R.B. 11/SET/13 ‘’Em uníssono’’


R.B.

"Em uníssono"

 

São Paulo, 11 de setembro de 2013 (QUARTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode subir, retornando à sua trajetória de recuperação das perdas acumuladas no ano (-11,4%) após a ''saudável'' realização de lucros do pregão anterior, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais e também impulsionada por boas noticias corporativas divulgadas no Brasil.

-    O DÓLAR deve cair, também retornando à sua trajetória devolução de parte dos ganhos acumulados no ano (11,8%) após a alta de ontem, influenciado manutenção dos leilões de venda do BC e também seguindo o desempenho da moeda norte-americana frente as demais moedas do mundo.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,5%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,8%, beneficiada pela divulgação de novos números positivos da economia chinesa, porem passou a cair na parte da tarde, na ''contramão'' das demais bolsas mundiais, realizando lucros após 4 pregões consecutivos de alta e também pressionada pela forte baixa das ações da OGX (-11,6%).

-    DÓLAR 0,2% à R$ 2,28, abriu em queda, para na mínima recuar –0,6%, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, porem passou a subir na parte da tarde, em um ''ajuste técnico'' após registrar 6 pregões consecutivos de queda.

-    Na ÁSIA, atingindo os maiores patamares dos últimos 3 meses, JAPÃO 1,5%, CORÉIA 1,0% e CHINA 3,4%, beneficiadas pela divulgação de novas evidências que sugerem que a China pode estar deixando para trás uma desaceleração econômica, ao mesmo tempo em que diminuem os temores de um ataque militar dos EUA contra a Síria.

-    Na EUROPA, nos maiores patamares dos últimos 3,5 meses, INGLATERRA 0,8%, FRANÇA 1,9% e ALEMANHA 2,1%, com destaques de alta para as ações de companhias aéreas, como easyJet (7,2% ) e Lufthansa (5,9%), beneficiadas pela queda do petróleo, que por sua vez foi motivada pela redução dos ''temores'' de ataque dos EUA à Síria.

-    Nos EUA, com o Nasdaq fechando no maior patamar desde SET/00, S&P 1,0%, DJ 0,9% e NASDAQ 1,3%, também ''aliviadas'' pela redução dos ''temores'' de ataque do país à Síria e com destaques de alta para as ações das empresas do setor de matérias primas, por sua vez beneficiadas pela divulgação de dados positivos da economia chinesa.


Economia:

 

''Em uníssono'', os economistas Octavio de Barros, do Bradesco, Ilan Goldfajn, do Itaú, e Nilson Teixeira, do Credit Suisse, defenderam ontem, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, (1) a importância da independência formal do BC para ajudar a reduzir a inflação e as expectativas do juros futuros do país e (2) uma maior transparência na condução da política fiscal.

 

Confirmando mais uma vez a enorme capacidade brasileira de ser o ''celeiro do mundo'', segundo o OBGE a produção brasileira de grãos deve alcançar 187,3 milhões de toneladas neste ano, o que representa um crescimento de 15,7% na comparação com a safra colhida em 2012.

 

''Apostando'' que o melhor investimento é no seu próprio setor, (1) o Grupo ABC, de Nizan Guanaes e Guga Valente, anunciou oficialmente ontem a compra de 51% da empresa de comunicação corporativa CDN, por um valor não foi divulgado e (2) a holding Cacau Par, que é dona da rede de franquias Cacau Show, anunciou a compra da Brigaderia, marca especializada em brigadeiros, também por um valor não foi revelado.

 

Acreditando que o negócio é muito atrativo, ontem ''fontes'' do governo Dilma ''deixaram escapar'' que devem ocorrer ''deságios gordos" nos preços da tarifa de pedágio que serão oferecidos no leilão de concessão das rodovias BR-050, que liga GO à MG, e BR-262, que liga o ES à MG, marcados para o dia 18/SET/13.

 

-    Apesar de acumular uma queda de –0,9% nos 8 primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2012, em AGO/13 a inadimplência dos consumidores brasileiros cresceu 1% na comparação com JUL/13.

-    Como fruto da baixíssima credibilidade de Mantega, o ministro brasileiro da economia, segundo uma pesquisa recente feita pela CNT nada menos que 76% dos brasileiros não acreditam no discurso do governo segundo o qual a inflação está controlada.

-    Dando mais um sinal de recuperação da economia mundial, a taxa de desemprego nos 34 países que compõem a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico caiu de 8,0% em JUN/13 para 7,9% em JUL/13, atingindo com isto o menor nível desde SET/12.


Política:

 

Provavelmente legislando em causa própria e mudando as regras do jogo para lhes favorecer, ontem, com uma rapidez incrível, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a chamada minirreforma eleitoral, com pequenas mudanças nas regras das eleições que podem valer já para a disputa de 2014.

 

Elevando o nível da tensão entre legislativo e judiciário, o ministro do STF Luís Roberto Barroso reafirmou seu entendimento de que parlamentares condenados à prisão em regime fechado devem ter mandato cassado por uma das Mesa Diretoras do Legislativo, sem votação em plenário.

 

Em uma votação secreta, ontem, com 60 votos favoráveis e apenas 4 negativos, o Senado aprovou a indicação de Rodrigo Janot para chefiar a Procuradoria Geral da República em substituição a Roberto Gurgel, que deixou o cargo há quase 1 mês.

 

Sem se preocupar em caçar o mandato das centenas parlamentares corruptos que rapinam os cofres públicos, o deputado peemedebista Eduardo Cunha, que é líder do PMDB na Câmara, apresentou ontem um projeto de lei que pretende punir com pena de 8 a 12 anos de prisão quem participa de protestos violentos danificando patrimônio publico.

 

Na contramão do que defende o presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador peemedebista Sérgio Souza apresentou um relatório em que defende o fim do voto secreto em todas as votações do Legislativo e não apenas nos casos de cassações de mandatos dos congressistas.

 

Ressaltando que quem banca o programa ''mais médicos'' é o governo Federal, a presidenta Dilma, ''de olho'' nas eleições presidenciais de 2014, anunciou ontem, no Palácio do Planalto, um pacote de bondades a prefeitos, sobretudo os de municípios do semiárido brasileiro.

 

Provável candidato à Presidência da República pelo PSDB em 2014, o senador mineiro Aécio Neves será o protagonista de um novo lote de propaganda partidária dos tucanos no rádio e na TV em que mira o eleitorado de SP, o maior do país e onde tem dificuldade de penetração, defendendo mais investimento no transporte público, uma das principais reivindicações dos paulistas das manifestações de JUN/12.


Crítica:

 

''Com toda a razão'', Håkan Samuelsson, presidente mundial Volvo, afirmou que as restrições impostas pelo governo aos importadores de veículos criaram condições quase impossíveis para as estrangeiras atuarem no país e vão limitar a atuação da sua fabricante de veículos a uma marca de nicho e baixo volume nos próximos anos.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho