R.B. 3/ABR/13 ‘’Politica econômica à conta gotas’’


R.B.

"Politica econômica à conta gotas"

 

São Paulo, 3 de abril de 2013 (TERÇA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, tentando uma recuperação após fechar o pregão anterior com a maior queda percentual em mais de 6 semanas e com isto acumular uma perda de -9,9% neste ano de 2013, tentando se ''ajustar'' a nova melhora do ''humor'' nas bolsas dos EUA e da Europa e ''aliviada'' pelo anuncio de deflação pelo IPC de MAR/13.

-    O DÓLAR pode cair, devolvendo a valorização acumulada no pregão de ontem, seguindo a provável melhora do ''humor'' na Bovespa, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana e também influenciado pelos sinais de que o BC se manterá fora da ponta compradora.

 

ONTEM

-    BOVESPA –1,8% (aos 54.889pts), abriu em alta, para na máxima avançar 0,6%, porem passou a cair ainda na parte da manhã, mesmo com o desempenho positivo das bolsas dos EUA, diante do anúncio da fraca produção industrial do Brasil em FEV/13.

-    DÓLAR 0,1% à R$ 2,02, já abriu ''de lado'' e, não mostrando fortes oscilações, manteve-se praticamente estável ao longo de todo pregão, diante da manutenção de um fluxo cambial bem equilibrado e da valorização da moeda norte-americana frente ao euro.

-    Na ÁSIA, em queda pelo segundo pregão consecutivo, JAPÃO 1,1%, com a valorização da moeda local (o iene) frente ao dólar prejudicando o desempenho das exportadoras, como Canon (-3,4%) e Nikon (-3,2%), CORÉIA –0,5%, com destaques de queda para as  ações de construtoras de navios e bancos e CHINA –0,3%, à espera de importantes indicadores econômicos sobre o primeiro trimestre deste ano, que serão divulgados na próxima semana.

-    Na EUROPA, voltando do feriado de Páscoa com ganhos, INGLATERRA 1,2%, FRANÇA 2,0% e ALEMANHA 1,9%, influenciadas positivamente pelo avanço do Chipre nas negociações com credores internacionais e pelo último dado de encomendas à indústria dos EUA.

-    Nos EUA, com o S&P fechando mais uma vez no maior patamar da história e com isto acumulando alta de 10,1% no ano, S&P 0,5%, DJ 0,6% e NASDAQ 0,5%, beneficiadas pelo anuncio de que o governo fará maiores pagamentos a algumas empresas de saúde e impulsionadas pelo anuncio de que em FEV/13 as encomendas de fábricas do país subiram 3%, patamar levemente acima das expectativas.


Economia:

 

Numa tentativa de recuperar a credibilidade abalada após as declarações da presidenta Dilma contrárias a medidas que desacelerem o crescimento para segurar altas de preços, Tombini, presidente do BC, recheou seu discurso em audiência pública no Senado Federal com frases em defesa do controle da inflação, inclusive sugerindo que a alta de juros esperada pelo mercado financeiro poderá vir logo.

 

Apresentando um resultado pior do que o esperado (–2,4%) e também o pior desde DEZ/08, em FEV/13 a produção industrial brasileira caiu –3,2% na comparação com FEV/12, prejudicada principalmente pelo recuo de –9,1% na produção de veículos na mesma base de comparação e atingindo assim o pior resultado com JAN/12.

 

Abaixo do esperado (-0,15%), o que mostra que a inflação está perdendo ''forças'', o IPC registrou deflação de -0,17% em MAR/13, número que representa uma queda em relação ao mês de FEV/13, quando apresentou inflação de 0,22%, e que foi influenciado pelo recuo de –1,02% no item Despesas Pessoais.

 

Dando sequencia a sua ''politica econômica à conta gotas'', o que gera uma enorme imprevisibilidade e instabilidade, ontem o governo Dilma zerou a alíquota do IOF para financiamento de bens de capital, bens de consumo para exportação, setor de energia elétrica, projetos de engenharia, logística e aos planos de concessão do governo federal.

 

No dia 8/MAR/13 o governo Dilma zerou os impostos dos produtos que compõem ao cesta básica, porem, segundo uma pesquisa feita entre os dias 20 e 21/MAR/13, 7 em cada 10 consumidores brasileiros afirmaram que perceberam aumento nos preços de alimentos nas últimas 2 semanas.

 

Mostrando como tem sido ruim ser sócio do governo brasileiro, as 64 empresas que fazem parte do Ibovespa, que é o índice com as ações mais negociadas na Bolsa de Valores do Brasil, viram seus lucros caírem em média –45% em 2012, porem se forem retiradas desta lista apenas Petrobrás, Vale e Eletrobrás, que são empresas que têm algum tipo de ingerência política, a média da queda do lucro das 61 empresas que sobram cai para ''apenas'' -12%.

 

Apresentando mais uma prova da ineficiência brasileira, enquanto que nos aeroportos brasileiros o tempo médio de liberação de uma carga é de 175 horas, ou seja mais de uma semana, em Xangai e Singapura o tempo é de 4 horas e nos EUA este tempo não supera as 8 horas.

 

Impulsionadas pela supersafra brasileira de soja deste ano, que tem a liderança de Mato Grosso, nos 3 primeiros meses de 2013 a comercialização de tratores cresceu 27% e a de colheitadeiras avançou 55%, ambas na comparação com igual período do ano passado.

 

-    A Gol caiu -6,4%, após a Agência Nacional de Aviação Civil notificar a empresa a prestar esclarecimentos sobre a falha no sistema de check-in apresentada na última madrugada nos aeroportos do RJ.


Política:

 

Trabalhando pela sustentabilidade e pelo aperfeiçoamento da matriz energética brasileira, hoje Alckmin, governador de SP, (1) assinará um decreto que irá isentar do ICMS os investimentos para a construção de parques de produção de energia solar em território paulista e (2) vai criar um programa de incentivo ao uso de biocombustíveis em toda a frota, própria ou não, de veículos que prestam serviço ao Estado.

 

Minando ainda mais as pretensões politicas de Chalita, segundo documentos apresentados pelo empresário Cesar Valverde, uma das responsáveis pelo pagamento da instalação de equipamentos eletrônicos no duplex do referido deputado peemedebista foi a Interactive, ligada ao grupo COC e que tinha contratos com a Secretaria da Educação de São Paulo na sua gestão.

 

Tão dividido quanto o PSDB, no PSB, durante a reunião de ontem da Sudene em Fortaleza, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, adotou tom de cobrança em relação a Dilma, já seu colega e correligionário Cid Gomes, governador do Ceará, se pautou pelos elogios à presidenta.

 

Aumentando de forma exponencial o poder do PSD, o novo partido comandado por Kassab, o deputado Federal Ricardo Izar, do PSD de SP, foi escolhido ontem para presidir pelos próximos 2 anos o Conselho de Ética da Câmara.


Crítica:

 

Acreditando que a mudança estaria ajudando a promover cuidados com a saúde entre os habitantes de Samoa, que possui um dos maiores níveis de obesidade do mundo, Chris Langton, presidente da Samoa Air, que opera voos a partir da ilha que fica no oceano Pacífico, anunciou ontem que a empresa passará a estabelecer o preço das passagens aéreas de acordo com o peso dos passageiros.


PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br


Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com

Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho