R.B. 10/DEZ/13 ''Suspeitei desde o principio''


R.B.

"Suspeitei desde o principio"

 

São Paulo, 10 de dezembro de 2013 (TERÇA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode fechar novamente em alta, reduzindo mais uma parte da baixa acumulada no mês (-2,5%) e no ano (-16,1%), acompanhando a gradativa melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e a valorização internacional das commodities.

-    O DÓLAR deve voltar a cair, mesmo após recuar –2,9% em 3 pregões consecutivos de queda, acompanhando o ''humor positivo'' nos mercados mundiais e também diante dos sinais de que o BC brasileiro, mais preocupado com a inflação, vai seguir atuando na ponta vendedora.

 

ONTEM

-    BOVESPA 0,4%, abriu em leve queda, para na mínima recuar –0,2%, porem passou a subir já na parte da manhã e fechou o dia acima dos 51.000pts (aos 51.165pts), com baixo volume de negócios (R$ 4,6bi) e seguindo o desempenho positivo das bolsas norte-americanas.

-    DÓLAR –0,5% à R$ 2,32, já abriu em baixa e, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, manteve-se em território negativo ao longo de todo pregão, ainda influenciado pela declaração de Tombini, presidente do BC, de que haverá continuidade do programa de intervenções da instituição em 2014.

-    Na ÁSIA, seguindo o bom desempenho das bolsas dos EUA na sexta-feira passada, JAPÃO 2,3%, CORÉIA 1,0% e CHINA 0,3%, com destaques de alta para as ações das empresas exportadoras, também beneficiadas pela divulgação de dados melhores do que o esperado da economia chinesa.

-    Na EUROPA, com os avanços limitados por dúvidas sobre o futuro da política monetária dos EUA, INGLATERRA 0,1%, FRANÇA 0,1% e ALEMANHA 0,3%, cada dia mais ''animadas'' pelos sinais de que a atividade econômica começa a ganhar velocidade pelo mundo, o que é reforçado pelo anúncio de forte crescimento das exportações chinesas para os EUA e para a Europa.

-    Nos EUA, com o índice S&P batendo mais um recorde histórico, apesar dos ''temores'' com o futuro da política monetária do país, S&P 0,2%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,1%, em um dia de baixos volumes de negócios e marcado por declarações públicas divergentes de 3 dirigentes de distritos regionais diferentes do Fed (''BC'' local).


Economia:

 

Já influenciado pela divulgação de que o PIB do terceiro trimestre deste ano apresentou queda de –0,5%, o ''mercado'' reduziu, de 2,50% para 2,35%, suas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2013, porem o lado positivo é que também foi reduzida, de 5,80% para 5,70%, as ''apostas'' para o IPCA deste ano.

 

Provavelmente pegando emprestada a ''bola de cristal'' do ministro Mantega, que sempre é otimista demais, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, afirmou ontem que o PIB em 2014 deverá crescer mais do que as previsões de especialistas de mercado.

 

Principal fonte de crédito para o investimento no Brasil, principalmente diante das atuais incertezas internas e externas, nos 10 primeiros meses deste ano, mesmo diante do desempenho pífio da economia tupiniquim, o BNDES emprestou 35% mais do que no mesmo período de 2012.

 

Ressaltando que em 2013, pelo décimo ano consecutivo, a inflação vai fechar abaixo do teto da meta (6,5%), ontem a presidenta Dilma ''garantiu'' que a solidez das finanças públicas e o controle da inflação são pilares da economia brasileira e ''comemorou'' que a relação dívida pública e PIB chegou a um dos menores níveis em 2013, de 35%.

 

-    Dando um sinal positivo da economia brasileira, em NOV/13 foram feitos 131 pedidos de falência no Brasil, o que representa uma queda de -50 pedidos na comparação com OUT/13 e de –5 pedidos na comparação com NOV/12.

-    Mostrando otimismo, a Caixa Econômica Federal espera que em 2014 sua carteira de crédito cresça acima dos 20% na comparação com 2013.

 

Apresentando em NOV/13 o maior superávit em quase 5 anos, a balança comercial da China foi o grande destaque positivo do inicio desta semana e no pregão de ontem deu combustível a papéis como Vale, que subiu 1,0%, e das siderúrgicas, como Usiminas, que avançou 1,5% e a CSN, que se valorizou 2,0%.

 

-    A viagens CVC caiu -3,1%, no primeiro dia de negociações de uma empresa de turismo na história da bolsa brasileira.

-    A Braskem caiu –4,5%, diante da noticia de que a Petrobras pretende incluir no novo contrato de fornecimento de nafta com a petroquímica um custo referente à importação do insumo.


Política:

 

Sem nenhum compromisso com a ''saúde'' das contas publicas, alias com ''qualquer prefeito'', ontem Eduardo Paes, prefeito do RJ, reclamou mais uma vez do teto de endividamento do município, que é imposto pelo governo federal, e ressaltou a importância dos investimentos privados para as cidades.

 

Fazendo uma acusação sem provas e portanto irresponsável, ontem Rui Falcão, presidente nacional do PT, afirmou que as cúpulas do Judiciário e do Ministério Público operam contra o seu partido e a tentativa de reeleição da presidenta Dilma no ano que vem.

 

Quem sabem tentando fazer uma ''união de reservas'', Eduardo Campos, governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência da República pelo PSB, e Aécio Neves, senador e e provável candidato à Presidência da República pelo PSDB, se encontraram em um restaurante ''badalado'' do RJ para uma conversa sigilosa na noite de domingo passado.

 

''Apostando'' na falta de vontade de trabalhar dos ''nobres'' parlamentares, a defesa do deputado preso Natan Donadon apresentou ontem um recurso contra a cassação do parlamentar, já aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara, e com isso aumentam as chances da perda do mandato só ser analisada depois de FEV/14, na volta do longo recesso parlamentar.


Crítica:

 

Em mais uma daquelas situações em quem todos ficam espantados, mas também pensam ''suspeitei desde o principio'', o norte-americano Marcus Thomas, antigo diretor-assistente do FBI, revelou ao jornal "Washington Post" que a agência de segurança dos EUA pode ligar a câmera do computador de uma pessoa sem que ela perceba e que o órgão tem utilizado essa técnica para espionagem há alguns anos.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho