R.B. 2/MAI/13 ‘’Da fraqueza de seu discurso’’


R.B.

"Da fraqueza de seu discurso"

 

São Paulo, 2 de maio de 2013 (QUINTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA pode cair, realizando lucros recentes, influenciada negativamente pelos sinais ruins emitidos pelas economias e empresas dos países do ''primeiro mundo'', porem deve-se ressaltar que a tendência ainda é de recuperação e que o pior já deve ter ficado para trás.

-    O DÓLAR deve subir, seguindo a provável piora do ''humor'' na Bovespa e também a trajetória internacional da moeda norte-americana, porem deve-se ressaltar que o fluxo de recursos externos continua positivo e que por este motivo a tendência ainda é de queda.

 

TERÇA-FEIRA

-    BOVESPA 1,9%, abriu ''de lado'', para na mínima recuar –0,5%, porem passou a subir ainda na parte da manhã e fechou o dia com uma boa alta, quase que zerando as perdas acumuladas no mês (-0,8%), beneficiada principalmente pela divulgação de boas noticias corporativas de empresas brasileiras.

-    DÓLAR –0,2% à R$ 2,00, já abriu ''de lado'' e fechou o mês de ABR/13 com desvalorização de -1,1%, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e influenciado pela expectativa de aumento do fluxo positivo de recursos externos.

-    Na EUROPA, realizando lucros recentes, INGLATERRA –0,4%, FRANÇA –0,3% e ALEMANHA –0,5%, uma vez que dados da atividade de negócios dos EUA terem mostrado que a atividade de negócios no Meio-Oeste dos EUA encolheu inesperadamente para seu menor nível desde setembro de 2009.

 

ONTEM

-    Na ÁSIA, com baixo volume de negócios, JAPÃO –0,4%, CORÉIA –0,6% e CHINA –0,7%, com investidores aguardando o resultado da reunião de política monetária do Fed (BC dos EUA) e do BC Europeu e decepcionados com a divulgação de dados mais fracos do que o esperado do setor industrial da China.

-    Nos EUA, também com baixo volume de negócios, devido ao feriado do dia do trabalho na maior parte do mundo, S&P –0,9%, DJ –0,9% e NASDAQ –0,9%, diante da divulgação (1) de novos dados econômicos apontando para um anêmico crescimento da economia do país e (2) de resultados desanimadores de grandes empresas norte-americanas.


Economia:

 

Ontem, durante seu discurso na TV para comemorar o dia do trabalho, a presidenta Dilma afirmou que (1) a luta contra a inflação "é constante, imutável e permanente", (2) a partir de agora, vai privilegiar como nunca a educação, (3) durante os 10 anos de PT no poder foram criados 19,3 milhões de empregos com carteira assinada e (4) os direitos trabalhistas estão avançando e as dívidas sociais histórias estão sendo resgatadas.

 

Com o objetivo de melhorar um pouco a péssima infraestrutura brasileira,  o governo Dilma anunciou que irá bancar a contratação de servidores e autorizar a compra de carros, computadores e equipamentos necessários à implantação do programa "Porto 24 horas", que é um programa que prevê expediente administrativo diuturno em alguns portos de órgãos federais como Receita Federal, Vigiagro, Anvisa e Polícia Federal.

 

Com um rendimento liquido (já descontando o IR) de 0,51% no mês, os fundos renda fixa e DI, com pelo menos 80% dos recursos em títulos públicos ou de empresas, foram, em ABR/13, os mais rentáveis dos investimentos financeiros, já o ouro, que acumulou queda de –8,2% no período, foi o pior investimento do mês passado.

 

Voltando a ''apostar'' no Brasil, na terça-feira a Unilever anunciou que, após 10 anos sem investir em novas fábricas no país, vai construir sua 10ª unidade fabril em Aguaí, que fica a 192 km ao norte de SP e vai abrir seu 29º centro de distribuição em SET/13.

 

-    Principalmente diante dos ''temores'' de alta na taxa de juros, em ABR/13 a disposição do paulistano para contrair empréstimos caiu -9,8% ante o mês anterior, de acordo com um levantamento realizado pela FecomercioSP.

-    Mostrando a força do setor agrícola brasileiro, mais de 50 mil pessoas já visitam a Agrishow, que é principal feira de agronegócios da América Latina, em Ribeirão Preto, o que representa um recorde histórico das 20 edições deste evento.

-    Ajudando a segurar a inflação e também a melhorar o resultado da Petrobrás, desde ontem a gasolina vendida nas distribuidoras de combustíveis passaram a ser comercializadas com 25% de etanol, ante 20% até o final de ABR/13.

 

-    O Itaú subiu 2,6%, após o banco ter reportado um lucro liquido praticamente estável no 1º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

-    A Ambev subiu 5,8%, após anunciar que acumulou um lucro líquido de R$ 2,3bi no primeiro trimestre deste ano

-    A Embraer subiu 6,6%, com os investidores ''animados'' com o anúncio de que a empresa recebeu um pedido de pelo menos 30 novos aviões da United Airlines.


Política:

 

Dando mais um exemplo ''da fraqueza de seu discurso'', ontem, justamente no dia do trabalho, o senador mineiro Aécio Neves, provável candidato do PSDB à presidência em 2014, praticamente afirmou que é contra o aumento dos salários ao criticar a proposta de criar um mecanismo de indexação dos salários dos trabalhadores, proposta esta que aliás é defendida pelo seu novo aliado, o deputado Paulinho da Força, do PDT de SP.

 

Mostrando que o PT ''não quer largar o osso'', como aliás ocorre com todos os partidos que chegam ao poder, ontem, durante a celebração do Dia do Trabalho em SP, o petista Fernando Haddad, prefeito da cidade, afirmou que gostaria que Lula voltasse a presidência do Brasil e 2018.

 

O conflito entre o Legislativo e o Judiciário pode receber mais combustível nos próximos dias, já que o deputado petista Marco Maia, ex-presidente da Câmara, vem conseguindo crescente apoio de seus colegas parlamentares aa seu projeto de impor restrições à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal.


Crítica:

 

Em países politicamente mais avançados, os chefes de Estado requisitam cadeia nacional de rádio e de televisão quando têm algo de muito importante a comunicar ao distinto público, porem aqui do Brasil, fazendo propaganda pura e gratuita, o governo federal aproveita-se de todas as datas tidas como especiais do tipo 1º de Maio, 7 de Setembro, Natal e Ano Novo, para ir a cadeia nacional de rádio e de televisão exaltar suas próprias realizações.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho