação na Câmara, cuja votação final em plenário ocorrerá na próxima segunda-feira (12/SET/16).

Como já era de se esperar, já que os políticos, principalmente do PT, tem muito dinheiro sujo e precisam de laranjas para esquenta-lo, a Justiça Eleitoral, ao cruzar informações, identificou 21.072 pessoas que, mesmo em situação de pobreza e recebendo o bolsa família, transferiram juntas mais de R$ 168mi a campanhas municipais.

Além das “mulheres laranja”, que se tornam candidatas apenas para que os partidos cumpram a regra estúpida de ter cota feminina, o TSE também investiga funcionários públicos “malandros” que se tornam candidatos só para ficarem 6 meses fora do serviço, obviamente recebendo salário.

Está cada dia mais claro que, ao manter intactos os direitos políticos de Dilma, contrariando um princípio incontroverso da Constituição, os ”nobres senadores” emitiram um preocupante sinal de incerteza e colocaram um incômodo ponto de interrogação diante do quadro institucional do país, incluindo aí as garantias contratuais.

Mostrando “a que ponto chega a idiotice da humanidade”, um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre propõe “prisão perpétua em clínica psiquiatra” a quem “for sarcástico com animais”, que para piorar se justifica alegando que atualmente os animais domésticos são considerados membros da família.

Crítica:

Prejudicando muito mais os clientes do que os banqueiros, o primeiro dia de greve dos bancários, que em plena crise querem reajuste salarial 5% acima da inflação, paralisou 7.359 agências das cerca de 20 mil que estão sob o guarda-chuva da confederação que representa trabalhadores do ramo financeiro em todo o país, o que corresponde a aproximadamente 31% das agências.

Em mais uma piada pronta, que no caso vai mais na linha de raposa tomando conta do galinheiro, o executivo Flávio Rimoli, contratado no ano passado para promover medidas anticorrupção na Camargo Corrêa, tornou-se réu em processo que investiga o pagamento de propina a funcionários públicos da República Dominicana na época em que ele era vice-presidente jurídico da Embraer.

A JBS, empresa queridinha do governo do PT e que cresceu absurdamente com dinheiro fácil e barato do BNDES, está atolada em casos de corrupção, estelionato e fraude, porem, como o gigantesco grupo é o principal anunciante de todas as redes de rádio, jornal e televisão, a cobertura da mídia é sempre superficial e “rapidamente qualquer assunto negativo some da impressa”.

PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho

O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com

Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil