R.B. 28/NOV/14 "DNA tucano"


R.B.

"DNA tucano"

 

São Paulo, 28 de novembro de 2014 (SEXTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

 

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, recuperando as perdas do pregão de ontem, impulsionado pelas compras dos investidores externos e com o ''mercado'' interno satisfeito com as declarações iniciais da nova equipe econômica de Dilma e (2) o DÓLAR pode cair, acompanhando a esperada melhora do ''humor'' na Bovespa e seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

 

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu –0,7%, novamente revertendo uma abertura positiva, na qual chegou a avançar 1,6%, desta vez com baixo volume de negócios e pressionada pelo desempenho negativo das ações da Petrobrás (-4,7%), que por sua vez foi prejudicada pelo recuo abrupto do preço do petróleo causado anúncio da Opep que não cortará a produção da commodity e (2) o DÓLAR subiu 0,5% à R$ 2,52, acompanhando a piora do "humor" na Bovespa, em um "ajuste técnico" após 2 dias de baixas consecutivas e também influenciado pelas sinalizações de que o BC pode reduzir seu programa de vendas diárias no mercado cambial.

 

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão –0,7%, com as exportadoras prejudicadas pela desvalorização do dólar frente a moeda local, e China 1,0%, acumulando ganhos de 7,3% nas 5 últimas sessões, ainda beneficiada pela decisão do BC chinês de fazer um inesperado corte em suas taxas de juros, (2) da EUROPA, também sem uma tendência única, Inglaterra –0,1%, França –0,2% e Alemanha 0,1%, em direções mistas, influenciados por indicadores e pronunciamentos positivos sobre a economia na zona do euro e pela decisão da Opep de manter o atual teto de produção de petróleo e (3) dos EUA, S&P, DJ e NASDAQ permaneceram fechadas por conta do feriado de Ação de Graças.

 

Após ser confirmado como novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que tem ''DNA tucano'', declarou em entrevista que sua prioridade número 1 é trabalhar para melhorar as contas públicas, ressaltando que já definiu uma meta de superávit primário de 1,2% do PIB em 2015 e, no mínimo, de 2% do PIB nos dois anos seguintes e que este maior rigor no controle de gastos e receitas não comprometerá as políticas sociais petistas adotadas nos governo Lula e Dilma.

 

Agora com um ''novo chefe'', Tombini, que foi mantido na presidência do BC, afirmou que não será complacente com a inflação nos próximos anos, ressaltando que a autoridade monetária vai garantir a convergência da taxa para o centro da meta, de 4,5% ao ano, e que um ajuste fiscal, com maior "consolidação das receitas e despesas", deverá facilitar o trabalho de controle da alta dos preços.

 

Encontrando uma solução após 11 meses de impasse, que aliás deixaram a instituição e as negociações para liberalizar o comércio global à beira do colapso, ontem a Organização Mundial do Comércio adotou um acordo para desembaraçar a importação e exportação de bens entre seus 160 países-membros, o que segundo estimativas deve incrementar o comércio global em até US$ 1tri ao ano (ou cerca de 5%, pelos números de 2013).

 

-    Superando as expectativas do ''mercado'' (0,94%), o IGP-M de NOV/14 subiu 0,98%, após avançar 0,28% em OUT/14, e agora acumula uma alta de 3,05% no ano e de 3,66% em 12 meses.

 

Mostrando que a bolha imobiliária tupiniquim já está murchando bem rápido e que a perspectiva de que ela fique 50% menor é bem provável, com a ''desculpa'' de ser Black Friday, construtoras, incorporadoras e imobiliárias brasileiras prometem descontos de até 35% para compra e locação de imóveis no estado de SP.

 

Do dia 3/JAN/11, quando a presidenta Dilma assumiu o governo do Brasil, até o dia 26/NOV/14 o Ibovespa registrou queda de –19,5%, porem no mesmo período das ações do setor de petróleo e derivados, prejudicadas principalmente pela ingerência do governo na Petrobras, despencaram -47,2%.

 

-    A Gol subiu 7,6%, beneficiada pela queda de –6,0% do petróleo no mercado internacional.


Política:

 

De forma 100% legítima, ontem o senador tucano Aécio afirmou que a escolha da nova equipe econômica, com ''DNA tucano'', evidencia que a presidenta Dilma sabia que estava mentindo ao país durante toda a campanha eleitoral.

 

Após nomear um ministro da Fazenda com ''DNA tucano'', a presidenta Dilma, criticada nos bastidores pelos ''companheiros'' petistas por formar uma equipe econômica de perfil conservador e por escolher uma representante do agronegócio para o ministério da Agricultura, planeja fazer acenos à esquerda do PT, reafirmando seu compromisso com as políticas sociais adotadas durante os governos petistas.

 

Levantando suspeitas de uso de Caixa 2, a campanha à reeleição de presidenta Dilma, que foi a mais cara da história do Brasil, recebeu 42% de toda a sua arrecadação às vésperas dos dias de votação, quando as pesquisas do Datafolha e do Ibope indicavam perda de força dos principais candidatos de oposição.

 

Mostrando coragem para ficar na oposição, mesmo sem ter nenhum nome forte para liderar o partido após a morte de Eduardo Campos, o PSB decidiu, em reunião da sua Executiva Nacional feita ontem em Brasília, que os membros do partido estão proibidos de assumir cargos no governo da presidenta Dilma.

 

Agora que já anunciou oficialmente sua nova equipe econômica, a presidenta Dilma terá que resolver o tamanho que o PMDB, seu principal partido aliado, ocupará nos próximos quatro anos de gestão, já que atualmente a sigla comanda 5 ministérios e pleiteia mais um.


Crítica:
 
Dando uma esperança para a vida e mostrando o elevado nível tecnológico da ciência mundial, ontem foi anunciado que uma vacina experimental contra o vírus Ebola produzida pela GlaxoSmithKline não causou efeitos colaterais graves e produziu uma resposta imune em todos os 20 voluntários saudáveis que participaram da fase inicial de um estudo clínico.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil