R.B. 25/ABR/14 ''Trocando seis por meia dúzia''


R.B.

"Trocando seis por meia dúzia"

 

São Paulo, 25 de abril de 2014 (SEXTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

 

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em alta, com ‘’boas chances’’ de fechar o dia acima dos 52.000pts, elevando assim a irrisória valorização acumulada no ano (0,6%), diante de bons resultados corporativos das empresas brasileiras e das ‘’apostas’’ de continuidade da queda da popularidade da presidenta Dilma e (2) o DÓLAR pode cair, para fechar em baixa pelo terceiro pregão consecutivo, acompanhando a esperada melhora do ‘’humor’’ na bola e também a trajetória internacional da moeda norte-americana.

 

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA subiu 0,5%, revertendo uma abertura negativa, diante do bom desempenho das bolsas dos EUA e da Europa e também impulsionada pela valorização das ações da mineradora Vale (1,6%) e dos bancos, como Itaú (2,2%) e Bradesco (1,8%) e (2) o DÓLAR caiu -0,3% à R$ 2,22, ainda refletindo um cenário de entrada maior de recursos no Brasil e a continuidade das atuações do BC na ponta vendedora.

 

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -0,9% e China -0,5%, com os investidores ainda preocupados com a desaceleração da China e a recuperação dos EUA, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,4%, França 0,6% e Alemanha 0,1%, beneficiadas por rumores de que GE estaria interessada na Alstom e por declarações positivas de Mario Draghi, que é o presidente do BC europeu e (3) dos EUA, em uma sessão marcada pela volatilidade, S&P 0,2%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,5%, sustentadas pelo bom desempenho da Apple (8,2%), que divulgou resultados melhores do que o esperado, porem com os investidores cautelosos com o aumento da tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Como que ‘’trocando seis por meia dúzia’’, o que não deve agradar muito ao ‘’mercado’’ já que os dois são 100% alinhados e submissos à presidenta, segundo ‘’rumores’’ Dilma está estudando a possibilidade de, caso reeleita ou até antes caso a situação econômica do país piore mais, colocar Alexandre Tombini, atual presidente do BC, no lugar de Mantega, atual ministro da Fazenda.

 

Destacando como pontos negativos a fraca confiança dos empresários e os gargalos na infraestrutura, segundo um relatório divulgado ontem pelo FMI, em 2014 o Brasil deve continuar com a economia em ‘’marcha lenta’’, crescendo menos que a média dos países das Américas e, apesar da forte alta dos juros promovida pelo BC, também com a inflação elevada.

 

Mais uma vez revelando a enorme falta de capacidade gerencial do governo Dilma, diante de problemas simples como a falta de combustível (gás natural, carvão e biomassa) para abastecer as turbinas, todos os dias entre 20% a 30% das usinas termoelétricas do país ficam paradas, com isto o Brasil não tem conseguido aproveitar toda a capacidade instalada para poupar água nos reservatórios.

 

-    Diante do aumento da inflação, da consequente queda na renda real do consumidor e do crescimento pouco expressivo da atividade econômica, em ABR/14 o Índice de Confiança do Empresário do Comércio caiu -1,66% na comparação com MAR/14 e -9,57% na comparação com ABR/13.

-     A arrecadação de impostos voltou a decepcionar em MAR/14, crescendo menos de 2% na comparação com o mesmo período de 2013, e assim o governo Dilma, em mais uma de suas ‘’maracutaias contábeis’’, teve de buscar o socorro das empresas estatais para abastecer seu caixa.

-      Dentro do esperado (0,60%), o IPC, que mede a inflação da cidade de SP, registrou uma alta de 0,57% na terceira quadrissemana de ABR/14, patamar menor em relação a segunda leitura do mês (0,63%) e também inferior ao registrado na terceira medição de MAR/14 (0,76%).

 

-    A Vale subiu 1,6%, após o Superior Tribunal de Justiça decidir a favor da companhia em julgamento sobre a tributação sobre lucro de empresas controladas no exterior.

-    A Gol subiu 6,25%, após a associação do setor aéreo ter mostrado que a demanda por voos domésticos no Brasil avançou 8,9% no primeiro trimestre ante igual período de 2013.

-    A Natura caiu -5,3%, após a fabricante de cosméticos ter divulgado queda de -6% no seu lucro líquido trimestral, com o resultado financeiro negativo ofuscando o avanço das vendas no trimestre.

-    A Vanguarda Agro subiu 3,2%, após a empresa, que é uma das principais companhias agrícolas do Brasil, anunciar que pretende elevar em quase 80% o plantio de grãos e oleaginosas no período de cinco anos, com investimentos previstos em R$ 1,6bi.


Política:

 

Como um escudeiro das falcatruas e da incompetência do governo Dilma, o peemedebista Renan Calheiros, que é presidente do Senado, vai recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal contra a instalação da CPI exclusiva da Petrobras no Senado, o que obviamente é uma manobra para a base aliada ganhar tempo.

 

Atacando para se defender, o PT vai começar a coletar assinaturas para instalar outra CPI no Congresso para investigar a Alstom e o cartel do Metrô em SP, numa resposta direta ao PSDB.

 

Segundo um relatório da Polícia Federal, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que atualmente é o candidato do PT ao governo de SP, indicou no ano passado um ex-assessor para dirigir o laboratório farmacêutico Labogen, que por sua vez é controlado pelo doleiro Alberto Youssef, preso desde MAR/14 por ser acusado de comandar um esquema de lavagem de dinheiro.

 

Como o deputado Federal petista André Vargas, acusado de ‘’ligações escusas’’ com o doleiro Alberto Youssef, não quer renunciar ao seu mandato, seus ‘’companheiros’’ petistas mudaram de estratégia e, desde ontem, passaram a pressiona-lo a ao menos deixar o partido, já que atualmente ele é considerado um "fardo" para a legenda.


Crítica:

 

Confirmando, exatamente como adiantado aqui pelo R.B., que a Copa do Mundo de futebol trará mais prejuízos do que lucros ao Brasil, segundo dados divulgados ontem apenas 18,9% das passagens aéreas de voos domésticos para os aeroportos das cidades-sede foram vendidas até a semana passada, com isto, a menos de 50 dias do Mundial, ainda há 9,3 milhões de assentos livres, de um total de 11,5 milhões disponibilizados pelas empresas aéreas para os dias do torneio.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil