R.B. 9/ABR/12 ''Objetivo legitimo''


R.B.

"Objetivo legitimo"

 

São Paulo, 9 de abril de 2012 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, com o objetivo inicial de recuperar as perdas acumuladas na semana passada (-1,3%), beneficiada pelos sinais positivos da economia interna e pela redução das tensões externas.

-    O DÓLAR pode cair, com ''boas chances'' de testar o ''suporte'' dos R$ 1,80 até o final desta semana, diante da manutenção do fluxo positivo de recursos externos oriundos de exportações, captações e ''investimentos''.

 

QUINTA-FEIRA

-    BOVESPA 0,3% (aos 63.691pts), já abriu em alta e, tentando uma recuperação após 3 pregões consecutivos de queda, manteve a trajetória ascendente ao longo de ''quase'' toda a seção, acompanhando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais porem com os investidores evitando tomar posições mais firmes antes da divulgação dos dados do mercado de trabalho dos EUA na sexta-feira, quando os mercados estarão fechados devido ao feriado da Páscoa.

-    DÓLAR -0,2% à R$ 1,83, abriu em alta, para na máxima avançar 0,3%, porem perdeu forças e fechou em leve queda, acompanhando a melhora do ''humor'' na Bovespa e a trajetória internacional da moeda norte-americana.

-    Na EUROPA, após um pregão instável, INGLATERRA 0,3%, FRANÇA 0,2% e ALEMANHA 0,1%, com destaque positivo para o desempenho das mineradoras, favorecidas na medida em que os investidores recompraram ações do setor após a divulgação de dados mostrando que a atual melhora do mercado de trabalho dos EUA ampara o cenário da demanda.

-    Nos EUA, próximas da estabilidade, S&P -0,1%, DJ -0,1% e NASDAQ 0,3%, com o aumento da pressão sobre o mercado de dívida na Europa reacendendo preocupações sobre a estabilidade financeira da região.

 

SEXTA-FEIRA

-    Na ÁSIA, com baixos volumes de negócios devido ao feriado de Páscoa nas demais bolsas do mundo, JAPÃO 0,3%, CORÉIA 0,2% e CHINA 0,2%, com a cautela prevalecendo antes da divulgação de importantes dados econômicos na próxima semana e por causa das preocupações de que os fundos serão desviados do mercado acionário, após uma reportagem informar que Pequim irá introduzir um mercado nacional para empresas não listadas.


Economia:
 
Mostrando otimismo, Mantega, ministro da Fazenda, afirmou que a inflação está sob controle após a divulgação de que o IPCA de MAR/12 ficou em 0,21%, ressaltando que isto abre possibilidade de mais cortes da Selic e crescimento maior em 2012.
 
Hoje a amanhã Dilma estará nos EUA, aonde tentará aprofundar uma relação bilateral que é ampla, mas superficial, e irá entre outras atividades promover o programa Ciência Sem Fronteiras, que pretende conceder mais de 100 mil bolsas a estudantes brasileiros de graduação e pós.
 
Com o ''objetivo legitimo'' de aumentar a pressão sobre os bancos privados para reduzir o custo dos empréstimos oferecidos aos clientes, o BC se prepara para criar um ranking para revelar a margem cobrada por banco e, assim, mostrar quem ganha mais com os financiamentos.
 
Dando novos sinais positivos da economia interna, (1) em MAR/12 o otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu para 67,7pts, ante 67,2pts em FEV/12 e (2) em MAR/12 a produção de veículos no Brasil foi 4,5% maior que em MAR/11.
 
Antecipando o que deve ocorrer na Copa do Mundo de futebol e nas Olimpíadas de 2016, o RJ não tem leitos suficientes na rede hoteleira oficial para abrigar os 50 mil credenciados previstos para a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável marcada para JUN/12.
 
''Jogando para a torcida'' poucos meses antes da Rio+20, governo Rousseff prepara um decreto criando regras e instituindo um percentual obrigatório mínimo de compra de "produtos verdes" nas licitações públicas.

Política:
 
O peemedebista Gabriel Chalita, candidato à prefeito de SP, tem um sólido alinhamento com padres e bispos, já que é um expoente da Renovação Carismática, o que será um teste para o PT, que tem uma ligação histórica com as alas progressistas e pastorais sociais.
 
Entidades ambientalistas devem aproveitar a viagem de Dilma a Washington, nos EUA, para fazer manifestações de apoio aos movimentos sociais e indígenas e protestar contra as políticas sociais e ambientais do governo brasileiro.
 
Indicando que até o judiciário tem rabo-preso com Carlinhos cachoeira, na sexta-feira de Páscoa a diretoria-geral do Senado exonerou, a pedido, a enteada do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que tinha cargo de confiança no gabinete do senador Demóstenes Torres.
 
O último encontro de presidentes de Tribunais de Justiça estaduais, realizado em um hotel de luxo em Manaus no fim de semana retrasado, teve despesas pagas pelo governo do Estado do Amazonas e pelo Bradesco.

Crítica:
 
''Garantindo'' que seu programa nuclear é pacifico, Ahmadinejad, o ditador do Irã, ''avisou'' que, mesmo após o assassinato de  cientistas nucleares iranianos, vai dar continuidade ao seu programa nuclear inclusive se o mundo inteiro se opor à República Islâmica.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho