R.B. 29/AGO/13 ‘’Um pouco de otimismo’’


R.B.

"Um pouco de otimismo"

 

São Paulo, 29 de agosto de 2013 (QUINTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subiu, recuperando o ''suporte'' dos 50.000pts, beneficiada pela valorização das commodities, causada pelos temores de que os EUA podem atacar a Síria, e acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais.

-    O DÓLAR pode volta a cair, rumo aos R$ 2,30, ainda influenciado pelas declarações de Dilma, que afirmou que o Brasil tem "bala na agulha" para enfrentar a situação cambial, e também influenciado pela elevação da Selic, que torna ainda mais atraente a taxa real de juros da economia brasileira.

 

ONTEM

-    BOVESPA –0,4%, abriu ''de lado'', para na máxima avançar 0,9%, porem passou a cair na parte da tarde, mesmo com a alta das bolsas de NY, para fechar o dia abaixo do ''suporte'' dos 50.000pts (aos 49.866pts), pressionada principalmente pelo forte recuo das ações da OGX (-17,4%).

-    DÓLAR –0,8% à R$ 2,34, já abriu em queda e, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana, manteve-se em território negativo ao longo de todo pregão, também influenciado pelos leilões de venda do BC e pelas ''apostas'' de que o Copo subiria a Selic em 0,5% no final do dia, o que eleva a taxa real de juros da economia brasileira.

-    Na ÁSIA, acompanhando as perdas das bolsas da Europa e dos EUA no dia anterior, JAPÃO –1,5%, CORÉIA –0,1% e CHINA –0,1%, já que as especulações sobre intervenção norte-americana na Síria aumentaram à medida que surgiram mais evidências de que o país árabe do Oriente Médio usou armas químicas contra seu próprio povo.

-    Na EUROPA, em queda pelo terceiro pregão consecutivo, ainda em consequência da possível intervenção militar do Ocidente na Síria, INGLATERRA –0,2%, FRANÇA –0,2% e ALEMANHA –1,0%, desta vez com destaques de queda para as ações de empresas exportadoras.

-    Nos EUA, recuperando as perdas registradas na abertura, porem ainda com baixos volumes de negócios, S&P 0,3%, DJ 0,3% e NASDAQ 0,4%, impulsionadas pelo bom desempenho das ações de empresas do setor energético, como Chevron (2,5%) e Exxon Mobil (2,3%), que por sua vez foram estimuladas por mais um salto no preço do petróleo (1,4%), que agora acumula alta de 5,3% nas últimas 4 sessões.


Economia:

 

Ontem, conforme esperado por 90% do ''mercado'', o Copom elevou a taxa de juros básicos da economia brasileira em 0,5%, de 8,5% para 9%, ressaltando que esta decisão foi unanime e que avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano.

 

Mostrando ''um pouco de otimismo'', ontem o FMI divulgou um relatório anual no qual afirmou que a economia brasileira está se recuperando gradualmente da desaceleração iniciada no meio de 2011, mas ressaltou que o país precisa de mais esforços para melhorar a produtividade, a competitividade e investimentos para garantir um crescimento no longo prazo.

 

O mercado de e-commerce da China deverá ultrapassar o dos EUA este ano para se tornar o maior do mundo por gasto total do cliente, disse a empresa de consultoria Bain & Company, e poderá ser responsável por metade de todos os gastos no varejo chinês dentro de uma década.

 

Citando o atual momento de robustez econômica, o aumento no uso da internet pela população e os eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos (a Copa do Rio, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016), Gary Shapiro, fundador da feira de tecnologia CES, uma das maiores do mundo, e presidente da CEA, associação que realiza o evento anualmente em Las Vegas, afirmou ontem que não há lugar melhor para uma companhia iniciante de tecnologia que o Brasil.

 

Pegando emprestada a ''bola de cristal'' de Mantega, seu ''falastrão'' ministro da Fazenda, ontem a presidenta Dilma ''garantiu'' que o Brasil tem "bala na agulha" para enfrentar a situação de variação cambial que afeta o real, ressaltando porem que o câmbio é flutuante e que as intervenções no mercado feitas pelo BC são para impedir que essas flutuações sejam "abruptas".

 

Mais uma vez mostrando sua enorme incompetência, ontem Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, negou que o apagão ocorrido durante cerca de 2,5 horas na região Nordeste do país foi causado pela fragilidade do sistema elétrico brasileiro, porem ''garantiu'' que o governo fará uma investigação para saber as causas da queimada de grandes proporções que provocou um curto-circuito em duas linhas de transmissão.

 

Simplesmente por falta de mão de obra qualificada, que por sua vez é oriunda da péssima educação oferecida pelo estado brasileiro, segundo um estudo feito pela Zendesk, que é uma empresa que desenvolve sistemas virtuais para interação com o cliente, os consumidores brasileiros têm o quinto pior índice de satisfação com o atendimento que recebem das empresas após uma compra o aquisição de um serviço.

 

-    A Petrobrás caiu –1,7%, após Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, afirmar que não se cogita agora um aumento do preço da gasolina.


Política:

 

Confirmando mais uma vez a importância de se acabar com o voto secreto do Congresso Nacional, ontem, sem a menor vergonha na cara, os ''nobres deputados'', em votação secreta, rejeitaram o pedido de cassação de mandado do deputado federal Natan Donadon, que está sem partido e está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos por peculato e formação de quadrilha.

 

Ontem, em seu programa gratuito de rádio e TV, o PT, exibindo imagens dos protestos que se espalharam pelo país depois de JUN/13 intercaladas com cenas de Lula e Dilma, teve a ousadia de comparar o ex-presidente e a atual presidenta do Brasil como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Abraham Lincoln e Martin Luther King, para pregar que a política é a responsável por levar às grandes transformações sociais.

 

Se modernizando um pouco, ontem o plenário do Senado aprovou um projeto de resolução que regulamenta a participação popular em sabatinas de autoridades promovidas pela Casa, permitindo que a população envie mensagens pela internet para membros da comissão responsável pela sabatina para acrescentar informações ou levantar questionamentos.

 

Com seu partido, o #REDE, sofrendo pressões das ''forças ocultas'' para não sair do papel, Marina não pretende que seu partido domine os movimentos sociais, nem ser a representante desses movimentos no poder, o que ela quer é tentar mudar a maneira de fazer política em busca de um projeto de país, e não de poder, e para tanto espera refletir na realidade política brasileira os anseios desses movimentos sociais que estão nas ruas.

 

Apesar de serem adversários políticos, o governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB, e o senador mineiro Aécio Neves, do PSDB, jantam juntos esta noite para começar uma parceria temporária para fortalecer seus nomes à disputa presidencial e fazer uma convergência nas críticas ao governo Dilma.


Crítica:

 

Indicando porque os usuários reclamam cada dia mais da internet móvel no Brasil, com uma alta de 110% na comparação com o segundo trimestre de 2012, no segundo trimestre de 2013 as vendas de smartphones no país superaram pela primeira vez na história as vendas de celulares tradicionais, que por sua vez acumulam uma retração de -35% nas vendas na mesma base de comparação.

 

Ressaltando, com toda a razão, que o programa desestimula o pagamento em dia dos tributos, Carlos Alberto Barreto, secretário da Receita Federal, afirmou ontem que é tecnicamente contra a reabertura de prazo para adesão ao Refis da Crise, programa de parcelamento de dívidas tributárias encerrado em NOV/09 e que beneficiou, com parcelamentos e descontos em multas e juros, empresas e pessoas físicas que tinham débitos vencidos até DEZ/08.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho