R.B. 10/JUN/13 ‘’Mundo de fantasia’’


R.B.

"Mundo de fantasia"

 

São Paulo, 10 de junho de 2013 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após fechar o pregão anterior no menor patamar desde 7/OUT/11 (aos 51.618pts) e acumular perdas de –15,3% neste ano, acompanhando o ''humor positivo'' das bolsas da Europa e dos EUA.

-    O DÓLAR pode cair, devolvendo uma pequena parte da forte alta acumulada nos últimos 30 dias (5,4%), acompanhando a provável melhora do ''humor'' na Bovespa e também influenciado pela trajetória internacional da moeda norte-americana.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA –2,8%, já abriu em queda e, influenciada negativamente pela ''ameaça'' da S&P de rebaixar sua ''nota'' para o Brasil e para a Petrobrás, que aliás recuou –3,2%, manteve a trajetória descendente ao longo de todo pregão, mesmo com o desempenho positivo das bolsas de NY e da Europa.

-    DÓLAR 0,7% à R$ 2,14, já abriu em alta e, também influenciado pela perspectiva de rebaixamento da ''nota'' do Brasil, manteve a trajetória ascendente ao longo de todo pregão, também influenciado por mais uma declaração inapropriada de Mantega, ''garantindo'' que o governo não prevê novas medidas para controlar a depreciação do real frente ao dólar.

-    Na ÁSIA,acompanhando o desempenho negativo das bolsas da Europa e dos EUA no dia anterior, JAPÃO –0,2%, com as exportadoras prejudicadas pela valorização da moeda local frente ao dólar, CHINA –1,2%, com os investidores cautelosos antes da divulgação de uma série de indicadores no fim de semana e de um período de feriados no país e CORÉIA -1,8%, com destaque de queda para as ações da Samsung (-6,2%), após um relatório do JPMorgan que sinalizou a possibilidade de que o Galaxy S4 pode não estar vendendo tão bem quanto esperado.

-    Na EUROPA, revertendo uma abertura negativa, para recuperarem, com folga, as perdas do pregão anterior, INGLATERRA 1,2%, FRANÇA 1,5% e ALEMANHA 1,9%, ''animadas'' com os números positivos do relatório de emprego dos EUA e com o crescimento acima do esperado da produção industrial na Alemanha.

-    Nos EUA, apresentando ótimos resultados, S&P 1,3%, DJ 1,4% e NASDAQ 1,3%, após o aguardado relatório de empregos mostrar que a economia do país criou mais postos de trabalho que o esperado em MAI/13, mas não o suficiente para alimentar as preocupações com a possibilidade de o Fed (''BC'' local) antecipar a redução de estímulos.


Economia:

 

Cada dia mais desacreditado pelo ''mercado'', Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, afirmou, como quem vive em um ''mundo de fantasia'', que se depender do desempenho da economia brasileira, a agencia de classificação de risco S&P terá de mudar o viés da sua ''nota'' do Brasil para alta, ressaltado que nos últimos meses a economia do país ganhou velocidade e a inflação começou a cair.

 

Como se o Brasil fosse um país sem nenhuma necessidade de investimentos, Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, afirmou ontem que o BNDES abrirá linhas de crédito para grupos brasileiros interessados em comprar empresas estatais em Portugal.

 

Em busca de mais dinheiro para financiar as ''empresas parceiras'' do governo Dilma, como as do grupo EBX e Eike Batista, o BNDESPar, braço de participações em empresas do BNDES, anunciou que vai captar pelo menos R$ 2,5bi em títulos de dívida de longo prazo, conhecidos como debêntures e que são considerados os papéis de dívida privada de menor risco emitidos no país.

 

Apresentando uma noticia ruim e uma boa, (1) segundo a FercomercioSP, a propensão ao consumo do paulistano caiu -8,3% em MAI/13 ante o mesmo período do ano anterior e atingiu o menor patamar desde SET/09 e (2) a expansão na atividade da indústria de SP em ABR/13, de 10,7% ante o mesmo mês de 2012, foi a maior desde MAI/10 (12,1%).

 

Dando mais uma noticia ruim para a maior empresa do Brasil, o Ministério Público Federal no Estado do RJ instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar possíveis infrações, como evasão de divisas, peculato e superfaturamento, na compra da refinaria de Pasadena, que fica nos EUA, pela Petrobrás, e chamou Graça Foster, atual presidenta da empresa, para depor.

 

Com o Mercosul em crise e a balança comercial brasileira enfraquecida, crescem as pressões sobre o governo brasileiro para que o Brasil negocie acordos comerciais em separado, tendo em vista a falta de perspectivas para o bloco.


Política:

 

Ascendendo a luz amarela no Palácio do Planalto, segundo a ultima pesquisa divulgada a aprovação do governo Dilma caiu de 62% em MAR/13 para 57% atualmente, o que representa o primeiro recuo desde que a presidenta assumiu, em JAN/11.

 

Faltando um pouco mais de 1 ano e meio para as próximas eleições presidenciais, no cenário mais provável da disputa Dilma, que conta com o apoio da máquina publica, tem 51% das intenções de voto, Marina Silva, que nem partido formado ainda tem, registra 16%, Aécio Neves, que ainda não mostrou vontade para ''trabalhar'', tem 14% e Eduardo Campos, que deve desistir da disputa, tem 6%.

 

Mostrando sua ''força politica'', segundo a mais recente pesquisa divulgada Alckmin, atual governador de SP, será reeleito no primeiro turno caso confirme sua candidatura no ano que vem, inclusive em um cenário improvável no qual Lula é o candidato do PT ao governo do Estado.

 

Como o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, estão em viagens ao exterior, a presidenta Dilma Rousseff, que foi para Portugal, transferiu o cargo de presidente do Brasil para o presidente da Câmara dos Deputados, que é o peemedebista Henrique Eduardo Alves.


Crítica:

 

Como fruto de uma enorme falta de educação financeira e também de um governo que estimula abertamente o consumo fútil e desnecessário, segundo uma pesquisa recente 69% do Brasileiros não fazem nenhum tipo de poupança, 35% sentem mais prazer em gastar o dinheiro imediatamente do que em poupar, 30% compram por impulso, 38% optariam por parcelar suas compras no lugar de economizar e conseguir desconto no pagamento à vista.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho