R.B. 29/OUT/10 ''Pisando em ovos''

--------------------------------------------------------------------------------
R.B.

"Pisando em ovos"

São Paulo, 29 de outubro de 2010 (SEXTA-FEIRA).
--------------------------------------------------------------------------------
Mercados:

HOJE
- A BOVESPA deve subir, hoje voltada totalmente para o mercado interno, aonde (1) finalmente acabará o período eleitoral, (2) diariamente são divulgados ótimos resultados corporativos e (3) foi anunciada a descoberta de mais um megacampo de petróleo que deve levar o Brasil a ser um dos maiores produtores do mundo.
- O DÓLAR pode subir, diante da convicção, cada vez maior, de que o governo mudará as regras para o câmbio após as eleições presidenciais e das incertezas sobre a reunião do Fed (''BC'' dos EUA), que pode anunciar na próxima quarta uma nova rodada de estímulos à economia.

ONTEM
- BOVESPA -0,3%, abriu em alta, para na máxima avançar 0,9%, porem, pressionada pelas perdas nas ações da Vale (-1,7%), passou a cair ainda na parte da manhã, também influenciada pelo recuo das bolsas de NY.
- DÓLAR -0,5% à R$ 1,71, já abriu em queda e, mesmo com os leilões de compra do BC e as perdas na Bovespa, manteve-se em baixa ao longo de ''quase'' todo pregão, retornando à sua ''trajetória natural'' 1 dia após atingir seu maior preço 1 mês.
- Na ÁSIA, seguindo as perdas das bolsas de NY no dia anterior, JAPÃO -0,2%, com o fraco desempenho das ações ligadas ao setor de matérias-primas, como as da Inpex (-1,3%), anulando o efeito dos balanços encorajadores de empresas de grande peso no mercado, como Canon (3,7%), CHINA -0,2%, com destaques negativos para empresas de metais, após a baixa no preço das commodities e CORÉIA -0,1%, com os investidores evitando movimentos importantes, na ausência de pistas e na expectativa da reunião do FED (''BC'' dos EUA) na semana que vem.
- Na EUROPA, seguindo a abertura positiva das bolsas de NY, INGLATERRA 0,6%, FRANÇA 0,5% e ALEMANHA 0,4%, também beneficiadas pela divulgação de balanços positivos, entre eles o da gigante petrolífera Shell (0,5%) e o da empresa farmacêutica Sanofi-Aventis (0,4%).
- Nos EUA, devolvendo os ganhos da abertura, porem fechando sem uma tendência única, S&P 0,1%, DJ -0,1% e NASDAQ 0,2%, já que a cautela prevaleceu antes das eleições da próxima semana no país e da probabilidade de mais estímulos por parte do Fed (''BC'' local).
--------------------------------------------------------------------------------
Economia:

Cotado para assumir o ministério de Minas e Energia ou a Petrobrás no ''quase certo'' governo de Dilma, Meirelles, presidente do BC, afirmou que o Brasil tem estado atento ao risco de formação de bolhas na economia, ressaltando que a primeira linha de defesa contra isto são as normas prudenciais, quesito em que o Brasil tem um histórico de sucessos que vem desde a década de 90.

Na ata de sua reunião da semana, na qual a Selic foi mantida em 10,75%, o Copom ressaltou que o balanço de riscos atual aponta para a concretização de um cenário benigno de preços, mas que ajustará prontamente a política monetária caso não haja convergência da inflação para o centro da meta perseguido pelo governo.

Dando novos sinais positivos da economia brasileira, (1) nos 9 primeiros meses deste ano as vendas diretas, feitas de porta em porta, tiveram alta de 19% na comparação com o mesmo período de 2009, (2) no terceiro trimestre deste ano as vendas de medicamentos genéricos cresceram 32% ante o mesmo período de 2009 e (3) em SET/10 a atividade na indústria paulista apresentou alta de 7,3% na comparação com SET/09.

Confirmando a crescente importância da economia brasileira no mundo, a participação do Brasil no resultado global do grupo Santander cresceu de 20% nos 9 primeiros meses de 2009 para 25% no mesmo período deste ano e, segundo as expectativas de Carlos Galán, executivo de Finanças do banco no Brasil, este percentual tente a aumentar nos próximos anos.

- Abaixo do esperado (1,10%) e do resultado anterior (1,15%), o IGP-M de OUT/10 ficou em 1,01%.

- A Petrobrás subiu 0,3%, após confirmar a descoberta de mais um ''megapoço'' na camada pré-sal.
- A Usiminas subiu 4,9%, após anunciar um lucro líquido de R$ 495 milhões para o terceiro trimestre deste ano, em um crescimento de 14% sobre os resultado de um ano antes.
--------------------------------------------------------------------------------
Política:

Principalmente diante do crescimento da petista no Sudeste, que teoricamente é um reduto eleitoral tucano, segundo a média das 2 ultimas pesquisas divulgadas Dilma tem 56,5% dos votos válidos contra 43,5% de Serra.

Mostrando sintomas de esquizofrenia, Serra (1) concordou que existem indícios de irregularidade na licitação do metro de SP, porem afirmou que não vê necessidade de investigação, (2) insiste em dizer que Lula e Dilma estão privatizando a Petrobras e (3) como não aceita os resultados dos 3 principais institutos de pesquisa do Brasil, mandou César Maia ''fabricar'' uma pesquisa que o coloca 5% atrás da adversária petista.

''Pisando em ovos'' e com medo de escorregar em alguma ''casca de banana'', principalmente hoje durante o debate na TV Globo, Dilma alertou a militância para não ficar de salto alto e achar que a eleição já está ganha no segundo turno, ressaltando a necessidade de ''lutar por cada votinho'' até o dia 31.
--------------------------------------------------------------------------------
Crítica:

Diz uma charge que o povo Paul, que acertou todos os jogos da ultima copa do mundo de futebol, morreu quando quiseram que ele encolhesse entre Dilma e Serra para presidente do Brasil, é assim que a maioria do eleitorado brasileiro se sente, tanto os petistas, que queriam poder votar em Lula, como os tucanos, que queriam votar em Aécio.

Mostrando que o judiciário brasileiro está em ''pé de guerra'', durante uma votação no Supremo Tribunal Federal que decidiu que Jader Barbalho foi enquadrado na lei do ficha limpa, Ellen Gracie e Marco Aurélio mais uma vez bateram boca, obviamente tratando-se mutuamente sempre por ''Vossa Excelência''.
--------------------------------------------------------------------------------
PAZ, amor e bons negócios;
Alfredo Sequeira Filho
--------------------------------------------------------------------------------
O "R.B." representa uma opinião, não uma indicação, é proibida sua reprodução, sem a devida autorização, e qualquer critica, dúvida ou sugestão, favor contatar: alcabi@uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------