R.B. 23/ABR/14 ''Recolhendo o lixo que criam''


R.B.

"Recolhendo o lixo que criam"

 

São Paulo, 23 de abril de 2014 (QUARTA-FEIRA).


Mercados e Economia:

 

Hoje (1) a BOVESPA deve seguir em queda, acompanhando a realização de lucros nas demais bolsas mundiais e influenciada negativamente pela divulgação de dados econômicos ruins na China, porem o ‘’suporte’’ dos 51.000pts deve ser respeitado e o patamar pode ficar interessante para compras, principalmente para quem ‘’aposta’’ na derrota de Dilma nas eleições presidenciais e (2) o DÓLAR pode voltar a subir, mesmo com os leilões de venda do BC, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e a esperada piora do ‘’humor’’ na Bovespa.

 

Ontem, no BRASIL, (1) a BOVESPA caiu -0,3%, realizando lucros recentes, mesmo com o desempenho positivo das bolsas de NY e da Europa, pois foi pressionada principalmente pelas ações da Petrobrás (-2,6%) e da Vale (-1,7) e (2) o DÓLAR subiu 0,3% à R$ 2,24, em um movimento que acompanhou as demais moedas internacionais, que perderam força em relação à moeda norte-americana em meio à intensificação dos conflitos políticos na Ucrânia.

 

Também ontem, nas principais bolsas (1) da ÁSIA, Japão -0,8% e China -0,3%, em queda pelo segundo dia consecutivo, em um movimento de cautela antes da divulgação dos balanços fiscais das empresas, (2) da EUROPA, Inglaterra 0,9%, França 1,2% e Alemanha 2,0%, acompanhando o movimento ascendente das bolsas de NY e com destaques de alta para as ações das farmacêuticas, como AstraZeneca (4,7%), GlaxoSmithKline (5,1%) e Novartis (2,3%), diante de notícias de fusões e aquisições entre as companhias do setor e (3) dos EUA, em alta pelo sexto pregão consecutivo, S&P 0,4%, DJ 0,4% e NASDAQ 1,0%, desta vez sustentadas por uma série de balanços corporativos sólidos, como o da Netflix (7,0%).

 

Cada vez mais pessimista, o ‘’mercado’’ reduziu, desta vez de 1,65% para 1,63%, suas perspectivas para o desempenho do PIB este ano e elevou, desta vez de, 6,47% para 6,51%, suas ‘’apostas’’ para o IPCA de 2014, patamar que supera, conforme já se esperava, o teto da meta do BC (6,50%), o que provavelmente fará o Copom elevar novamente a Selic em 0,25%, dos atuais 11,00% para 11,25% ao ano.

 

Por pura falta de demanda, que por sua vez é causada pela deterioração crescente da imagem do Brasil no exterior e pela queda da aprovação do evento entre os brasileiros, o preço médio das diárias dos hotéis nas cidades que terão jogos da Copa do Mundo já caiu cerca de -50% desde JAN/14 até o começo desta semana.

 

Como os preços dos ovos subiram mais que a inflação e a população, preocupada com o futuro da economia, está menos propensa a gastar com supérfluos, as vendas no comércio durante a semana da Páscoa cresceram apenas 1,6% na comparação com o período equivalente de 2013.

 

Após sucessivos adiamentos, o governo Federal ‘’promete’’ que lançará hoje o Portal Único de Comércio Exterior, que é um sistema para facilitar a exportação e a importação de mercadorias e cujo principal benefício será colocar num único site todas as informações sobre os produtos, o que em tese vai simplificar o processo de liberação na alfândega.

 

Sofrendo grande pressão sobre sua gestão, entre denúncias de irregularidades e alto endividamento, e com prazo apertado para ampliar a produção, a Petrobrás optou por devolver o bloco BM-S-10, na Bacia de Santos, para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, após não ter cumprido os prazos para declaração de comercialidade da área.

 

-    A Vale caiu -1,7%), prejudicada pela notícia de que as atividades de mineração em Goa, principal Estado exportador de minério de ferro da Índia, devem recomeçar em JAN/15.

-    A Light avançou 4,4%, após o Operador Nacional do Sistema Elétrico elevar suas estimativas de chuvas para abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas em ABR/14.

-     A Sabesp subiu 3,1%, depois de o governo do Estado de SP autorizar um aumento de 5,44% nas tarifas da companhia estadual de águas.


Política:

 

Para que Dilma tivesse algo para apresentar hoje no Net Mundial, que é um evento internacional que trata da governança da internet, na noite de ontem, à toque de caixa e mesmo com um bate-boca entre o petista Lindbergh Farias e o tucano Aécio Neves, o plenário do Senado aprovou o Marco Civil da Internet e o projeto segue agora para sanção da presidenta.

 

Desafiando a cúpula do PT, que já ‘’jogou sua carcaça aos leões’’, e mesmo sob ameaça de expulsão do partido, o deputado federal petista André Vargas, acusado de envolvimento com um doleiro preso pela Polícia Federal, voltou a dizer ontem em conversas reservadas que não renunciará e que conta com o apoio de pelo menos 1/3 da bancada petista na Câmara.

 

Finalmente ‘’saindo de cima do muro’’, ontem o PSDB decidiu que apenas no dia 14/JUN/14 vai lançar a candidatura do senador tucano Aécio Neves à Presidência da República e que o evento será em SP, o que reforça a importância do apoio do governador Alckmin e da ala da sigla ligada ao ex-governador Serra.

 

Trabalhando pela sua reeleição, ontem, durante o horário em que deveria estar governando o Brasil, a presidenta Dilma se reuniu com o presidente do PT, Rui Falcão, com o marqueteiro João Santana e com o ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, para discutir o crescimento da avaliação negativa do governo e estratégias para sua campanha.


Crítica:

 

Finalmente tomando ‘’vergonha na cara’’ e assim ‘’recolhendo o lixo que criam’’, ontem Lisa Jackson, vice-presidente da Apple, anunciou que as lojas da empresa vão receber, a partir de hoje, qualquer produto da empresa para reciclagem, obviamente sem cobrar nada, ressaltando inclusive que se o produto parecer reaproveitável pode dar crédito para o consumidor usar em seus produtos.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer crítica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alfredo@relatoriobrasil.com


Conheça e indique nosso Blog: www.relatoriobrasil.com

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/relatoriobrasil