R.B. 6/FEV/12 ''Solidariedade com a Argentina''


R.B.

"Solidariedade com a Argentina"

 

São Paulo, 6 de fevereiro de 2012 (SEGUNDA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve cair, realizando lucros após fechar em alta em 19 dos 24 primeiros pregões do ano, porem deve-se ressaltar que a tendência ainda é de alta e que uma eventual queda pode ser uma boa oportunidade para novos investimentos.

-    O DÓLAR pode subir, em um ''ajuste técnico'' após acumular uma desvalorização de -8,1% no ano, influenciado pelos prováveis novos leilões de compra do BC, porem deve-se ressaltar que a ''trajetória natural'' da moeda norte-americana segue sendo de queda.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 1,0%, abriu em queda, para na mínima recuar -0,5%, porem, com bom volume de negócios (R$ 7,9bi), logo passou a subir, para fechar o dia no maior patamar desde 2/MAI/11 (aos 65.217pts), acompanhando o desempenho positivo das bolsas de NY e da Europa.

-    DÓLAR -0,3% à R$ 1,72, já abriu em queda e, mesmo com um leilão de compra do BC, manteve a trajetória descendente ao longo de ''quase'' todo pregão e fechou o dia no menor patamar desde 31/OUT/11, seguindo a trajetória internacional da moeda norte-americana.

-    Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO -0,5%, CORÉIA -0,6% e CHINA 0,8%, divididas entre o nervosismo pela continuação das negociações entre a Grécia e seus credores e o otimismo antes da divulgação dos dados sobre o emprego nos EUA.

-    Na EUROPA, fechando a semana com os melhores ganhos semanais desde o final de DEZ/11, INGLATERRA 1,8%, FRANÇA 1,5% e ALEMANHA 1,7%, com destaques de alta para as ações de montadoras e de bancos, já que os dados de emprego acima das expectativas nos EUA levantaram o otimismo sobre uma recuperação econômica que pode aumentar os lucros das empresas.

-    Nos EUA, em um pregão de ganhos abrangentes e sólido volume  de negócios, S&P 1,5%, DJ 1,2% e NASDAQ 1,6%, beneficiadas principalmente pelo aumento acima do esperado no número de contratações do país, que é a maior economia do mundo.


Economia:
 
Confirmando que o Brasil está cada dia mais ''no centro das atenções da economia mundial'', (1) na apresentação de sua oferta publica inicial o Facebook cita oito vezes o Brasil como exemplo do sucesso da fórmula de crescimento da sua rede social e (2) pelo menos 11 consórcios, todos eles com grandes operadores internacionais, apresentaram propostas na BMF&Bovespa para participar do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.
 
Tentando aliviar os cofres do Tesouro, o governo ordenou que 7 ministérios acelerem a definição das regras para a emissão de títulos privados com benefícios fiscais, permitindo assim que as empresas captem recurso barato para financiar projetos de infraestrutura.
 
Com a taxa de desemprego em queda e a economia em alta, em 2011 o Brasil recebeu 57% mais trabalhadores estrangeiros do que em 2010, porem o lado negativo disto é que os imigrantes dos países vizinhos em geral têm baixa escolaridade e pouca qualificação.
 
Para tentar conter a valorização do real, causada pela ''enxurrada' de dinheiro que tem entrado no Brasil, o BC, após ficar fora do mercado por 5 meses, voltou a comprar dólares à termo na ultima sexta-feira.
 
Diante da alta dos preços e do bom momento da economia interna, em 2011 o lançamento de salas comerciais em SP foi o maior da história, chegando a 7.259 unidades, o que representa um aumento de 24% na comparação com 2010 e o triplo do observado em 2008.
 
Como fruto da crescente educação financeiro do brasileiro e também da redução do número de investidores pessoa física, no ano passado número de reclamações de investidores feitas ao ombudsman da BM&FBovespa caiu -6,3% na comparação com 2010.
 
-    A Petrobras subiu 0,3% e, após o fechamento do pregão anunciou a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas.

Política:
 
Insatisfeita com o desempenho de Iriny Lopes, atual Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Dilma deverá mudar, ainda esta semana, o comando da pasta, o que não deve ser muito traumático já que a atual titular é pré-candidata à prefeitura de Vitória.
 
Sem escrúpulos ou ideologias para fazer alianças que aumentem suas chances de vitória, líderes do PT vêem em uma aliança com o prefeito Kassab, do PSD, a oportunidade para romper o "teto" de votos do partido na capital paulista, estimado pelos próprios petistas em 30%.
 
Mostrando o caráter do novo Ministro das Cidades de Dilma, o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP de Pernambuco, ocultou da Justiça Eleitoral nas últimas eleições o fato de ser dono de quatro empresas, sendo que duas delas têm atuação na área da construção civil e incorporação de imóveis, atividades ligadas ao ministério que ele comandará oficialmente a partir de hoje.

Crítica:
 
Com medidas nem um pouco populares, que incluem redução de salários e de custos não-trabalhistas, os líderes de partidos políticos da Grécia concordaram com cortes de gastos estimados em 1,5% do PIB deste ano.
 
Em ''solidariedade com a Argentina'', que reivindica a soberania sobre um arquipélago de domínio britânico, Nicarágua, Cuba, São Vicente e Granadinas, Dominica e Antígua e Barbuda aderiram à decisão de outros países latino-americanos de impedir a entrada de navios com bandeira das ilhas Malvinas em seus portos.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho