R.B. 30/AGO/12 ‘’O mundo civilizado está em perigo’’


R.B.

"O mundo civilizado está em perigo"

 

São Paulo, 30 de agosto de 2012 (QUINTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, recuperando parte da forte queda acumulada no pregão anterior, com os investidores ''comemorando'' o corte de –0,5% na taxa básica de juros, que agora no menor patamar da história vai incentivar ainda mais os investimentos no setor produtivo da economia.

-    O DÓLAR pode subir, pelo quinto pregão consecutivo, influenciado pelo redução da Selic, que torna a taxa real de juros da economia brasileira menos ''atraente'', e também impulsionado por investidores que desejam uma cotação mais elevada para o dólar no fechamento do mês de AGO/12.

 

ONTEM

-    BOVESPA –1,8%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,3%, porem passou a cair ainda na parte da manha, para fechar o dia com a maior retração diária dos últimos 30 dias, pressionada principalmente pelas fortes baixas nas ações da mineradora Vale (-2,8%) e da petroleira OGX (-8,4%).

-    DÓLAR 0,3% à R$ 2,05, abriu em leve queda, para na mínima recuar –0,2%, porem passou a subir ainda na parte da manhã, para fechar em alta pela terceira sessão seguida, diante da expectativa de que o BC deixe vencer contratos de swap que vencem no dia 3/SET/12, reduzindo assim a oferta de moeda estrangeira no mercado futuro.

-    Na ÁSIA, próximas da estabilidade e com baixos volumes de negócios, JAPÃO 0,3%, CORÉIA 0,2% e CHINA 0,1%, com investidores à espera do discurso de Bernanke, o presidente do Fed (''BC'' dos EUA), no encontro internacional de membros de BCs em Jackson Hole, que ocorre na sexta, e pela reunião do BC Europeu na semana que vem.

-    Na EUROPA, revertendo uma abertura positiva, em uma sessão volátil porem ainda com baixos volumes de negócios, INGLATERRA –0,6%, FRANÇA –0,5% e ALEMANHA –0,1%, mesmo com a revisão positiva do PIB dos EUA e uma demonstração de união da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e do primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, que se reuniram em Berlim.

-    Nos EUA, no pregão com o menor volume de negócios do ano, S&P 0,1%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,1%, divididas entre as expectativas para o discurso de Bernanke, o presidente do Fed (''BC'' dos EUA) e os sinais positivos da economia local, como o crescimento das vendas pendentes de moradias e a revisão para cima do PIB do país.


Economia:
 
Ontem, como esperado por mais de 85% do ''mercado'', o Copom reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira em –0,5%, de 8,00% para 7,50% ao ano (o menor patamar da história), ressaltando que já são sentidos na atividade econômica os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento e indicando que novos cortes podem ocorrer, porem com a máxima parcimônia.
 
Já influenciado positivamente pelas recentes quedas da taxa básica de juros e pela manutenção dos baixos níveis de desemprego, em JUL/12 o volume de cheques devolvidos foi de 2%, o que representa o menor percentual verificado em 5 meses.
 
Também como já se esperava, para incentivar a economia interna ontem Mantega, ministro da Fazenda, anunciou a prorrogação da redução do IPI, (1) até 31/DEZ/12 para produtos de linha branca e móveis, painéis laminados e luminárias, (2) até 31/OUT/12 do IPI para carros e (3) até 31/DEZ/13 para material de construção e bens de capital.
 
Em um movimento para alavancar o segmento que apresenta as maiores taxas de crescimento no crédito brasileiro, nos últimos meses os bancos cortaram os juros do financiamento imobiliário, ampliaram o prazo de pagamento e também têm feito esforços para reduzir a burocracia nessas operações, que ainda estão entre as mais complicadas do sistema financeiro.
 
Como furto do aumento da renda do brasileiro, no segundo trimestre deste ano o número de pessoas com acesso à internet no Brasil cresceu 7% em relação ao ano passado, chegando a 83,5 milhões de conectados à rede mundial de computadores.
 
Podendo ajudar a melhorar a rentabilidade da Petrobrás, que atualmente está tendo que importar gasolina para suprir a demanda interna, segundo Alan Kardec, diretor da ANP, existe hoje a capacidade em estoque suficiente para aumentar a mistura do etanol na gasolina até MAI/12, quando ocorre a safra de cana de açúcar.
 
-    A Vale caiu -2,8%, pressionada pela queda do preço do minério de ferro na China para o menor nível desde NOV/09.

-    A OGX caiu -8,4%, após notícia de mudança na presidência e na diretoria da companhia.

-    A PDG Realty avançou 6,4%, diante da expectativas de capitalização pela Vinci Partners e da mudança na sua presidência.


Política:
 
Ascendendo o ''alerta vermelho'' na campanha tucana e fazendo os petistas terem esperança de irem para o segundo turno, segundo a ultima pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de SP, (1) Russomano, mesmo com apenas alguns segundos no horário eleitoral gratuito, manteve os 31% que tinha no levantamento anterior, (2) Serra, com uma rejeição recorde de 43%, caiu de 27% para 22% e (3) Haddad, que aparece todo dia ao lado de Lula e de Dilma, subiu de 8% para 14%.
 
Prestes a ser condenado pelos crimes de peculato e corrupção passiva no julgamento do mensalão, o deputado federal petista João Paulo Cunha já admitiu a parlamentares do PT que é grande a possibilidade de desistir da disputa pela Prefeitura de Osasco caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Indicando que Eduardo Campos, governador de Pernambuco, agiu corretamente ao se ''libertar'' do PT, em menos de 30 dias Já Geraldo Julio, seu ex-secretário do governo estadual, saltou de 7% para 29% nas intenções de voto para a prefeitura de Recife, já o petista Humberto Costa, que é apoiado por Lula, caiu de 35% para 29%.
 
Sem adversários de peso, com mais da metade do tempo no horário eleitoral e com o apoio de Lula e de todo o seu partido, o peemedebista Eduardo Paes lidera a disputa pela prefeitura do RJ com 53% das intenções de voto, contra 13% de Marcelo Freixo, do PSOL, e 5% de Rodrigo Maia, do DEM.
 
Em uma disputa acirrada, que deve se arrastar para o segundo turno, em Porto Alegre José Fortunati, do PDT, caiu de 38% para 36%, e assim ficou tecnicamente empatado com Manuela D'Ávila, do PC do B, que subiu de 30% para 32% das intenções de voto.
 
Confirmando mais uma vez ''quem manda em BH'', o atual prefeito e candidato à reeleição Marcio Lacerda, que é do PSB e tem apoio do tucano Aécio Neves, subiu de 44% para 46%, já o petista Ananias subiu de 27% para 30%.

Crítica:
 
Confirmando que ''o mundo civilizado está em perigo'' com as eleições presidenciais dos EUA, durante a confirmação indicação oficial de Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, como candidato a presidente pelo Partido Republicano, um militante do referido partido jogou amendoins em uma cinegrafista negra da CNN e disse à ela que ''é assim que alimentamos os animais".
PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho