R.B. 16/JUN/14 "Elite branca"


R.B.

"Elite branca"

 

São Paulo, 16 de junho de 2014 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados e Economia:

 

Hoje (1) a BOVESPA deve subir, com os investidores ‘’comemorando’’ mais uma queda nas intenções de voto da presidenta Dilma e com a Petrobras também beneficiada pela disparada do preço do Petróleo por conta do aumento da violência no Iraque e (2) o DÓLAR pode seguir em queda, diante da expectativa de aumento do fluxo positivo de recursos externos, que é influenciado pelos mesmos motivos que devem levar a valorização da bolsa brasileira.

 

Sexta-feira, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,5%, realizando lucros após 4 pregões consecutivos de alta e com destaque negativo para as ações da Vale (-2,5%), diante do forte recuo do preço do minério de ferro negociado no mercado à vista chinês e (2) o DÓLAR caiu -0,3% à R$ 2,23, influenciado pelos leilões de venda do BC e pelo aumento do fluxo positivo de recursos externos.

 

Também na sexta-feira, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, sem uma tendência única, Japão -0,2% e China 0,9%, divididas entre a divulgação de uma série de indicadores levemente melhores do que o esperado da economia chinesa e o aumento das tensões no Iraque, (2) da EUROPA, realizando lucros recentes, Inglaterra -0,2%, França -0,2% e Alemanha -0,3%,  pressionadas pela perspectiva de aperto monetário no Reino Unido, pela escalada da violência no Iraque e por um dado fraco de confiança dos EUA e (3) dos EUA, revertendo uma abertura negativa, S&P 0,3%, DJ 0,2% e NASDAQ 0,3%, impulsionadas por notícias positivas do setor de tecnologia, principalmente as da Intel (7,1%) que,  citando a demanda mais forte do que o esperado para os computadores pessoais utilizados pelas empresas, elevou sua previsão de receita para o ano.

 

Tentando ‘’seduzir o mercado de capitais’’, que foi o setor mais prejudicado durante o governo Dilma, hoje Mantega, ministro da Fazenda, vai anunciar uma série de medidas como (1) a isenção de Imposto de Renda para o investidor que comprar ações de pequenas e médias empresas na abertura de capital na Bolsa e (2) o fim do come-cotas para os fundos eletrônicos de renda fixa negociados na Bolsa, conhecidos como ETFs.

 

Segundo o prestigiado empresário Ricardo Lacerda, fundador e presidente do banco BR Partners, que por sua vez assessorou 90 transações avaliadas em mais de US$ 35bi nos últimos 5 anos, o atual momento é de "pessimismo no ar" entre os empresários brasileiros e, como se muda de técnico quando o time perde, o governo Dilma deveria demitir Mantega, o ministro da Fazenda.

 

Depois de 3 anos na liderança, segundo o ranking elaborado pela consultoria AT Kearney o Brasil perdeu a dianteira na lista de países com condições mais atrativas para o varejo, caindo para a quinta posição e os motivos foram (1) a redução da velocidade de expansão da economia local, (2) a aceleração de investimentos nos últimos anos, que leva a uma parada para avaliar se há saturação de mercado, (3) e um pouco de cautela dos investidores com a política econômica.

 

-    Superando levemente a média das ‘’apostas do mercado’’, que era da 0,01%, segundo o  BC em ABR/14 o Índice de Atividade Econômica do Brasil avançou 0,12% na comparação com MAR/14.

-    Conforme já se esperava, o aumento de IOF sobre as transações com cartão pré-pago derrubou, na comparação entre JAN/14 e ABR/14, em -68% o uso dessa forma de pagamento.

 

Diante dos ‘’estímulos irresponsáveis’’ do governo Dilma para que a população consuma cada dia mais, gerando dividas e aumento dos juros, a taxa de poupança doméstica tupiniquim foi de 13,6% do PIB para os quatro trimestres findos em MAR/14, o que representa um dos menores patamares entre as principais economias do mundo.


Política:

 

Enfurecendo ainda mais a presidenta, que certamente cometerá mais erros pressionada, segundo a última pesquisa divulgada, com ainda 28,8% dos eleitores indecisos ou decididos a votar em branco, Dilma caiu de 34,0% para 32,2%, o tucano Aécio Neves subiu de 19,9% para 21,5%, Eduardo Campos, do PSB, caiu de 8,3% para 7,5%, o pastor Everaldo Pereira, do PSC, se manteve com 2,3% e Mauro Iasi, do PCB, avançou de 0,3% para 1,7%.

 

Mais uma vez provocando, de forma desnecessária, os EUA, ontem, após um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, a presidenta Dilma afirmou que a comunidade internacional deve manter a vigilância sobre o tema da privacidade na era digital.

 

Tentando fazer ‘’do limão uma limonada’’, Lula afirmou que, após os xingamentos dirigidos à presidenta Dilma na abertura da Copa do Mundo, se 12 anos atrás o partido teve de “fazer uma campanha para a esperança vencer o medo”, agora terá de fazer “uma campanha para a esperança vencer o ódio”.

 

Desde a eleição presidencial de FHC 1998, o PSDB não conseguia apresentar uma candidatura que unisse tanto o partido quanto a de Aécio Neves, confirmada quase que por aclamação na convenção partidária realizada em SP, berço do partido e maior colégio eleitoral do país.

 

Com o apoio do PSDB e do PMDB, na Bahia, Estado onde a presidenta Dilma obteve sua maior vantagem de votos em 2010, caberá a Paulo Souto, do DEM, a missão de derrotar o PT naquele que é o maior colégio eleitoral do Nordeste, com 10,1 milhões de eleitores.


Crítica:

 

Criticada pelo enorme estrago ecológico que causará, a usina hidroelétrica de Belo Monte, que quando estiver pronta levará energia para 17 Estados do país, deve atrasar pelo menor mais um ano para entrar em atividade.

 

Uma fábula conta que uma vez um rei, acreditando que estava vestido com tecido mágico, desfilou peladão para seus súditos, porem no Brasil a coisa é diferente, já que a população sabe que Dilma está nua, é fraca tecnicamente, péssima gerente e uma aberração política e, por estes motivos, ofereceu ‘’tomate cru’’ para ela durante a abertura da Copa.

 

"Elite branca" é uma afirmação racista e como todo racismo é burra, só existe uma raça de humanos e a cor da pele é apenas uma das milhares de características genéticas, mas alguns espertalhões e manipuladores, como o Lula, querem estimular a divisão da sociedade em tipos, castras e raças para se beneficiar politicamente e economicamente com isto.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil