R.B. 22/FEV/12 ''Na ressaca''


R.B.

"Na ressaca"

 

São Paulo, 22 de fevereiro de 2012 (QUARTA-FEIRA).


Mercados:

 

HOJE

-    A BOVESPA deve subir, ampliando a alta já acumulada no ano (16,6%), beneficiada pela valorização das commodities e se ajustando a melhora do ''humor'' nas demais bolsas mundiais durante o feriado de Carnaval no Brasil.

-    O DÓLAR pode cair, com ''boas chances'' de testar o ''suporte'' dos R$ 1,70 até o final deste mês, acompanhando a melhora do ''humor'' na Bovespa e o ''crescente e constante'' fluxo positivo de recursos externos.

 

SEXTA-FEIRA

-    BOVESPA 0,1%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,6% e, apesar de chegar a recuar -0,5%, fechou próxima da estabilidade e no maior patamar desde ABR/11 (aos 66.203pts), com os investidores à espera do anúncio de um acordo entre a Grécia e autoridades européias.

-    DÓLAR -0,4% à R$ 1,71, já abriu em queda e, acompanhando a trajetória internacional da moeda norte-americana, manteve-se em território negativo ao longo de todo pregão, para fechar no nova mínima do ano.

 

ONTEM

-    Na ÁSIA, sem uma tendência única, JAPÃO -0,2%, CORÉIA -.01% e CHINA 0,7%, já que o pacote de socorro à Grécia foi recebido sem muito entusiasmo, diante de temores de que seja apenas um remédio de curto prazo para o problemático país da União Européia.

-    Na EUROPA, devolvendo os ganhos do pregão de segunda-feira, INGLATERRA -0,3%, FRANÇA -0,2% e ALEMANHA -0,6%, em um dia de baixo volume, com investidores realizando lucros das recentes altas e avaliando que o esperado acordo sobre o segundo pacote de socorro à Grécia não consiga dissipar preocupações acerca do futuro do país mais problemático da zona do euro.

-    Nos EUA, devolvendo quase todos os ganhos da abertura, quando o índice DJ superou os 13.000pts pela primeira vez desde MAI/08, S&P 0,1%, DJ 0,1% e NASDAQ 0,1%, em meio a avaliações de que a alta nos preços do petróleo ameaça as perspectivas de recuperação da economia.


Economia:
 
Após Mantega, o ministro brasileiro da Fazenda, defender que o novo presidente do Banco Mundial não seja necessariamente de nenhuma nacionalidade específica, mas sim alguém competente e capaz, Gregory Chin, professor de Ciência Política da York University, no Canadá, propôs o nome de Lula para presidente do Banco Mundial, em substituição a Robert Zoellick, que está saindo, ressaltando que o ex-presidente brasileiro é o candidato ideal pela sua gestão competente da economia brasileira, pelo seu carisma, pelos laços que criou entre os países emergentes e pelo seu prestígio junto aos países ricos.
 
Contrariando as previsões pessimistas feitas por alguns analistas no final de 2011, em JAN/12 a China importou 15,4 milhões de toneladas de minério de ferro do Brasil, o que representa uma alta de 16% na comparação com o mês anterior.
 
Dando 2 importantes sinais positivos da economia brasileira, em JAN/12 (1) as vendas de aço no Brasil somaram 1,7 milhão de toneladas, o que representa uma alta de 5,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior e (2) a taxa de desemprego ficou em 5,5%, o que representa o menor patamar para um mês de janeiro desde o início da série (em MAR/02).
 
Indicando que a inflação está controlada e que o Copom pode seguir cortando a taxa básica de juros, (1) o IPCA-15 desacelerou para 0,53% em FEV/12, ante 0,65% em JAN/12 e (2) o IGP-M apresentou deflação de -0,11% na segunda prévia de FEV/12, ante alta de 0,22% no mesmo período de JAN/12.
 
-    O Pão de Açúcar subiu 5,7%, após divulgar resultados melhores que o esperado pelo mercado no quarto trimestre de 2011.

Política:
 
Segundo o petista Alexandre Padilha, ministro da Saúde, a aproximação do PT com o PSD, de Kassab, não está restrita a SP e é um projeto que se estende a outros Estados, como Bahia e Sergipe.
 
''Na ressaca'' do Carnaval, Dilma terá uma série de encontros com partidos da base aliada, em especial com as bancadas da Câmara, nas quais o desafio será resolver "contenciosos", como o espaço do PDT e até do PR no primeiro escalão do governo.
 
Apesar de serem aliados nacionalmente, os partidos que oficialmente dão sustentação à presidenta Dilma (PT, PMDB, PDT, PSB, PC do B, PP e PTB) inevitavelmente devem patrocinar disputas entre si em praticamente todas as capitais nas eleições municipais de OUT/12.
 
Como não quer arrumar mais problemas, Eduardo Paes, prefeito do RJ, exonerou o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi do cargo de assessor especial da Prefeitura do Rio em Brasília.
 
Confirmando mais uma vez que não se deve levar à sério o que ele diz, Serra (1) já começou a discutir com seus colaboradores pesquisas para avaliar a viabilidade de sua candidatura à Prefeitura de SP nas eleições deste ano, (2) recebeu o apoio de Kassab e (3) acredita que é possível reduzir os altos índices de rejeição do eleitorado que ele enfrenta hoje.

Crítica:
 
Acusado de destruir a economia do país e de patrocinar uma série de violações dos direitos humanos, Robert Mugabe, o ditador do Zimbábue, completou ontem 88 anos, prometendo continuar no poder apesar de enfrentar dissidentes de seu partido e a oposição da comunidade internacional.

PAZ, amor e bons negócios;

Alfredo Sequeira Filho


O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br

Conheça e indique nosso Blog http://relatoriobrasil.blogspot.com
Conheça e indique minha página no Facebook http://facebook.com/Alfredosequeirafilho